O
empresário Marcos Scaldelai acaba de lançar o seu segundo livro “Vendedor
Falcão. Visão, velocidade e garra para vencer” (editora planeta), onde lista
dicas de como se destacar no mercado de trabalho, independentemente da área de
atuação. Confira algumas delas:
Impressione
desde à primeira vista
Todos
nós, a todo momento, estamos vendendo algo, nossa própria imagem é a primeira
delas. Considere que essa é a grande oportunidade da sua vida e fale aquilo que
te diferencia da grande maioria.
Nunca
olhe só para o próprio umbigo
Não
é porque você está conseguindo atingir os resultados esperados pela empresa que
você não deve se preocupar com o desempenho dos seus colegas. Ofereça ajuda
sempre que for conveniente, afinal, a empresa só caminha quando todas as
engrenagens estão funcionando.
Não
suponha, saiba melhor do que ninguém
Buscar
sempre o conhecimento é a melhor alternativa para conseguir alcançar os
objetivos. Está com dúvidas ou não tem certeza? Elimine da sua vida o vício da
suposição e busque sempre se atualizar e melhorar.
Não
fique preso ao antigo
Evite
ficar pensando que toda empresa é igual a anterior. Muita coisa que funcionava até
agora não terá resultado igual, ou precisa ser executada com adaptações,
afinal, mudar tudo também tem o seu perigo. O que mais se fala hoje em dia é
para voltar ao básico bem-feito.
Não
crie barreiras sem necessidade
Não
seja o tipo de pessoa que só enxerga barreiras. Escute, mantenha a calma e
comece a levantar alternativas para mudar determinada situação.
Acione
a sirene e seja proativo
Não
fique parado, observando demais ou permitirá que alguém tome a sua frente. É
importante se mostrar uma pessoa proativa e com vontade de ajudar e de ver a
empresa crescer.
Acredite
no impossível
Sempre
pense de forma positiva e desafiadora, e mentalize a frase “Sempre dá para
fazer diferente”. Brilhar é superar o impossível, então acredite mais em você e
na possibilidade de reverter um não de um cliente.
Seja
um inconformado por natureza
Quem
é inconformado se nega a se limitar, mesmo quando tudo está indo bem. O “não”
todo mundo já tem, então tem que mentalizar que tudo pode ser melhor, afinal,
ninguém cresce sem sair da zona de conforto.
Pense
mesmo “fora da caixa”
Colocar
em prática boas ideias é o segredo do sucesso. Mas isso não significa sair
fazendo sem planejar. Que tal mirar na pedra preciosa e analisá-la de ângulos
menos óbvios? Essa atitude ajuda automaticamente a conter a tentação de pegar,
sem pensar antes, o caminho mais fácil e falsamente seguro.
Diferencie-se
pelos detalhes
Não
há espaço no mercado atual para quem fizer “mais do mesmo”. A preocupação com
os detalhes é o que vai fazer você se diferenciar e não ser apenas mais um,
então é importante ter visão e enxergar a necessidade de diferenciação para não
ficar apenas reproduzindo o que funcionou no passado nem imitando o que o outro
já fez.
Que
tipo de profissional você é: falcão, águia ou pardal?
Baseado
em seu novo livro, confira um teste e descubra suas chances de conquistar
aquela vaga!
1
– Você conhece a missão, a visão e os valores da empresa na qual trabalha?
1
2 3 4 5
2
– Nas suas decisões, o peso das soluções é maior do que o dos problemas?
1
2 3 4 5
3
– Para você o impossível é possível?
1
2 3 4 5
4
– Você se considera uma pessoa focada?
1
2 3 4 5
5
– Você se considera mais ágil que a maioria dos profissionais da sua área?
1
2 3 4 5
6
– Você vive com o alerta ligado constantemente?
1
2 3 4 5
7
– Você se considera determinado a vencer?
1
2 3 4 5
8
– Você acredita que pode mais e que 99,9% não são 100%
1
2 3 4 5
Soma
dos pontos
Você
assinalou o 5 __ vezes.
Você
assinalou o 4 __ vezes.
Você
assinalou o 3 __ vezes
Você
assinalou o 2 __ vezes
Você
assinalou o 1 __ vezes
Soma:
-
28 a 40 - Você é um profissional falcão
Parabéns!
Sua pontuação indica que você não é um conformado, está sempre buscando
desbravar novos territórios assim como dominar os mais disputados. Persiste
quando ouve um “não”, “veja bem”, “não é o momento”, “eu bem que gostaria,
mas...” e outros retornos que nenhum profissional de vendas quer ouvir.
-
12 a 28 - Você é um profissional águia
Ao
que parece, você está perto de ser um profissional falcão, mas em vários
momentos cruciais pode estar falhando na atitude necessária para concretizar
negócios e trazer os resultados de que a sua empresa precisa. Talvez esteja
focando demais num ponto e deixando de enxergar aquele outro que passa
despercebido pela concorrência, e é onde pode explorar.
-
12 ou menos - Você é um profissional pardal
Você
pode estar falhando na sua atitude e no uso das ferramentas visão, velocidade e
garra apenas nesse momento ou na sua história inteira nessa profissão. Se for
uma má fase, talvez precise de férias. Mudar de atitude é necessário para um
profissional nesse mercado brasileiro atual.
Livro “Vendedor Falcão. Visão,
Velocidade e Garra para Vencer”
Editora
Planeta
Marcos Scaldelai - é um dos executivos mais admirados do mercado
brasileiro. Formado em propaganda & marketing pela ESPM e com MBA em Gestão
de Negócios na USP, passou com destaque por grandes companhias, como Instituto
de Pesquisa e Mercado, Nielsen, General Mills e Bertin. Ingressou na Bombril em
2010, como diretor de marketing. Foi diretor comercial e se tornou presidente
em 2013 com 36 anos. Em 2014 foi eleito como um dos executivos jovens de maior
destaque no Brasil pela Revista Forbes e esteve na lista dos “100 Executivos
que Fazem o Brasil Melhor”, elaborada pelo LIDE e Joven Pan. Para dividir os
detalhes de sua trajetória de sucesso, Scaldelai publicou pela editora Gente
seu primeiro livro, batizado como “99,9% não é 100%. Você pode mais! ”. Na
obra, o executivo descreve quatro competências que fazem a diferença para quem
sonha em ser um executivo empreendedor, se destacar no mercado, crescer profissionalmente
e se tornar um líder de sucesso. O livro virou um best-seller ultrapassando 20
mil exemplares de vendas. Em setembro de 2015, foi nomeado pela ABRAMARK
(Academia Brasileira de Marketing) para ser integrante do Hall da Fama do
Marketing no Brasil, que contempla os 87 melhores profissionais de marketing do
país. Em Março de 2016 deixou a Bombril e virou empreendedor. Atualmente é
Presidente do Lide Interior de SP – Região de São José do Rio Preto,
apresentador do programa Pra frente sempre na TVig.com.br e tem sua empresa, a
MHS Marketing & Sales Consulting, onde atua como Escritor, Palestrante,
Mentor e gerador de Projetos de Crescimento.
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