Pesquisar no Blog

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Férias com dinheiro no bolso em 5 passos




A proximidade das férias de final de ano desperta o desejo de viajar, mas nem todos os brasileiros se prepararam financeiramente para isso. A orientação, neste momento, é conhecer a situação financeira atual e traçar um planejamento para curtir as férias sem que precise se endividar, acumulando contas que possam levar a inadimplência.

Traçar um planejamento com antecedência é importante para que os detalhes sejam ajustados e seja possível poupar dinheiro e negociar os valores com antecedência, garantindo bons descontos. Muitos se frustram por não conseguirem realizar seus sonhos, mas esquecem de fazer o dever de casa e se programar com tempo hábil.

“Aos que organizaram as finanças com antecedência, ótimo. Resta agora alinhar os detalhes para que a viagem não saia mais cara do que o planejado. Aos que não se programaram e estão em endividados, é válido conversar com a família sobre viagens mais baratas e passeios que não comprometam ainda mais sua situação. E a todos que pretendem viajar, é preciso garantir a volta com dinheiro no bolso, considerando as despesas do inicio do ano”, recomenda o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos.

Se a pretensão for fazer uma viagem internacional, é imprescindível incluir no orçamento a conversão do real para a moeda local e a taxa de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Domingos orienta que 80% da quantia a ser levada para o exterior esteja em um cartão pré-pago e 20% seja levada em espécie, por garantia.


Confira 5 passos para aproveitar as férias sem dívidas:

  1. Após fazer o diagnóstico financeiro, considere quais passeios são melhores para essas férias de acordo com a sua situação. Se estiver endividado, o ideal é se organizar para realizar o sonho da viagem em um futuro próximo. Neste final de ano, considere passeios mais baratos e atividades de lazer para curtir com a família sem precisar comprometer ainda mais a sua situação financeira.

  1. Se o plano for viajar, coloque na ponta do lápis todos os gastos envolvidos: transporte, estadia, passeios, alimentação e despesas extras. É importante pesquisar as melhores opções e traçar um orçamento que deverá ser respeitado tanto antes, quanto no decorrer da viagem.

  1. Procure sempre negociar e pagar os valores à vista, para que a volta da viagem seja repleta de boas lembranças e não de faturas para pagar. Se for preciso parcelar o valor, opte pelo mínimo de parcelas possíveis desde que a quantia caiba no orçamento dos próximos meses.

  1. Tenha sempre em mente que o período é de aumento de gastos, incluindo ceia de Natal, presentes, celebrações, IPTU, IPVA, matrícula e material escolar. É muito importante considerar os gastos pós-viagem, para que não precise, nos próximos meses, se endividar e correr o risco de se tornar inadimplente.

  1. Inclua as crianças no planejamento, elas são participativas e gostam de fazer parte das decisões da família. É importante que elas tenham consciência de que há um limite de gastos e que são parte importante da realização de uma viagem tranquila, conforme o planejado.


Fonte: DSOP Educação Financeira



Avenida Paulista, 726, conjunto 1205 - 12º andar, Bela Vista/SP. Telefone: 11 3177-7800 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados