Especialista
ressalta que a forma como nos comportamos na internet impacta diretamente na
nossa imagem hoje e no futuro
Você
consegue imaginar que no início deste século não tínhamos acesso as principais
redes sociais hoje presentes diariamente em nossas vidas? Atualmente, a forma
como as pessoas se relacionam e emitem opiniões tomou proporções inimagináveis.
Se levarmos em consideração a proliferação de plataformas como Facebook,
Linkedin, Whatsapp e Instagram, verificamos que o desenvolvimento e a
manutenção de uma boa reputação digital é fundamental não só em relacionamentos
informais mas também no âmbito profissional.
Já
em 2009, segundo pesquisa realizada pela Harris Interactive, concluiu-se que
45% dos empregadores avaliavam o perfil de candidatos em redes sociais como
parte do processo seletivo de seus futuros empregados.
"Este
valor potencialmente 'revelador' pode existir porque as pessoas publicam
informações de modo mais honesto através de seus comportamentos representados
em perfis de Facebook do que ao preencherem formulários online",
verificaram os autores da pesquisa "Incremental Validity of Social Media
Ratings to Predict Job Performance" ("Validade Incremental das
Pontuações em Mídias Sociais para Prever a Performance de Trabalho").
Conforme
explica Denise Maia, especialista em Social Business da DMS (Digital Marketing
Solutions), tudo que um usuário escreve ou compartilha nas redes sociais irá
refletir o que ele pensa. Segundo ela, é impossível criar uma personalidade
para o meio social e outra para o meio profissional. Embora sejam plataformas
com objetivos distintos, a pessoa não pode publicar algo no Facebook e
apresentar uma postura oposta quando atua no Linkedin.
Outro
aspecto apontado pela especialista é que ninguém consegue separar a
"persona digital" da identidade no mundo afora, sendo que a
repercussão de nossas ideias e conceitos nas redes sociais se alastram
rapidamente. "A grande questão é que o mundo digital não diferencia
passado de presente, nas redes tudo acontece sem distinção de tempo. Por isso,
é preciso prestar atenção à forma como você interage para tratar a todos com
respeito – ainda que você tenha opiniões divergentes - e manter a
coerência.", diz ela.
"Suas
ações on-line refletirão nitidamente de forma positiva ou negativa no mundo
"off-line", dependendo apenas de como você se comportará. Essas
ferramentas são extensões da sua personalidade, das suas responsabilidades, dos
seus princípios, e por isso, servem como um poderoso filtro para escolha no
mundo real", completa Denise.
Preservar
uma marca pessoal e filtrar uma boa rede de contatos é extremamente valioso,
explica ela. Qual o conceito que as pessoas têm de você e o que diz seu cartão
de visitas nas redes sociais são as duas perguntas que devem ser feitas para
começar a trabalha-la. "Transparência, construção de repertório e bom
senso formam o tripé essencial para ser relevante nas redes sociais e construir
uma reputação positiva. O resultado dessa visibilidade favorável vai aparecer
em propostas de trabalho e network qualificado", afirma a especialista.
A
especialista destaca algumas dicas pontuais sobre o que se deve e o que não se
deve fazer para fortalecer a reputação digital no meio profissional do usuário
nas redes sociais
O
que é indicado fazer:
1
- Ter um perfil no Linkedin atualizado: mostre quem é a empresa, o
que representa e o que faz, divulgando informações relevantes sobre a empresa
dentro do perfil (site, portfolio, depoimentos de clientes, etc).
2- Ser
embaixador da sua marca - Acompanhar as publicações de sua empresa e
parceiros de negócios e compartilhar este conteúdo com suas conexões.
3 – Compartilhe
conteúdo semelhante: Seguir a página da empresa nas redes
sociais e compartilhar as publicações com sua rede
4 – Ficar
atento a conteúdos similares: Encontrar conteúdo
relevante sobre o mercado em que sua empresa atua para ficar informado e
compartilhar com suas
5 – Interagir com
profissionais de Marketing: Procurar interagir com os profissionais da
área de marketing da empresa, buscando qual seriam as mídias importantes onde
ela está presente e se interessando pela estratégia.
O
que deve ser evitado:
1
- Curtir, comentar, compartilhar informações irrelevantes ou inadequadas
2
- Incluir informações no perfil que não condizem com a realidade. Exemplo,
um supervisor que se diz gerente.
3
- Deixar de informar resultados obtidos, prêmios ou reconhecimentos
4- Fazer
comentários inadequados esquecendo-se que aquele comentário está público.
Denise Maia - É especialista em Marketing pelo
IBMEC-SP. Após mais de 20 anos de atuação em multinacionais como IBM, HP e EMC,
utilizou o conhecimento adquirido desenvolvendo ferramentas via web e criou a
DMS – Digital Marketing Solutions, empresa especializada em apoiar
profissionais a otimizar o uso do LinkedIn como ferramenta de networking
profissional, seja para recolocação, para evoluir na carreira ou para a geração
de negócios.
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