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segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Cidades de Marília e Echaporã (SP) recebem ação itinerante da DPU

Projeto DPU Para Todos leva atendimento jurídico gratuito para a população da região


Os municípios de Marília e Echaporã, interior de São Paulo, serão contemplados com os serviços prestados pela Defensoria Pública da União (DPU) por meio do projeto DPU Para Todos. No município de Marília (SP), os atendimentos acontecem de até 15 de setembro, das 8h às 16h30, na Sede da Secretaria de Direitos Humanos do município. Já em Echaporã (SP), a atividade será no dia 16 de setembro, das 8h às 16h30, no Cras da cidade. 

Os atendimentos devem ser agendados previamente por telefone. Enquanto em Marília a iniciativa do projeto é um trabalho conjunto entre DPU e a Secretaria dos Direitos Humanos (DPU), na cidade vizinha a articulação foi realizada com a Secretaria Municipal de Bem Estar Social. 

O DPU Para Todos tem como principal objetivo levar assistência jurídica gratuita e garantir o acesso à Justiça Federal para as famílias com renda comprovada de até R$ 2 mil. 

Para realização dos atendimentos, a população deve portar documentos de identificação e CPF, além de comprovante de endereço e de renda atualizados, além dos documentos relativos ao caso para o qual solicita orientação. As áreas de atuação atendidas pela iniciativa serão os pedidos de auxílio doença, aposentadorias, BPC/LOAS, entre outros benefícios negados ou cessados pelo INSS, auxílio emergencial, além de outras demandas processadas na esfera federal. 

Atualmente, as cidades de Marília e Echaporã somam aproximadamente 246.654 mil habitantes, segundo dados do IBGE e não há sede da DPU nos municípios ou nos arredores .

 

Serviço: DPU Para Todos em Marília e Echaporã - SP

 

MARÍLIA - SP 

Agendamento pelo telefone (SDH)  (14) 3402-4411

Data/Horário de atendimento: 12/09 à 15/09 - das 8h às 16h30

Local: Rua José de Anchieta, 95 (esquina com 04 de abril - atrás do SENAI) / Sede da Secretaria de Direitos Humanos, Marília - SP

 

ECHAPORÃ - SP 

Agendamento pelo telefone (Cras): (18) 3356-1311

Data/Horários de atendimento: 16/09 - 8h às 16h30


Dia do Profissional Têxtil e de Confecção: mulheres são maioria


O Dia do Profissional Têxtil e de Confecção, comemorado em 12 de setembro, nos remete à grande presença de mulheres neste que é considerado um dos setores mais femininos da economia. Especialmente no segmento da confecção, as mulheres são maioria desde os postos de sócias, diretoras, estilistas, modelistas e costureiras. Contudo, vem aumentando o número de operadores de máquina de costura, como são chamados os homens que atuam na área. Também vem crescendo a participação de engenheiras têxteis ou químicas no chão de fábrica, no qual a maioria ainda é masculina.

O setor gera 1,4 milhão de empregos diretos em todo o Brasil, sendo que mais de 1,1 milhão desses postos estão na confecção. São 75% de mulheres na confecção e 62% de homens no segmento têxtil (RAIS,2020).

A presença de mulheres no setor é reconhecido e valorizado por autoridades do governo, pois o impacto social é considerável, visto que muitas são chefes de família. É o que revelou o “Estudo do Perfil dos Trabalhadores da Cadeia Têxtil e de Confecção Brasileira”, realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação Getúlio Vargas. O relatório também indica que 19,4% de todos os recursos humanos da indústria nacional atuam no segmento.

Fernando Valente Pimentel, presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), lembra que o setor foi o precursor da indústria no mundo e no Brasil e, “em nosso país, também tem sido um protagonista na empregabilidade da mulher e, portanto, no seu empoderamento”.


A sabedoria de mão em mão

O trabalho feminino do setor é especialmente rico nos charmosos ateliês. Para a estilista Alessa Migani, é inspirador comemorar os 20 anos da sua marca, em um ambiente cercado por mulheres e que traduz a herança da costura de geração para geração de mulheres. “Vivenciamos uma hereditariedade muito bacana e importante de fomentar, para que todas as mulheres possam passar a sabedoria de mão em mão, literalmente”.

Dentre as nações de renda média, o Brasil talvez seja a única a ostentar posições de vanguarda nessa atividade. Em 2021, o setor estima o faturamento de mais de 190 bilhões de reais, valor total alcançado por cerca de 25 mil empresas de grande, médio e, principalmente, de pequeno porte, distribuídas em todo o território nacional. São firmas que geram oportunidades de empregos e renda para as distintas faixas etárias e demográficas, principalmente mulheres.

SAIBA MAIS SOBRE AS BANDEIRAS TARIFÁRIAS

 


Aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em clínicas e hospitais

Para Éber Feltrim, CEO da SIS Consultoria, se seguidas de forma correta, as novas regras protegem pacientes e instituições de saúde


A Lei Geral de Proteção de Dados — LGPD, que entrou em vigor no ano de 2020, mudou completamente a forma de coletar, armazenar e fazer uso das informações digitais das pessoas.

Com isso, clínicas e hospitais sofreram um impacto significativo, tendo em vista a sensibilidade inerente dos dados relacionados à saúde, que exigem um tratamento especial.

De acordo com Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, a LGPD deve ser aplicada a partir de uma mudança de cultura, garantindo que a privacidade dos pacientes seja incorporada à operação durante todo o ciclo de atendimento. “Isso deve ocorrer por meio da implementação de medidas tecnológicas de segurança, adequação de documentos e procedimentos, criação de normas internas, regularização das relações com terceiros e a contínua busca por aprimoramento. As clínicas e hospitais devem criar projetos de conformidade com a nova lei, enxergando-a como uma oportunidade de gerar valor para a empresa, seja pela reputação, melhoria de processos ou inteligência de mercado”, relata.

Feltrim afirma que o treinamento para colaboradores envolve a entrega de orientações sobre a necessidade da proteção dos dados de terceiros. “Isso pode ser feito com workshops para esclarecimentos sobre os novos procedimentos implementados. É recomendado que a atualização dos colaboradores seja realizada de forma periódica. A atuação de uma empresa especializada é uma opção recomendada para aqueles que não têm conhecimento aprofundado do tema, se valendo de uma consultoria para adequação, bem como acompanhamento contínuo”, pontua.

Para o especialista, essa nova metodologia tranquiliza os pacientes em relação aos seus dados pessoais. “Nome, documentos, endereço, contatos, fotografias, exames médicos e informações de saúde estão completamente protegidos. Alguns destes dados, conhecidos como dados sensíveis, devem ser tratados com um rigor e atenção ainda maior, pois a legislação apresenta previsões de proteção específicas. Tendo em vista a relevância e atualidade do tema, a demonstração de cumprimento da LGPD transmite uma boa impressão aos pacientes e gera uma repercussão positiva na imagem das empresas”, revela.

Existem diversas consequências em casos de descumprimento das leis de LPGD:

- Advertência: Se não houver correção dentro do prazo estipulado, haverá penalidades;

- Multa simples: Até 2% do faturamento da empresa com limite de R$ 50 milhões por infração cometida;

- Multa diária: Também limitada a R$ 50 milhões;

- Notoriedade da infração: Divulgação pública da infração, causando enormes prejuízos à imagem da empresa;

- Bloqueio dos dados pessoais: Sanção administrativa que impede as empresas de utilizarem os dados pessoais coletados até que a situação se regularize;

- Eliminação dos dados pessoais: Obriga a empresa a eliminar por completo os dados coletados em seus serviços.

Além das penalidades fixadas por lei, existem outras repercussões, como o ajuizamento de ações de indenização, fiscalização e, até mesmo, ações coletivas em órgãos como Ministério Público, Procon e Ministério do Trabalho.

Para o CEO da SIS Consultoria, a implementação da LGPD pode ser realizada no âmbito jurídico e tecnológico. “Recomenda-se que a adequação seja feita em conjunto, de modo que o jurídico possa fornecer políticas, documentos e adequações de contratos, enquanto o TI recomenda as ferramentas ideais, auxiliando na regularização dos equipamentos, aumento de proteção dos aparelhos e sistemas tecnológicos, entre outras medidas preventivas”, finaliza.

 

Dr. Éber Feltrim - Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria especializada em desenvolvimento e gestão na área da saúde.

 

SIS Consultoria

https://www.sisconsultoria.net/

instagram @sis.consultoria


Empresário explica mudança em negócio e promete revolucionar distribuição digital


Muitos empresários pensam em transformar seus negócios, em mudar o rumo ou até em construir um novo conceito em seu setor. Mas, como isso pode ser feito? O empresário Jeff Nuno, explicou que na sua nova empresa, as novidades relacionadas ao marketing digital devem acontecer rotineiramente. “A ideia é estar sempre acompanhando as novas vertentes do mercado e oferecendo o melhor para os nossos clientes”, disse.

Jeff Nuno, anteriormente presidente da Cmdshft Latam/Europa, fortalece as operações nesses territórios e cria a Lujo Network.

Visando entregar "o melhor do melhor" e celebrar as conquistas desde o início de seus trabalhos com distribuição digital, Jeff Nuno adaptou e reformulou todo seu sistema para as novas tecnologias existentes no mercado e passou a compartilhar com seus clientes diversas ferramentas de mkt, como por exemplo a possibilidade de fazer campanhas diretamente na network da Lujo.

“Com um Dashboard mais completo e com maior transparência nas transações, dentre todas as melhorias que já estão comunicadas no site, agora podemos entregar maior autonomia e agilidade nos processos”, disse.

De acordo com Jeff, o conceito da empresa foi reformulado para acompanhar as atualizações do mercado e entregar o que há de mais inovador para nossos clientes, além de reforçar que conta com uma Equipe de Atendimento altamente treinada e focada para dar suporte a qualquer cliente da Network com rapidez e eficiência.

“A Lujo Network oferece um atendimento personalizado a cada cliente, possibilita um acompanhamento detalhado de suas transações, além de oferecer consultoria para os artistas sobre suas carreiras, sobre o que há de tendência no mercado e sobre como podem alcançar grandes números a exemplo dos grandes artistas”, pontuou.

Por fim, o empresário afirmou que os clientes têm sentido essa mudança de forma muito positiva.

“Mudamos o nome da marca e em pouquíssimo tempo, diversos clientes novos nos procuraram e os que já são de casa nos ligam diariamente para comentar o quanto estão admirados com todo esse astral que estamos colocando em torno de nossos trabalhos. Fizemos um grande workshop no dia da virada onde apresentamos todas nossas melhorias e dentre os selos mais importantes do país, muitos estavam presentes”, finalizou.
 



Jeff Nuno - especialista e pioneiro em negócios no mercado digital no Brasil, graduado em música e MKT, começou sua trajetória no mundo da música em 2011, vendendo shows de bandas de rock e shows de sua própria banda: VIP-A. Na estréia vendeu 170 shows em tempo recorde enquanto, também, produzia e organizava eventos. A banda foi semifinalista do Grammy como "Revelation" e "Melhor Álbum de Rock".

Inovação e Dados: Como surpreender o cliente na era da Sociedade 5.0


Vivemos a era da Sociedade 5.0, totalmente centrada no ser humano. Com a aceleração da transformação digital no dia a dia das pessoas, tornou-se essencial para as empresas pensarem em seus clientes como indivíduos, cada um com seus hábitos de consumo e desejos, com sua rotina e seus pensamentos. É cada vez mais importante investir na personalização das experiências. Mesmo as empresas B2B têm o desafio de se preocupar com os clientes de seus clientes e como ajudá-los a encarar cada pessoa como única. A pergunta que todos os dias se fazem é: como posso inovar e oferecer ao meu cliente algo que o atraia para estar comigo e não com meu concorrente?

Num universo cada vez mais conectado, em que a informação chega às pessoas quase na velocidade da luz, fazer diferente e melhor tem sido mandatório. É o que tem separado as empresas de sucesso das que estão brigando para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo. Inovação é a palavra de ordem. Além de cabeças criativas e engajadas no conceito de Open Innovation, a principal base da inovação na Sociedade 5.0 é entender os dados que são gerados por cada pessoa.

Cada aparelho celular, tablet, notebook e seus aplicativos carregam uma quantidade gigantesca de dados sobre os indivíduos – preferência de leitura e música, onde esteve, onde comeu, que tipo de restaurante mais aprecia, o que comprou na última estação do ano, que tipo de roupa gosta, quanto veste, onde se exercitou e como, com quem falou, para onde viajou, como estão batimentos cardíacos e a pressão, quando e onde fez os últimos exames, bem como as redes sociais mais utilizadas.

Assim, com tantos dados disponíveis e tratados de acordo com a Lei Geral de Proteção a Dados (LGPD), é possível ter uma infinidade de soluções inovadoras que olhem para o ser humano como único, tornando intolerável, por exemplo, que seja oferecido a ele, em uma campanha de marketing, algo que nada tenha a ver com seus hábitos de consumo. O X da questão passou a ser como transformar esses dados em insights que possam servir de base para inovações que contemplem perfis diferenciados de maneira personalizada. O cliente quer ser reconhecido como único pelas marcas com as quais se relaciona. Além disso, precisa perceber que a empresa realmente o conhece a ponto de oferecer algo que traga mais valor à sua vida.

Na era da Sociedade 5.0, ajudar os clientes em seus desafios cotidianos deve ser uma preocupação constante entre as empresas que desejam permanecer no coração do consumidor. Não é por acaso que várias corporações contam com especialistas para o desenvolvimento de produtos e serviços orientados a dados.

Você já deve ter ouvido que os dados são o novo petróleo do mundo, que as empresas que desejam sobreviver na nova economia precisam adotar uma cultura data-driven. Seguindo esta premissa, a informação tornou-se o maior ativo de uma empresa, que, por sua vez, precisa saber entender os dados para extrair os principais insights para seu negócio. Com a informação certa, no lugar certo, a vantagem competitiva das empresas passa a ser gigante.

Os dados, quando bem avaliados, podem contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias centradas no cliente. Porém são os seres humanos, com sua criatividade intrínseca, que irão definir a melhor maneira de trabalhar com as informações para gerar experiências memoráveis entre os clientes e as marcas.

 

Danielle Franklin - diretora comercial da Scala, empresa do Grupo Stefanini com foco na implantação de abordagens tecnológicas que exigem alto grau de especialização em negócios, como Analytics, Inteligência Artificial, Hiperautomação, Integração e Cloud.  


Diálogo com os pequenos negócios é essencial para construir alternativas de crescimento para o país

Setor é responsável por 99% de todas as empresas brasileiras e por 7 em cada 10 empregos criados nos últimos meses no Brasil


O pequeno negócio é peça-chave do desenvolvimento econômico e social do Brasil. Segundo dados da Receita, o país registrou um recorde de novos pequenos negócios em 2021 - mais de 3,9 milhões de empreendedores. É nesse setor também onde tem ocorrido a geração do maior volume de vagas de emprego no país: as micro e pequenas empresas responderam por sete em cada dez postos de trabalho formais criados em julho, indica levantamento do Sebrae. Por isso, é necessário a máxima efetividade das políticas públicas voltadas para esse segmento. Nesse sentido, é recomendável que o governo federal se aproxime do setor e estabeleça amplo diálogo sobre suas necessidades, identificando as questões a serem priorizadas.

O Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas, coordenado pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, é hoje uma das principais arenas de discussão e tem o objetivo de encaminhar à secretaria propostas que visam garantir o tratamento favorecido e diferenciado às micro e pequenas empresas, especialmente quanto:

  • à criação e alteração de leis, regulamentos, procedimentos, sistemas de informação, portais e canais de comunicação da administração pública direta e indireta da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios;
  • aos ajustes e aperfeiçoamentos de ações e projetos, governamentais e não governamentais, para harmonizar e potencializar resultados;
  • à articulação e integração entre instituições, órgãos do governo federal e entidades de apoio e representação nacional que atuem diretamente no segmento das microempresas e empresas de pequeno porte; e
  • à implantação e desenvolvimento de fóruns regionais das microempresas e empresas de pequeno porte nas unidades da federação e a sua integração com o Fórum Permanente.


Sebrae nas Eleições

Neste momento em que os holofotes da mídia e os olhares dos eleitores brasileiros estão voltados para as propostas de políticas públicas feitas pelos candidatos, em nível estadual e federal, o Sebrae lançou a campanha “Quem apoia os pequenos negócios, apoia o Brasil” voltada a enfatizar para a população a importância das micro e pequenas empresas para a economia do país e para a sociedade. Paralelamente, a instituição formulou um documento onde reúne um conjunto de propostas para 10 temas considerados mais estratégicos para as MPE, entre eles a necessidade de fortalecer o diálogo com as micro e pequenas empresas.

Confira abaixo algumas propostas do Sebrae para os presidenciáveis sobre essa agenda prioritária para os pequenos negócios.

  • Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas – Fortalecer o Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas como principal meio de comunicação com o setor, discutindo as necessidades e as possibilidades de políticas para os pequenos negócios.
  • Relacionamento com o setor – Ouvir entidades representativas dos pequenos negócios para estabelecer políticas públicas relevantes para o segmento.
  • Programa de governo – Incluir políticas públicas para o desenvolvimento dos pequenos negócios no programa de governo.
  • Recursos orçamentários – Prever recursos na Lei Orçamentária Anual (LOA) para o programa de desenvolvimento e políticas públicas voltadas aos pequenos negócios, como recursos para o crédito direcionado – a exemplo do Pronampe; para o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas que busquem a simplificação e a desburocratização – como a Nota Fiscal Fácil; e para capacitações e parcerias em prol do empreendedorismo.

Clique aqui e veja o documento completo com as propostas do Sebrae para a agenda das Eleições 2022.


”Educação Financeira deveria ser obrigatória para crianças”, reafirma investidora


Finanças, saber guardar dinheiro, saber gastar, tudo isso pode ser ensinado na escola, para crianças? Muitos podem até pensar que não, mas esse ensino pode ser o caminho para se fomentar uma sociedade um pouco mais consciente na questão financeira.

Ao menos esse é o ponto de vista da investidora Carol Janeiro Dias. Segundo ela, educação financeira deveria ser obrigatória nas escolas.

“Falta esse tema nas primeiras séries, quando na verdade deveria já se falar sobre dinheiro até para os mais pequenos”, disse.

“Bato nessa tecla para que seja passado para elas a importância de poupar, até mesmo pagar uma mesada e ensinar a criança a guardar aquele dinheiro”, completou.

Segundo Carol, até o fato de dar presentes apenas nas datas certas poderia ajudar. “Isso também faria com que a criança aprendesse a importância do dinheiro. Outro ponto que é preciso que as pessoas eliminem dessa relação com as crianças é o tabu de falar de dinheiro com os pequenos”, mencionou.

Outro ponto alertado pela investidora é o fato de que o exemplo dos pais também conta muito para a formação das crianças e esse exemplo de uso consciente do dinheiro tem muita força.

“As crianças assimilam muito as coisas, sobretudo o que elas veem. Três pilares são, para mim, os mais importantes nesse ensino: como poupar, consumo consciente e exemplo”, finalizou.

 

Biomas do Brasil: Mercur lança programa de educação ambiental

Iniciativa é resultado de parcerias com organizações de diferentes regiões do país e visa a promoção, a preservação e o cuidado com os biomas brasileiros através da produção do conhecimento sobre as áreas ambientais


A Mercur, empresa das áreas da saúde e educação, lança seu novo programa na área da educação: O Biomas do Brasil. O objetivo é promover a preservação e o cuidado com os biomas brasileiros por meio do conhecimento e de práticas na relação com a natureza. O convite é direcionado para que estudantes, professores e organizações que atuem com meio ambiente, educação e demais pessoas interessadas no tema formem uma rede de aprendizado na relação com a natureza. 

O programa disponibiliza, em uma plataforma digital, uma curadoria de conteúdos desenvolvidos entre a Mercur e as organizações parceiras de diversas regiões brasileiras, como a Associação Caatinga, o SOS Amazônia, o Corredor Ecológico, a Fundação Neotrópica do Brasil e a Curicaca. Entre os conteúdos estão disponibilizados vídeos, áudios, fotos, jogos pedagógicos e atividades interativas para a construção de novos conhecimentos. A proposta é ser um espaço seguro de informações e que possa ser referência do trabalho para a rede de pessoas que queiram se engajar na preservação e cuidado ao meio ambiente, principalmente dos biomas. 

A Facilitadora de Coordenação da Mercur, Fabiane Lamaison, ressalta que uma das propostas do programa é engajar pais, educadores e estudantes para refletir sobre a necessidade de regeneração da saúde do planeta por meio da educação. "A extinção da diversidade biológica dos biomas afeta a todos e passa a ser um desafio individual e coletivo mudar esse cenário ou retardá-lo”, explica. 

Por meio da borracha de apagar, o programa será inserido nos espaços escolares para promover o conhecimento, a sensibilização e o fomento ao pertencimento das pessoas em relação ao bioma local. “A borracha escolar, vinculada à identidade e ao propósito da empresa para a preservação das paisagens naturais, passa a levar o conhecimento dos biomas para o dia a dia das escolas e das famílias", afirma Fabiane. 

O tema do programa foi fundamentado a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em diferentes faixas etárias, e está voltado para estudantes do ensino fundamental tanto nas séries iniciais quanto nas séries finais. Dessa forma, a Mercur e seus parceiros fomentam a ampliação do aprendizado dos biomas como sistemas do meio ambiente, que abrangem a biodiversidade de espécies da fauna e flora. Vinculado ao programa, a Mercur lançou uma borracha escolar que traz os animais de cada bioma, representados por um desconhecido ou pouco conhecido, um ameaçado de extinção e outro mais popular. Cada borracha contém, além da imagem, um QRCode que leva ao site do programa. A plataforma disponibiliza informações, imagens e histórias sobre cada um dos bichos. Para saber mais, acesse: www.mercur.com.br/biomas 

 

Ações individuais que impactam no coletivo 

Com o programa de educação ambiental, a Mercur quer instigar as pessoas a repensar seus hábitos diários e a contribuir com a preservação dos biomas, independentemente do local em que elas se encontram.  

Separamos três dicas que podem contribuir na proteção e cuidado com os biomas: 

  1. Economize o consumo de águas. Hábitos simples ajudam muito, como ensaboar toda a louça e enxaguar tudo de uma vez, coletar a água da chuva em casa para reutilizar em serviços domésticos, optar por balde no lugar da mangueira para lavar o carro ou a calçada e acumular roupas para lavar tudo de uma só vez. 
  1. Separe o lixo e faça o descarte correto. Há um elevado grau de contaminação dos solos e das águas. Doe roupas e outros utensílios que podem ser reutilizados. 
  1. Economize energia elétrica. Use lâmpadas de LED, elas são mais econômicas que as incandescentes. opte por luz natural sempre que possível. Opte por sistemas de aquecimento solar para aquecer a água. 

 

Mercur

mercur.com.br 


sábado, 10 de setembro de 2022

Disputas, renúncia, tradição e popularidade: a Rainha é Pop!

6 dicas de séries, filmes e documentários sobre a Rainha Elizabeth II


“Como todas as melhores famílias, temos nossa cota de excentricidades, de jovens selvagens e caprichosos e desentendimentos” (Discurso de Elizabeth feito aos chefes de estado em outubro de 1989)

 

Um duplo arco-íris apareceu no Palácio de Buckingham nesta quinta-feira, 8 de setembro, dia em que a Rainha Elizabeth II finalizou o maior reinado já registrado na história dos monarcas do Reino Unido.

A Rainha morreu aos 96 anos de idade, sendo 70 deles dedicados a um império marcado por alta estabilidade e popularidade.

A notoriedade da família real britânica em torno da figura representativa de Elizabeth II rendeu muitas séries, filmes e documentários.

Se você sempre teve aquela curiosidade sobre a realeza, por seus costumes, tradições e segredos, não pode perder as indicações que separamos abaixo. É só preparar seu fim de semana, aproveitar sua TV por assinatura, streaming, youtube e muito mais. Existe uma infinidade de possibilidades. 

 

The Crown

A série do Netflix caminha para suas últimas cenas. The Crown juntou realidade e ficção, levando os fãs a conhecerem a intimidade da Rainha Elizabeth II.

A história começa com o reinado de seu pai, Rei George VI, que assume o trono após o irmão, Edward VIII, renunciar a coroa para viver um grande amor, mudando completamente a jornada da família real britânica.

A forma como são retratados os eventos políticos e pessoais que moldaram a vida da família mais popular do Reino Unido foi digna de prêmios como o Emmy e o Globo de Ouro. Não resta dúvidas de que é uma série completa para se sentir um membro da família real.

 

O discurso do Rei

O Rei George VI foi o pai da Rainha Elizabeth II. No filme ‘O discurso do Rei’, disponível na HBO Max, você vai conferir  a trajetória deste rei que sofreu com a gagueira, sendo este um obstáculo para fazer os discursos tão importantes para um membro da família real.

Você acompanhará a superação de George, que terá ajuda de um terapeuta. Poderá também conferir a relação entre pai e filha.

Com uma sensibilidade ímpar, o filme ganhou o Oscar de melhor filme em 2011.

 

 A Rainha

Confira o filme na Globoplay. Nele, há um foco na vida da família real em torno da morte de Diana, a princesa e nora da Rainha Elizabeth II.

A atriz Helen Mirren, que interpreta a Rainha no longa, ganhou o Oscar de melhor atriz no ano de 2006, por sua brilhante interpretação como Elizabeth II.

 

The Royal House of Windsor

Neste documentário disponível na Netflix, você vai entender como a família real sobreviveu aos últimos cem anos de disputas pelo poder, em meio a muitas manobras políticas, diante da manutenção da coroa em um mundo em constante transformação.

Já no primeiro episódio conhecemos a crise familiar que Edward VIII cria ao abdicar do trono. Nem mesmo a realeza britânica está livre dos conflitos que toda família pode ter.

 

Elizabeth: a Rainha por trás da coroa

Cercada por tradições reais, a vida da Rainha Elizabeth II sempre inspirou muita curiosidade. Neste documentário de caráter biográfico você vai conferir imagens raras de momentos da rainha para além da coroa.

Apesar de colocar os ofícios reais antes de qualquer coisa, a Rainha foi esposa, mãe e tinha um apreço enorme pelos animais. Este contexto mostrará uma Elizabeth nunca vista antes. Confira na Globoplay.

 

Elizabeth & Philip: Amor Real

Imaginem uma união de 7 décadas ultrapassar os desafios para além do amor entre o casal e se sustentar mesmo com adversidades que fazem parte da vida na monarquia? Esta é a história retratada no documentário Elizabeth & Philip: Amor Real, disponível na Globoplay.

 

Um turismo para conhecer as raízes de Gramado e viajar na história


Os roteiros de agroturismo mostram caminhos surpreendentes para os visitantes que chegam à Serra Gaúcha 

 

Gramado, cidade gaúcha procurada como destino turístico, foi construída em cima da sua estrutura de agricultura, o que tornou possível que a economia local fosse bastante sustentável, atraindo investidores e também expandindo as plantações locais. Foi assim que a região se transformou em um poderoso foco de agroturismo regional. Parada obrigatória para quem quer conhecer história e bons sabores, a Praça das Etnias, no centro de Gramado, é o ponto de saída para os principais passeios de agroturismo ou turismo agrícola.

 

Passeios pelas raízes de Gramado

Os passeios têm seu ponto de partida na Praça das Etnias, que fica ao lado da rodoviária e reúne uma série de atrativos. Neste espaço foram reproduzidas três casas que representam os povos que colonizaram Gramado: casa italiana, alemã e portuguesa. No local também foi construída uma casa de pedra, onde você pode adquirir ter informações e reservar os passeios de agroturismo. É na Praça das Etnias que os colonos agricultores vão se revezando para oferecer seus sabores. A cada dia moradores de uma localidade do interior deixam suas casas para vir até o centro da cidade para produzir e vender pães, cucas, biscoitos, doces e muitas outras delícias. A movimentação de turistas e visitantes é grande. Todos têm o mesmo motivo em comum: aproveitar para comprar um pão ou uma cuca, que saem quentinhos dos fornos de barro onde são feitos, e assim já entrarem no ritmo dos roteiros coloniais.

 

Quer um churrasco no sítio?

Então é preciso fazer o Tour Linha Ávila, onde se pode conhecer a história de homens e mulheres - alemães, italianos, franceses e gaúchos - que escolheram um bom lugar para viver e, através de seus costumes, mesa farta, religiosidade e empreendedorismo, transformaram a pequena cidade serrana em referência turística e cultural. A primeira parada é na família Wagner, onde saborosos doces e geleias de morango, produzidos pelo casal Lírio e Terezinha, ganham destaque. Em época de frutas é oferecido o "colha e pague", oportunizando ao visitante um momento único junto a natureza. E na cantina Nonno Giovanni, a história da imigração italiana é contada pelo casal Alcione e Marivani, onde o visitante conhece a produção de vinho artesanal, em estufa de fumo desativada, chama a atenção dos turistas. Para encerrar o roteiro, uma parada no sítio Tradição. O espaço natural e tradicionalista da cultura gaúcha em Gramado. No local, o visitante encontra um pouco de tudo que faz parte da cultura gaúcha, inclusive saborear um costelão na vala, durante o almoço.

 

Prefere um café colonial em família?

A estrada de chão, o ar puro, a natureza, no vale do Quilombo, Linha 28, interior de Gramado. Junto a morros de intensa vegetação, rios e cachoeiras, passando por campos de araucárias, parreiras de kiwi e uva a bordo de uma charmosa jardineira temática, o turista passa a conhecer as belezas naturais que Gramado esconde em seu interior. A visita deste tour no Vale é na família Marcon, onde o casal Marcon compartilha a história de seus antepassados no memorial da família, mostrando objetos que eram utilizados pelo seus pais para o plantio de milho e o manejo com os animais. O visitante é convidado a alimentar as ovelhas com as próprias mãos. Os visitantes seguem para o Alambique dos Rossas, onde a arte de produzir cachaça marca esta parte do passeio. Quem conduz é o proprietário e produtor Romeu Rossa, que conta a história de sua família. Para finalizar o passeio, uma parada na família Baretta, em uma casa centenária em estilo enxaimel, onde funcionava um salão de kerb, o visitante é recebido pelo seu proprietário Jovani Baretta, que serve um saboroso café da colônia (com vinho incluso) que resgata a história e tradições da família.

 

O Tour Raízes Coloniais

Seguindo pelas localidades de Linha Nova e Linha Bonita, o visitante pode conhecer a herança cultural dos imigrantes, passada de geração em geração até os dias atuais. A arquitetura típica, a hospitalidade e um delicioso café colonial fazem deste tour um passeio inesquecível. A visita começa pela Casa Centenária, construída em madeira sobre um porão de pedras (onde até hoje conservam-se vinhos, queijos e salames) conta um pouco da história de Gramado e de seus colonizadores, a Ervateira Marcon, onde é possível acompanhar de perto um processo artesanal de fabricação da erva-mate a matéria prima do chimarrão, o Museu Fioreze, onde o Sr. Nelson Fioreze orgulha-se de mostrar aos visitantes seu acervo de peças antigas que ele coleciona desde que tinha 12 anos, e o Caffé Della Nonna, onde a Família Foss recebe os visitantes em sua residência e oferece um saboroso café com pães caseiros saindo quentinhos do forno à lenha, deliciosas geleias de frutas, manteiga fresca, queijos, salames, linguiças cozidas e polenta.

 

Você conhece galinhas felizes?

Um dos pontos fortes de Gramado é a gastronomia. No Tour Sabores da Serra Grande pode-se conhecer a fábrica de Doces Masotti, a granja Ovos Dourados Galinhas Felizes e a SG Facas Artesanais. A primeira visita é na fábrica Doces Masotti, que há quase 75 anos produz doces cremosos, geleias de frutas e doces de corte. Em tempos de sustentabilidade, a pergunta “Você conhece galinhas que colocam ovos felizes?” Na localidade da Serra Grande, em Gramado, a propriedade rural Ovos Dourados Galinhas Felizes apostou nessa filosofia para tocar sua produção. O ponto alto da visitação é participar da alimentação das galinhas, que é totalmente orgânica, e colaborar na "ovoscopia", uma tradicional classificação de ovos. Também está incluído no passeio a degustação de receitas, que fazem parte dos costumes alemães da região. E o roteiro encerra ao redor da mesa, ou do fogo! A grife SG Facas Artesanais é o resultado da evolução da tradição dos ferreiros que vieram da Itália para o Brasil. Além de conhecer como os ferreiros trabalhavam na forja artesanal. Faz parte da visita uma autêntica parrilla para os visitantes.

 

Quer um passeio, cuja história virou filme?

O Tour O Quatrilho acontece nas comunidades de Campestre do Tigre e Linha Tapera - onde viveram os protagonistas do livro e do filme O Quatrilho. Ali é possível apreciar vales, mirantes, montanhas e riachos. Uma natureza singular e pitoresca. A gastronomia é ponto forte deste tour. A comida caseira é feita com muito carinho pela Família Ramm. Carnes assadas, galeto, polenta, massas, saladas e, claro, sobremesas saborosas. Suco de uva e vinho colonial estão inclusos no pacote. A primeira parada é na Casa da Família Lazaretti, que desde 1880, se enraizou em um pequeno espaço de terra no interior de Gramado. Hoje, a quarta geração dá continuidade ao cultivo de videiras e à elaboração de vinho colonial e graspa. O tour segue para o Moinho Grings, construído no final do século XIX, pelas famílias Trentin e Dal Ri. Foram estas famílias que, alguns anos mais tarde, deram origem a uma história inusitada que virou filme: O Quatrilho.

 

Os roteiros de agroturismo é para aproveitar Gramado desde as suas origens com muito sabor, natureza, cultura e história.


3 patrimônios do turismo industrial para conhecer no Alentejo



Roteiro inclui lugares que preservam a história da produção da tapeçaria, da farinha e do minério


Uma forma interessante de conhecer mais sobre a cultura e a história de um destino é visitando lugares relacionados às suas atividades econômicas, por meio de experiências autênticas e tradicionais do local. Esse tipo de atividade é conhecido como turismo industrial e o Alentejo tem muito a oferecer nesse quesito.

A maior região de Portugal é um importante destino desse segmento e possui uma variada oferta de propriedades que recebem grupos de pessoas interessadas em seus produtos, sua produção, sua história etc. Muitas dessas empresas possuem museus para visitação e até lojas de souvenirs.

Veja abaixo três opções do turismo industrial para conhecer no Alentejo:


Museu da Farinha
Localizado no município de Santiago do Cacém, o Museu da Farinha foi inaugurado em 2014 a partir da reabilitação e valorização de uma antiga fábrica de moagem, construída em 1925. Todo o equipamento do local foi restaurado e está exposto para visitação, com o objetivo de preservar e divulgar um importante elemento do patrimônio rural e industrial da região. Espaços de convívio e de conhecimento oferecem atividades de caráter didático-cultural. Mais informações: museudafarinha.pt.


Fundação Serrão Martins
A Fundação Serrão Martins é uma instituição sem fins lucrativos que tem por objetivo conservar e divulgar os valores patrimoniais da Mina de São Domingos e do seu complexo mineiro, em Mértola. No local, é possível visitar o Centro de Documentação onde estão arquivos (fotográfico, documental e material) dos 150 anos de história do complexo industrial da Mina de São Domingos; e a Casa do Mineiro, com objetos que mostram como era a vivência de uma família mineira naquela época. Mais informações: fundacaoserraomartins.pt.


Museu da Tapeçaria de Portalegre Guy Fino
É um museu dedicado à apresentação, conservação e estudo de uma parcela fundamental do patrimônio artístico nacional representado pelas Tapeçarias de Portalegre. O museu dispõe de áreas de exposição permanente, uma galeria de exposições temporárias, um auditório com capacidade para 150 pessoas, além de cafetaria, foyer e jardim. Entre as obras que podem ser vistas estão uma grande variedade de autores nacionais e estrangeiros. Mais informações: cm-portalegre.pt.

 

Sobre o Alentejo 

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de quatro títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística internacional do Alentejo é cofinanciada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Para mais informações, visite www.turismodoalentejo.com.br.


 

Conheça os melhores passeios e atrações para conhecer a ilha à dois

 


Barbados é um cenário paradisíaco, permeado de belezas naturais, arquitetura única, cores e paisagens deslumbrantes que encantam qualquer visitante. Entretanto, sua atmosfera romântica é especialmente perfeita para todos os casais apaixonados. De passeios de catamarã ao pôr do sol até mergulhos nas belas águas azul-turquesa, não faltam atividades para aproveitar à dois. Conheça a seguir as melhores opções para uma viagem romântica em Barbados.

 

Pôr do sol na praia

As águas cristalinas do mar caribenho, iluminadas pelo pôr do sol, são uma das principais atrações em Barbados. A famosa Platinum West Coast tem a vista perfeita do pôr do sol. Ao sul da ilha, as praias de Carlisle Bay, Accra Beach e Pebbles Beach também oferecem ótimos cenários para os apaixonados. 

 


Passeio de catamarã

Navegar em um catamarã ao pôr do sol é o passeio ideal para uma noite romântica e inesquecível. Além dos enários de tirar o fôlego, os passeios podem ser acompanhados por um jantar com a culinária requintada de Barbados e bebidas tropicais. 

 


  

Caverna Animal Flower

Localizada no ponto mais ao norte de Barbados, em Santa Lúcia, a caverna Animal Flower foi esculpida durante séculos pelas ondas do mar. Assim, oferece vistas extraordinárias por suas várias aberturas voltadas para o mar. Um passeio imperdível para conhecer à dois. 

 


 

Crane Resort

Um dos hotéis mais antigos e luxuosos da ilha, o Crane Resort combina um projeto arquitetônico histórico com comodidades para os apaixonados, em um cenário espetacular de frente para uma das praias mais românticas do mundo.

  


  

Passeio a cavalo na praia

Uma experiência inesquecível que dá aos viajantes a oportunidade de conectarem-se com a natureza e a beleza da ilha.

 

QP Bistrô

O restaurante italiano tem um dos cenários mais deslumbrantes em um ambiente romântico. A estrutura foi projetada para acomodar casais e oferecer uma experiência gastronômica italiana, aproveitando a visão de 180 graus do oceano, a partir do pátio, enquanto desfrutam do jantar.

 

Cherry Tree Hill

A visita às várias destilarias da ilha para provar o premiado rum é um ótimo passeio para casais. Na Abadia de São Nicolau, uma casa construída em 1658, os visitantes podem conhecer o museu e provar seu rum exclusivo, além de experienciar uma vista única da ilha. 

 



 

Hunte’s Gardens

Os jardins tropicais são perfeitos para os amantes da natureza. Ali, podem observar beija-flores em busca de néctar e lagartos se aquecendo ao sol, ou desfrutar de ponche de rum caseiro e sucos naturais.

 

Coral Reef Club 

O restaurante tem como essência proporcionar jantares românticos ao pôr do sol. Contém spa ao ar livre e está situado em belos jardins para oferecer a fuga perfeita para os casais.  

 


 O Spa em Sandy Lane

O Spa at Sandy Lane é uma recomendação para os casais que buscam tranquilidade. Cada sala de tratamento contém seu próprio jardim ou piscina. O premiado spa foi nomeado um dos melhores do mundo, por mostrar a exclusividade da hospitalidade de Bajan. 

 



 www.barbados.org/  

www.bureaumundo.com/canais/barbados/

 

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