Pesquisar no Blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

PROVAS E ESTRESSE NA ADOLESCÊNCIA!




 As provas de vestibular e de final de ano estão chegando e os adolescentescomeçam a temporada de estresse. Então, as pediatras do portalSaúde4Kids explicam o que acontece e orientam como a família pode ajudar a amenizaros sintomas com dicas de alimentação e lazer.

O cérebro do adolescente é particularmente mais propenso a distúrbiosrelacionados ao estresse, tais como ansiedade, depressão, distúrbios alimentares e uso de drogas. Estudos mostram que isso se deve à imaturidade do eixo hormonal, levando a respostas exageradas em situações de estresse. Além disso, o adolescente está passando por modificações psicológicas que também podem contribuir para dificultar o enfrentamento de situações difíceis, como as provas de vestibular e de final de ano. 

Sintomas como irritabilidade, insônia, dificuldade de concentração e memóriasão comuns nesse período. Alguns jovens chegam até mesmo a ter sintomas físicos como diarreia, dores musculares, sudorese, formigamentos, lesões na pele e baixa imunidade, com aparecimento de aftas e herpes. 

De acordo com a pediatra e cardiologista infantil Fernanda Viana, uma dieta mais adequada pode melhorar os resultados: alguns alimentos são importantes fontes de nutrientes e energiapara manter a concentração e melhorar o raciocínio e a memória. Castanhas, ovos e salmão são fontes de gorduras, proteínas e vitaminas. Frutas frescas e verduras verdes fornecem vitaminas e energia. Todos melhoram os processos cognitivos. O chocolate, mas dos tipos meio amargo e amargo, é grande aliado do adolescentes, é rico em fibras, ferro e magnésio, reduz os efeitos negativos do estresse, turbina a memória, melhora a capacidade de resolver problemas e manter o foco em uma atividade.

Hidratação é outro fator fundamental. É necessário beber muita água. O cérebro é responsável por 40% do consumo de água no corpo, então, para funcionar direito precisa estar sempre “abastecido”. Vale ressaltar que substituir água por refrigerantes, bebidas doces ou com cafeína, sucos artificiais, pode piorar a performance, pois tanto a cafeína quanto o açúcar funcionam como estimulantes e “atrapalham” a memória e o raciocínio. “E nada de bebidas alcoólicas! O álcool é um depressor das atividades cerebrais”, acrescenta a Dra. Fernanda.

No dia da prova, os pais devem evitar servir cafés da manhã e almoços pesados, cheios de massas, gorduras e doces, que têm digestão mais lenta ou que possam causar enjoos e mal-estar. 

Para comer durante a prova, abasteça seu filho com frutas, de preferência maçã, que reduz a ansiedade e aumenta a capacidade cognitiva, chocolate meio amargo, castanhas e água. 

Deixe-o dormir. O sono é essencial e a privação dele causa evidente prejuízo namemória e concentração. Por questões hormonais, os jovens necessitam de mais horas de sono. 

Nesse momento, os pais devem ajudar a administrar a ansiedade, tentando passar segurança e tranquilidade. Broncas e cobranças excessivas não adiantam e só pioram a situação. Não é hora de eliminar hábitos estabelecidos há tempos, pois a zona de conforto já foi invadida pela prova e trazer outro estresse como uma mudança de rotina será contraproducente.

Além disso, vale lembrar que tão importante quanto estudar é o momento de lazer. Os adolescentes também precisam descansar o corpo e a cabeça para conseguir bons resultados, embora nem sempre o jovem estressado consiga enxergar isso. Por isso, os pais podem colaborar convidando sue filho para uma caminhada ou um passeio diferente. Segundo a pediatra, atividades físicas ajudam a manter níveis elevados de hormônios queamenizam o estresse. 

O dia “D” vai chegar e os pais precisam tomar cuidado para não transferirem parao jovem suas próprias expectativas de frustrações pessoais. A postura e apoio podem fazer toda a diferença na hora de enfrentar o vestibular: transmitir que a prova não é o fim do mundo e que independente do resultado tudo passa.






Dra. Ana Laura Kawasaka - médica formada pela Universidade Estadual Paulista –UNESP-; pediatra pela Universidade de São Paulo –USP-; cardiologista infantil pelo Incor-Universidade de São Paulo; com títulos de especialista em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e, em cardiologia infantil, pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Além de mamãe da Clara.  

Dra. Fernanda Viana - médica formada pela Universidade Estadual de Campinas –UNICAMP-; pediatra pela Universidade de São Paulo –USP-; cardiologista infantil pelo Incor-Universidade de São Paulo. Além de ser especialista em pediatria com título pela Sociedade Brasileira de Pediatria e, em cardiologia infantil, pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Dra. Rafaella Gato Calmon - médica pela Universidade Federal do Pará –UFPA-; pediatra pelo Hospital Infantil Darcy Vargas, cardiologista infantil pelo Incor-Universidade de São Paulo; com títulos de especialista em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e, em cardiologia infantil, pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Também é mamãe dos gêmeos Bárbara e Rafael.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados