Decisão passa
pela rotina e necessidades de cada consumidor
Que atire a primeira pedra quem nunca pegou uma
calculadora e fez contas para tentar definir qual a melhor frequência de ida ao
supermercado. Semanal ou Mensal? Na verdade, não existe uma resposta exata para
essa dúvida que paira na cabeça. E isso ocorre simplesmente porque os fatores
como renda e necessidades específicas de cada consumidor influenciam muito na
decisão de compra.
E para ajudá-lo nessa decisão, o diretor de
produtos da ValeCard, Alan Ávila, selecionou 3 vantagens e 3 desvantagens de
cada tipo de compra para que você possa avaliar o que se encaixa melhor
na sua rotina. Confira:
Compras Semanais:
Vantagens:
1. Produtos frescos: Alimentos como carne, frutas e
verduras são altamente perecíveis e a ida extra ao sacolão ou açougue pode ser
evitada. Além disso, as chances de escolher produtos com data de vencimento
próxima são menores;
2. Comparação de preços: com a maior frequência de
visitas ao supermercado, é possível visitar um estabelecimento diferente a cada
semana, o que torna mais fácil comparar os valores entre eles;
3. Foco no que realmente é necessário: como o
número de visitas ao mercado é maior fica mais fácil saber o que é preciso
comprar, evitando assim gastos desnecessários e desperdícios;
Desvantagens:
1. Mais tempo dedicado as idas semanais ao mercado
fazem com que você gaste mais tempo nas compras e em filas;
2. Tentações: fica mais difícil resistir a
tentações com o carrinho vazio;
3. Menos desconto: como a compra será feita em
menor quantidade, as promoções para compras de vários itens do mesmo produto
acabam sendo perdidas;
Compras Mensais:
Vantagens:
1. Descontos: como é necessário comprar produtos
para estocar é comum a compra de vários itens repetidos, sendo possível
aproveitar as promoções de um atacado;
2. Ganha de tempo: como a ida ao supermercado é apenas
uma vez ao mês, ganha-se um tempo considerável para desempenhar outras
atividades;
3. Melhor planejamento diário: como já se sabe o
que tem em casa, é possível executar as atividades domésticas sem se preocupar
em repor o estoque;
Desvantagens:
1. Diminuição do poder de pesquisa: no geral, as
compras mensais são feitas em um único mercado, o que faz com que não seja
possível comparar os preços em outros estabelecimentos;
2. Desperdício: a probabilidade de comprar
quantidades exatas de cada produto é menor, o que faz com que os produtos
acabem estragando ou não sendo utilizados;
3. Poucas ofertas: a visita mensal oferece menos
acesso às promoções semanais e ofertas relâmpago.