Após receber
diversas denúncias de todos os estados, projeto do Instituto Alana enviou
documentos ao órgão de defesa do consumidor, reiterando ofício do Idec
O projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana,
enviou oito representações ao Procon do Estado de São Paulo contra as empresas
Arcor, Brasil Cacau e Kopenhagen (Grupo CRM), Cacau Show, Ferrero, Garoto,
Lacta (Mondelez), Nestlé e TopCau por dirigirem comunicação mercadológica ao
público infantil. Os documentos complementam ofício encaminhado pelo Instituto
Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) ao órgão que informava o desrespeito
à Resolução 163 do Conanda por parte das marcas durante as campanhas de Páscoa
de 2016.
Após receber diversas denúncias de todo o Brasil, muitas delas motivadas por campanha realizada pelo Movimento Infância Livre de Consumismo (Milc), o Criança e Consumo constatou que todas as empresas representadas desenvolveram estratégias de comunicação mercadológica com diversos elementos atraentes ao público infantil, como venda casada de brinquedos junto com o produto e embalagens coloridas para chamar a atenção das crianças.
Outras estratégias observadas foram o uso de
personagens conhecidas do universo infantil, realização de ações dirigidas às
crianças nos pontos de vendas e distribuição de produtos. A repercussão
das publicidades de Páscoa frente ao público infantil pode ser percebida nos
diversos vídeos produzidos por crianças blogueiras, vlogers ou youtubers
mirins, nos quais descrevem e avaliam a variedade de ovos de chocolate.
“Essas práticas desrespeitam
os direitos da criança, inclusive nas relações de consumo, garantidos na
legislação vigente, como o artigo 227 da Constituição Federal, o Estatuto da
Criança e do Adolescente (ECA), o Código de Defesa do Consumidor, e a própria
Resolução 163 do Conanda”, ressalta Ekaterine Karageorgiadis, advogada do
Instituto Alana.
Criado em 2006, o Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, atua para divulgar e debater ideias sobre as questões relacionadas à publicidade dirigida às crianças, assim como apontar caminhos para minimizar e prevenir os malefícios decorrentes da comunicação mercadológica.
O Instituto Alana
é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em
projetos que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância.
Criado em 1994, o Instituto conta hoje com projetos próprios e com parceiros e
é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão
“honrar a criança”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário