Pesquisar no Blog

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

ANO NOVO: 5 DICAS PARA DEIXAR OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO MAIS CALMOS NA VIRADA DO ANO




As festas de final de ano estão chegando e, com elas, aumenta a preocupação com os animais de estimação. As comemorações ficam mais alegres e barulhentas, assustando assim alguns pets e provocando pânico em outros. Principalmente no Ano Novo, onde os fogos de artifícios são uma tradição, é preciso ficar atento a cães e gatos, para evitar que a festa vire motivo de tristeza.


A farmacêutica da Fórmula Animal Farmácia de Manipulação, Renata Piazera, separou algumas dicas para que a virada do ano seja tranquila tanto para os animais de estimação quanto para os proprietários.


1. NÃO DEIXAR ANIMAIS SOZINHOS
No dia a dia, muitos animais de estimação costumam ficar sozinhos, mas isso faz com que o pet fique estressado e, em alguns casos, deprimido. Agora, imagine deixar o bichinho sem companhia durante a queima de fogos. O barulho dos fogos de artifícios é muito alto para os ouvidos de cães e gatos, podendo assustá-los, provocar nível muito elevado de estresse e até infartos. Na Itália, por exemplo, a Federação de Associações para os Direitos dos Animais divulgou levantamento que, nos últimos cinco anos, seis animais morreram e 2.311 ficaram feridos durante a virada do ano. A presença do proprietário ou de pessoas conhecidas acalmam os animais, além de diminuir as chances de acontecer algum acidente ou problema com eles.


2. FECHAR PORTAS, JANELAS E SACADAS
Como o barulho dos fogos de artifício é muito alto, o recomendado é que os donos fechem portas, janelas e sacadas, para diminuir a potência do estouro. Além disso, essas atitudes evitam fugas. Uma dica bacana é que o proprietário, na hora da virada do ano, deixe o pet em um quarto fechado. Para quem tem animais de estimação mais agitados ou medrosos, uma alternativa é utilizar florais de bach que podem ser utilizados para acalmá-los. Outra substância, que pode ser manipulada especialmente para os pets, é a melatonina. Ela é conhecida no tratamento de fobias e é liberada durante a noite. Com o aumento da melatonina no organismo do animal, ele fica mais sonolento e tranquilo, ou seja, os donos conseguem aproveitar a queima de fogos sem preocupações.


3. NÃO LEVAR OS ANIMAIS PARA VER A QUEIMA DE FOGOS
Como já mencionado, os animais ficam assustados com a explosão dos fogos de artifícios. Além de evitar que o pet fuja ou fique incomodado com a situação, o perigo aumenta ainda mais para quem vai passar a virada do ano na praia. A areia é grande transmissora de doenças, como verme, dermatites e infecções intestinais. Mesmo que o cão ou gato fique no colo, a areia é levada pelo vento que, em contato com o olho, pode causar conjuntivite e alergias. Por isso, sempre opte por deixar o bichinho em casa, sempre acompanhado.


4. DEIXAR OS ANIMAIS COM COLEIRA E PLACA DE IDENTIFICAÇÃO
É muito comum as famílias se reunirem para comemorar a chegada do novo ano. Com o aumento da movimentação na casa, pode acontecer de o animal escapar e ir para rua. Por isso é importante mantê-lo preso à coleira, assim, o dono consegue prevenir possíveis acidentes e fuga. Outro aspecto para se observar é a placa de identificação, com ela, mesmo que o pet acabe se perdendo, é mais fácil que outras pessoas entrem em contato com o proprietário e devolva o animal são e salvo.

5. NÃO DÊ ALIMENTOS TÍPICOS DA ÉPOCA AOS ANIMAIS
O Natal e o Ano Novo são épocas conhecidas por suas comidas típicas, como uva passa, pêssegos, aves assadas e sobremesas com chocolate. O que pode ser bom para o ser humano nem sempre é faz bem aos animais de estimação. Uva passa e chocolates são tóxicos para cães e gatos, podendo provocar vômitos, infecção intestinal e insuficiência renal. Além disso, frutas com sementes maiores e aves assadas com osso aumentam a probabilidade de o pet engasgar e sufocar. Manter a alimentação regrada e resistir aos olhares pidões, inclusive nas festas de final de ano, é importante para evitar imprevistos com os animais de estimação.


Fórmula Animal Farmácia de Manipulação Veterinária
www.formulanimal.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados