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quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Cinco tendências para o futuro do intercâmbio

O setor de intercâmbios foi um dos primeiros e mais impactados pela pandemia. Com fronteiras fechadas e sem previsão de retorno, muitas agências simplesmente quebraram. Mas hoje, com a reabertura de diversos países pelo avanço da vacinação, os planos de viagem estão, finalmente, saindo das gavetas. Novos modelos de negócios estão surgindo nessa retomada, com estratégias disruptivas para trilhar o futuro do setor. Dentro desse contexto, destaco cinco tendências que devem emergir em 2022:


#1 Fim de intermediários: A venda de intercâmbios costuma sempre envolver a presença de uma agência, que atua como uma intermediária entre o estudante e a instituição de ensino. Com a pandemia, essa prática se mostrou insustentável devido aos altos custos e riscos financeiros advindos das operações de câmbio. No futuro, a tendência é a eliminação desses intermediários, sendo a venda dos programas de intercâmbios feitas diretamente em plataformas de marketplace.


#2 Maior segurança: Como consequência direta do fim dos intermediários, as próprias instituições irão assumir o protagonismo dos acordos com os estudantes. Suas plataformas irão direcionar o pagamento dos cursos selecionados diretamente para os responsáveis, assim como transferir a comissão do consultor automaticamente. Assim, os riscos de giro e perda de dinheiro são reduzidos significativamente, aumentando a segurança para as instituições e para os estudantes.


#3 Preços mais atrativos: O novo modelo de negócios baseado na venda direta entre as partes trará preços muito mais atrativos para os alunos. Afinal, a possibilidade de negociar pacotes promocionais, descontos e bolsas será muito maior. Sem ter que dividir seus lucros com as agências, as escolas poderão ofertar preços muito melhores que atualmente.


#4 Maior leque de opções: O desenvolvimento das plataformas online trará um maior leque de opções para os intercambistas, sem que tenham que ficar presos e reféns dos destinos ofertados pelas agências. Basta imaginar o número de instituições de ensino ao redor do mundo e as estratégias que elas irão elaborar para atrair cada vez mais estudantes. No fim, o estudante será o maior beneficiado.


#5 Valorização do consultor: As vendas diretas dos pacotes de intercâmbio também são extremamente benéficas para os consultores, que terão maiores chances de receberem comissões mais atrativas – seja pelo acesso a melhores bonificações ou premiações, por exemplo. A perspectiva é que as comissões tripliquem de valor em relação ao que é praticado atualmente.

Não há mais como pensar em negociar um pacote de intercâmbios nos moldes anteriores à pandemia. Estamos presenciando uma remodelação de todo o mercado, com novas estratégias focadas na retomada econômica. O mundo mudou e, esse mercado, inevitavelmente mudará também.

 


Danilo Veloso - diretor comercial da SEDA College. Formado em administração de empresas, trabalhou por seis anos como camelô até conquistar uma vaga na área de cartão de crédito e conciliação bancária em uma companhia aérea. Após três anos no cargo, deixou a posição para estudar inglês na Irlanda, onde começou a trabalhar em agências de intercâmbio.

Escola do Intercâmbio - Startup do Grupo Educacional SEDA.


Confraternização da firma: 4 tendências para uma festa online divertida


Com boas ideias, é possível inovar a organizar festas remotas tão divertidas quanto as presenciais

 

Organizar uma festa de fim de ano empresarial é uma ótima oportunidade para comemorar metas batidas, engajar a equipe e, claro, celebrar o encerramento de mais um ciclo. Contudo, eventos corporativos requerem planejamento, criatividade e muito ânimo, principalmente após dois anos consecutivos de pandemia em que muitas empresas ainda estão com colaboradores atuando em home office ou modelo híbrido. 

“Toda essa flexibilidade que a tecnologia proporcionou ao mundo dos negócios fez com que muitas empresas repensassem seus formatos de trabalho, e com as confraternizações de fim de ano não precisa ser diferente”, aponta Ana Cláudia Freire, Executiva de Talentos e Professora de Educação Corporativa do ISAE Escola de Negócios. “Com boas ideias, é possível inovar a organizar festas remotas tão divertidas quanto as presenciais”, diz. 

Confira 4 dicas para uma confraternização à distância segura e divertida:

 

Convite temático

De acordo com a especialista, a primeira dica é enviar um convite para a casa do colaborador, contendo data e horário do evento de fim de ano, acompanhado de um presente temático da festa, como champanhe para brinde, ingredientes para o preparo de uma refeição ou até mesmo itens de decoração para enfeitar a casa. “Se na confraternização presencial a empresa oferece comes e bebes, por que não enviar os mesmos itens para a casa do colaborador”, indaga.

 

Família reunida

Mesmo com a equipe reunida de forma online, muitos colaboradores podem não se sentir no clima de comemoração por estarem sozinhos fisicamente. Para evitar esse problema, a especialista sugere estender o convite aos familiares ou demais pessoas que morem com o colaborador.

 

Música ao vivo

As lives, como são chamadas as transmissões ao vivo dos artistas, viraram moda desde o início da pandemia e podem ser tendência para a festa da firma. “Empresas com orçamento mais elevado podem contratar um músico, banda ou DJ para transmitir um show ao vivo e exclusivo para os colaboradores durante o evento”, diz Freire.

 

Hora da festa

Se o gestor da empresa não é um bom animador de festas, uma boa dica é contratar um. “Após um primeiro momento de discursos, com palavras de reconexão e engajamento, é preciso que alguém seja responsável por direcionar a festa, seja incentivando as pessoas para levantar e dançar na sala de casa ou chamando todo mundo para um brinde”, complementa.


Como a gestão orçamentária em tecnologia pode preparar as empresas para 2022?

 

Ao mesmo tempo em que as mudanças tecnológicas colocam as organizações diante da necessidade de se reinventarem digitalmente e ampliarem seus negócios, existe uma grande pressão pela redução de custos. Não raro, cabe ao gestor de Tecnologia a complexa tarefa de otimizar o orçamento anual, de modo que todo o investimento aprovado atenda às diversas demandas do negócio, e ainda manter autonomia para a solução de problemas ao longo do caminho que possam afetar processos e performance.

 

No nosso país, quanto à migração para a nuvem, segundo pesquisa da Equinix, o percentual de empresas que planejam a mudança passou de 27% em 2020 para 54% em 2021. Segundo a IDC Brasil, investimentos em software e em equipamentos de segurança somarão US$ 900 milhões neste ano, avançando 12,5% em comparação a 2019.

 

Pesquisas da Gartner apontam para um robusto investimento em novas tecnologias. A consultoria aponta que os gastos mundiais com tecnologia atingirão US$ 4,2 trilhões neste ano, em um aumento de 8,6% em relação ao ano passado. Somente na área da Inteligência Artificial, cerca de um terço de entrevistados (fornecedores de tecnologia e serviços com planos para o desenvolvimento de soluções com tecnologia de Inteligência Artificial) espera investir, ao menos, US$ 1 milhão nos próximos dois anos. 

 

Para manter a competitividade neste cenário, é vital a escolha do Opex e o Capex. Daí a importância da gestão estratégica da TI (Tecnologia da Informação). É preciso fazer uma escolha inteligente e completa dos investimentos, demonstrando aos acionistas e executivos do alto comando os benefícios esperados com as mudanças, como diminuição de custos operacionais e redução de erros, o retorno esperado sobre os investimentos (a chamada ROI em TI) e os possíveis riscos de prejuízos caso investimentos não sejam feitos.

 

Daí a importância da gestão estratégica da TI (Tecnologia da Informação) para uma devida alocação dos investimentos.

 

Deve existir uma estratégia robusta de alinhamento aos objetivos do negócio, transformação digital, cibersegurança, legislações como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e regulamentações do mercado. E também, claro, um criterioso orçamento em Tecnologia envolvendo aquisições e manutenções de software e hardware, suporte e treinamentos. Para ter tudo isso claro e acelerar o processo, pode-se contar com a ajuda de especialistas. 

 

Para definir com sucesso os investimentos e soluções de TI, é necessário que a tecnologia apoie de forma estratégica o crescimento do negócio, resolvendo problemas específicos com resultados mensuráveis. A tecnologia aplicada deve resolver problemas da organização, fornecendo melhorias que integrem a TI às outras áreas da empresa, além de inovações que contribuam para a sustentabilidade como um todo.

 

Respaldo técnico

 

Entre as pautas tecnológicas para 2022 sendo discutidas hoje pelas empresas no Brasil estão a computação em nuvem, o fortalecimento da segurança digital, a indústria 4.0, a robotização e a inteligência artificial. Entre os erros que estão sendo cometidos neste momento estão o orçamento feito de forma incompleta ou mal planejada, falta de investimentos em backup, segurança e treinamentos, migração para a nuvem de forma atabalhoada e tomada de decisões impulsivas, sem respaldo técnico.  

O apoio de especialistas pode se mostrar providencial neste momento-chave para as organizações, em que orçamentos estão sendo definidos e inúmeras questões estão sendo debatidas internamente, muitas vezes sem respostas claras, uma vez que as perguntas são tão específicas para este momento único de mudanças rápidas. Uma visão holística e altamente especializada pode ajudar a tomar decisões orçamentárias bem embasadas.

 


Walter Ezequiel Troncoso - Sócio-fundador da Inove Solutions, startup especializada em transformação digital e cibersegurança por meio de soluções de alta tecnologia, Walter é Engenheiro de sistemas de informação, com formação pela Universidad Tecnológica Nacional (UTN), e Arquiteto em soluções SAP. Com sólida experiência na construção de infraestruturas de grande escala e tecnologias emergentes em mercados da América Latina, Estados Unidos, Alemanha, França e Austrália, Walter aplica as melhores práticas em TI, gestão de equipes e de projetos. Antes de fundar a Inove, ocupou cargos de liderança no TMF Group, Cast Group, Wipro Limited, Petrobras, Farmoquímica e SAP. https://www.linkedin.com/in/waltertroncoso/


Brasil sofre onda de ataques de “serial hackers”


Diferentes órgãos federais brasileiros confirmaram, nos últimos dias, que foram alvos de ataques hackers. Além do Ministério da Saúde, que teve o site e aplicativo Conecte SUS (que fornece o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19) fora do ar, também sofreram ataques a Controladora Geral da União (CGU), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). É uma onda significativa, sem hora para acabar. Na verdade, pode ser só o começo de uma tendência que já vinha em uma crescente, de criminosos aplicando o manjado golpe ramsomware tanto contra a iniciativa privada como dentro da esfera político-governamental. 

 

Observando este cenário, seria exagero afirmar que o Brasil está sofrendo ataques de “serial hackers”? Creio que não. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou, inclusive, que o sistema do Ministério da Saúde sofreu um segundo ataque cibernético na sequência do primeiro ataque, só que de menor intensidade. Notamos que estes são grupos que não cessam suas atividades, buscando sempre novos alvos vulneráveis. Trabalham assumidamente visando um único objetivo: dinheiro. Pelo menos é o que afirmou o Lapsus$ Group, que assumiu o ataque ao Ministério e pediu sugestão de mais alvos. 

 

Como se não bastasse, tudo isso ocorre em meio a um megavazamento de dados de brasileiros, revelado no início do ano. Mais de 220 milhões de registros com informações pessoais foram furtados e passaram a ser negociados em criptomoedas. A lei de proteção existe? Sim, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Ela é suficiente? Não, pois para ser cumprida, é necessário que as empresas coloquem em prática os padrões determinados pela mesma, e que haja fiscalização do governo que possa garantir esta proteção. 

 

Passamos por um momento totalmente novo, no qual as organizações que não se protegerem intensamente continuarão à mercê desse tipo de ação criminosa. Por isso, sempre digo que é preciso evitar uma cultura de TI reativa. Ela precisa ser preventiva. E o que significa prevenir em TI? É arregaçar as mangas e fazer o diagnóstico completo por uma equipe especializada em estruturação da TI. É identificar as fragilidades e apontar as recomendações necessárias para que a organização se antecipe a este cenário, mapeando uma série de quesitos que permitem gerenciar adequadamente os riscos em TI.

Por meio de um mapeamento, define-se a estratégia para corrigir e otimizar as estruturas e sistemas. Após a análise de riscos e de viabilidade, planejamento dos investimentos e da execução, a implementação ou redesenho das arquiteturas de sistemas pode garantir o sucesso das operações.

 


Walter Troncoso - sócio-fundador da Inove Solutions, startup especializada em TI, cibersegurança e transformação digital. 

https://www.linkedin.com/in/waltertroncoso/


Febre dos podcasts é oportunidade de expansão para o rádio

Radialista e consultor musical, Helton Lucas, comenta sobre o cenário atual do rádio no Brasil

 

O rádio brasileiro teve sua era de ouro por volta da década de 30, quando era o principal meio de comunicação das massas. Porém, com o avanço das tecnologias e a invenção de outros meios de comunicação como a televisão, o rádio foi perdendo espaço gradualmente e, por vezes, chegou-se a especular sobre a sua extinção.

 

Porém, atualmente com a popularização dos podcasts, o rádio volta a ganhar espaço em meio a comunicação tecnológica. “O rádio dinamizou a sua forma de comunicar, trazendo um pouco da TV para dentro da programação. Antigamente, não havia câmeras nos estúdios mostrando os bastidores de um programa de rádio. Hoje, existem emissoras que transmitem tanto em áudio como em vídeo”, explica o radialista e consultor musical, Helton Lucas.

 

Para ele, a chegada dos podcasts e a febre generalizada que eles causaram no país é a representação de uma nova fórmula de manutenção do rádio. “Com os podcasts, o rádio consegue aumentar a audiência. Até porque, além da televisão, hoje nós temos uma diversidade de transmissão muito grande com as redes sociais e o Youtube”, opina.

 

Com a popularização das redes sociais, o especialista defende que é possível conquistar um público fiel, visto que a internet permite a busca por assuntos de interesses individuais. “É uma oportunidade de expansão muito boa, porque não há necessidade de esperar. O rádio está constantemente se renovando”, detalha.

 

“O rádio jamais terá seu fim decretado”, pontua o radialista. Helton defende que o rádio é um dos meios de comunicação mais eficazes, mesmo que seja um dos mais antigos. “O rádio ultrapassa fronteiras, dificuldades e se mantém sempre. O rádio é dinamismo e é feito por pessoas que pensam à frente do seu tempo. O podcast só existe hoje por conta das rádios”.

 

 



Helton Lucas - começou a trabalhar com o rádio em 2011, apresentando um programa infantil na Rádio Pitombeiras FM 98.7, originária da cidade de Senador Sá no Ceará. Com apenas 1 ano de trabalho, ele conseguiu ser promovido e ganhou experiência apresentando programas como o Show de Sábado e o Show da Tarde.

@heltonlucasoficial


Como pais que não falam inglês podem ajudar os filhos na aprendizagem do idioma?

É comum as crianças procurem o apoio dos pais na hora dos estudos. Mas e se eles não dominarem a língua?


Em um mundo cada vez mais globalizado, dominar o inglês, além de abrir portas no mercado de trabalho, permite que as pessoas adentrem outras realidades, tenham contato com diferentes culturas e se desenvolvam cognitivamente.

Nesse contexto, pais e responsáveis desejam que os filhos tenham a oportunidade de aprender o idioma. Mas quando eles mesmo não dominam a língua, podem se sentir culpados por não conseguirem ajudar. Sentimentos de desconforto diante da situação são comuns, no entanto, é importante lembrar que oferecer parceria e encorajamento às crianças nesse processo é a chave para motivá-los. Além disso, é sempre possível aprender um segundo idioma, independentemente da idade.


Confiança no processo

Primeiramente, os responsáveis não devem sentir a obrigação de acompanhar as crianças na resolução de todas as tarefas. “Apesar da preocupação constante com o aprendizado dos filhos, é preciso se ater ao fato de que são eles que estão matriculados e frequentando as aulas de inglês. É importante que confiem na escola ou no curso que escolheram, na metodologia de ensino, nos professores, e, principalmente, na capacidade de seus filhos”, afirma Ruymara Almeida, diretora pedagógica da Red Balloon; “Acompanhar o desempenho escolar das crianças é essencial, mas manter uma distância e respeitar a autonomia dos estudantes também é”, completa.

A partir da construção dessa rede de apoio, pais e responsáveis, sem saber nem mesmo formular uma frase em inglês, já podem começar a auxiliar os mais jovens.


Adoção de uma ‘mentalidade de crescimento’

Segundo levantamento da empresa de educação internacional EF (Education First) sobre o nível de proficiência em inglês de 112 países, o Brasil encontra-se na 60ª posição do ranking, o que configura conhecimento abaixo da média da língua estrangeira. Sabendo disso, não é estranho que a população, sobretudo a mais velha, encare o aprendizado de inglês como algo complexo ou acredite no senso comum de “estar velho demais para dominar outra língua”.

É possível superar a vergonha de não falar inglês ao ajudar a criança. “O importante é explicar aos filhos que nem todo mundo tem o domínio de todas as áreas de conhecimento, e essa falta de domínio pode ter várias razões, falta de tempo, de oportunidade, ou mentalidade fixa”, explica Ruymara. Com os estudantes, os responsáveis podem se permitir, também, aprender e, desta maneira, dar exemplo de que com dedicação e foco no próprio desenvolvimento, é possível evoluir.


Atividades que possibilitam o aprendizado mútuo da criança e do responsável

Há diversas atividades que, além de estimularem o aprendizado do inglês, são divertidas e podem ser realizadas em família. Músicas, videogames, séries e filmes são poderosos aliados.

De acordo com a diretora pedagógica, ouvir músicas com a letra e tentar cantar junto, prestando atenção na pronúncia e entonação das palavras; assistir filmes em inglês com legendas em português para treinar o ouvido e expandir o vocabulário; ler livros ou gibis com as crianças na língua; utilizar aplicativos voltados ao aprendizado descontraído e realizar palavras cruzadas para consolidar o que já sabe são todas excelentes ideias. O único cuidado dos responsáveis deve ser encontrar materiais que estejam no mesmo nível de entendimento deles e das crianças, para que essas atividades não se tornem pesadas e percam a atratividade.

 


Red Balloon

www.redballoon.com.br


Natal 2021: 6 plataformas para alavancar as vendas do seu negócio

Depois da Black Friday, o Natal é a principal data para o comércio. De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, espera-se um lucro estimado em R$ 68,4 bilhões para o varejo brasileiro. O mesmo levantamento mostrou que cerca de 123,7 milhões de pessoas devem ir às compras no período. 

Apesar do aumento na procura, a concorrência também cresce exponencialmente e, por isso, é essencial se organizar e estar preparado para atender clientes e conquistar novos consumidores no período. Para isso, listamos cinco plataformas que ajudarão a se preparar para o Natal, estruturar a sua empresa e crescer.


Magis5
A ferramenta é essencial para todo empreendedor que vende online na sua própria loja virtual e em vários marketplaces ao mesmo tempo, pois ajuda a criar e gerenciar anúncios, kits de produtos, fazer o controle de estoque, gerenciar o ciclo dos pedidos, emitir relatórios de vendas e automatizar a impressão de notas fiscais e etiquetas já casadas, entre outras funções. A startup é um Hub de Integração e Automação para vender em marketplaces e possui mais de 3 mil lojas virtuais integradas em seu sistema e chegou a R$ 800 milhões no GMV entre setembro do ano passado e setembro deste ano. 


ViaSuper
A ViaSuper, plataforma de gestão voltada para o setor supermercadista, da ViaSoft, empresa fornecedora de softwares de gestão para diversos segmentos do mercado, oferece solução completa, que interage todas as áreas do estabelecimento, com informações em tempo real que ajudam na tomada rápida de decisão, específica do setor.  Por exemplo, com o “Clube de Descontos CRM” é possível entender o que cada cliente espera de sua loja, fazendo promoções específicas e direcionadas, proporcionando o aumento das vendas.


Gofind

A Gofind mapeia e digitaliza o estoque de produtos no pequeno varejo e tem como objetivo se tornar a principal fonte de informação sobre a disponibilidade dos produtos das indústrias em lojas físicas, virtuais e aplicativos de delivery do país. Com mais de 900 empresas integradas em seu sistema, a empresa ajuda marcas a controlarem o estoque dos seus produtos no varejo, otimizando a cadeia de suprimentos e melhorando a experiência do shopper. 


Inbenta
Os robôs de atendimento podem ser grandes aliados no relacionamento com o consumidor, diminuindo o abandono de carrinho. A Inbenta, empresa global especializada em atendimento online, utiliza chatbots, buscadores e FAQs com abordagens de Inteligência Artificial para melhorar o relacionamento e a experiência com o cliente.  Os robôs podem ajudar na conversão de vendas, com a captação de leads, atendimento personalizado, guiar na navegação da página e obter feedback.


Tlantic
Organização do estoque, estratégias de segurança e escala de trabalho planejada garantem uma gestão eficaz de vendas e atendimento ao cliente. A Tlantic oferece soluções para o varejo por meio de ferramentas para gestão de recursos humanos, algoritmos de previsão e tolerância a falhas, assegurando a excelência operacional do negócio, ao aumentar a produtividade nas operações de loja. 


DevApi

A DevApi, startup de integração de sistemas, oferece tecnologias que realizam a integração de sistemas, permitindo unificar atividades de gestão, expedição e plataforma da loja, com a proposta de otimizar processos como, por exemplo, envio dos produtos, trocas, cancelamentos de pedidos, formas de pagamento, atualização do status das mercadorias e emissão digital de NF-e. 


Oito motivos para contratar um PR em 2022


Com a chegada da tecnologia e o boom da internet que se intensificou, principalmente nos últimos anos com a chegada das redes sociais, muitas empresas precisaram criar formas de aparecer no mundo digital.

 

E junto com essa tendência, a comunicação também vem enfrentando um processo de transformação, onde hoje já existem diversos canais, que exigem diferentes linguagens, em que as empresas precisam estar presentes.

 

Abaixo listo os principais motivos para ter um PR na sua empresa. Confira

 

1 - Aumento da visibilidade: um bom PR pode ser uma forma de ajudar a divulgar a empresa e marca de uma forma mais ampla e constante. É um serviço que tem o intuito principal de manter a empresa em evidência no mercado.

 

2 - Credibilidade: um dos principais meios de alcançar novos clientes é por meio de uma boa credibilidade. Para amplificar isso, o PR trabalha a imagem da empresa/marca de forma positiva na imprensa. 

 

3 - Autoridade: um outro objetivo do PR é fazer com que a empresa/marca se torne protagonista na sua área de atuação. Isso acontece aos poucos, conquistando espaços para encaixar os porta-vozes como especialistas em assuntos do segmento.

 

4 - Investimento nas redes sociais: as redes sociais se tornaram canais essenciais para a comunicação de uma empresa, pois são ferramentas que permitem linguagens diversas com diferentes públicos.

 

No Linkedin, por exemplo, é interessante criar posts para atingir empresas, CEOs, ou profissionais de RH, pois é lá que eles se encontram.

 

Já o Instagram e o Facebook, permitem uma linguagem mais humana, com vídeos, fotos e até reels. 

 

5 - Manutenção de um siite seguro: a maioria das empresas sabe a importância de ter um site hoje em dia, mas o que muitas delas não sabem é que, nem sempre, o site é considerado seguro.

 

Por isso, verifique se o seu site é seguro, pois assim torna-se possível fazer com que ações de marketing digital se tornem mais assertivas.

 

6 - Visibilidade na mídia: uma outra forma de intensificar a comunicação da sua empresa é investindo em um serviço de assessoria de imprensa.

 

A ideia é participar de matérias jornalísticas, de forma orgânica, sendo TVs, Rádios, Jornais impressos, Portais e revistas.  

7 - Faça campanha no Google: depois de verificar se o site é seguro, outra estratégia de comunicação é criar campanhas no Google Ads para manter seu site nas primeiras posições de busca do Google.

 

Dessa forma, é possível que mais pessoas te encontrem e se tornem possíveis clientes.

 

8 - Blog: ter uma aba de blog no seu site, assim como temos aqui na Comunica PR, é uma outra forma de também atrair possíveis clientes, só que por meio de conteúdos.

 

Pense em temas que atendam as dores dos seus clientes e responda as principais dúvidas sobre ele.

 

Neste item, também vale ressaltar que as estratégias de SEO são bem-vindas.

 

 


Maria Carolina Rossi - jornalista e sócia-fundadora da Comunica PR, agência de Relações Públicas.


RH em 2022: especialista aponta tendências e saúde mental deve seguir em alta

Jornada híbrida, benefícios flexíveis e uso de inteligência artificial devem aparecer com força no próximo ano


Mais da metade dos brasileiros - 53% - declararam em pesquisa do Instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial, que seu bem-estar mental piorou durante a pandemia. Se antes as empresas já vinham trilhando um movimento de olhar para a saúde mental no ambiente de trabalho, agora esse propósito se fortalece como uma das principais tendências para 2022. Foi o que apontou Jocely Figueiredo, Psicóloga Clínica e Organizacional, com Mestrado em Gestão de Pessoas e Docente na Uninove, em evento realizado pela Telavita, clínica digital de saúde mental, para falar sobre como a pandemia acelerou algumas mudanças e transformou a relação entre empresas e colaboradores.

"A preocupação com a saúde mental dentro das organizações tende a aumentar e isso abre novas perspectivas e desafios no setor de RH. Os profissionais do setor já tiveram que se adaptar e trabalhar com novos formatos desde o início da pandemia, para engajar e manter o convívio entre colaboradores. A tendência é que sigam em busca dessa construção de um ambiente de trabalho mais saudável e adequado ao momento atual", avalia a psicóloga.

Dentro desse cenário, Jocely elenca as principais tendências para os departamentos de Recursos Humanos em 2022:


Novo modelo de trabalho e jornada híbrida: com a vacinação em avanço no Brasil, o retorno ao trabalho em regime híbrido se tornou uma realidade. O misto de presencial e remoto permite que os colaboradores possam trabalhar em qualquer ambiente, trazendo mais qualidade de vida. "Quando o funcionário pode escolher trabalhar de casa para que possa estudar, ajudar os filhos ou simplesmente não lidar com o trânsito da cidade, ele consegue conciliar melhor vida profissional e pessoal, conquistando uma rotina mais leve e saudável", defende Jocely.


Inteligência Artificial (IA) nos processos de recrutamento e seleção, avaliação de desempenho e treinamento e desenvolvimento: implementar a inteligência artificial no setor de RH torna esses processos menos burocráticos e, por automatizar algumas tarefas, permite que os profissionais possam focar em outras atividades mais estratégicas. Além disso, a inteligência artificial fornece insights que facilitam as tomadas de decisão. As automatizações também podem aprimorar o feedback entre as equipes.


Educação Corporativa, um incentivo à lifelong learning: o conhecimento é uma das melhores ferramentas para crescer no ambiente de trabalho e as empresas vêm identificando o potencial e os benefícios de desenvolver seus profissionais, não só com as demandas internas, mas também incentivando o conhecimento contínuo, por meio de bolsas e descontos em cursos. "A intenção é sempre extrair o melhor de cada um por meio da educação, para que a pessoa continue estimulada a nunca parar de aprender ao longo da vida", explica a psicóloga.


Gestão do clima organizacional: entrar em contato regularmente e verificar se todos os membros da equipe estão bem se tornou algo imprescindível, principalmente à distância. Com tantas pessoas optando por seguir trabalhando em casa, pode ser ainda mais difícil notar sinais de que alguém está com problemas. É importante ter uma escuta empática e encorajar perguntas e demonstrações de preocupação. Quando um colaborador se sente ouvido e acolhido, forma-se um ambiente saudável de trabalho e as pessoas se tornam mais produtivas.


Benefícios flexíveis, customizados e personalizados: outra tendência para 2022 é a flexibilização dos benefícios oferecidos pelas empresas. A liberdade e autonomia para gerenciar o próprio dinheiro faz com que os funcionários decidam como alocar melhor os valores de acordo com suas necessidades. "Há quem prefira designar mais verba para compras no mercado ou para livros e roupas. Por ser um benefício, o ideal é que o profissional possa decidir a melhor forma de usar o recurso, ficando assim mais satisfeito", finaliza Jocely.

 


Telavita - pioneira na área de psicoterapia online e conecta psicólogos e pacientes por meio de uma tecnologia ágil e segura. Com foco em atendimento corporativo, a clínica digital tem parceria com os principais planos de saúde e desenvolveu soluções customizadas para atendimento executivo.


Dezembro Verde: abandono de animais aumentou cerca de 60% durante a pandemia

Dado preocupante chama atenção para a conscientização sobre a tutela responsável


Estamos no mês da campanha Dezembro Verde, dedicada a ações de conscientização contra o abandono animal. O tema é de extrema importância uma vez que durante a pandemia, ainda que tenha existido um aumento de cerca de 30% na adoção de cães e gatos, o número de abandono também cresceu. De acordo com Rosangela Gebara, Gerente de Projetos da Ampara Animal, ONG parceira da Cobasi, o índice de abandono e de recolhimento de animais aumentou, em média, 61% entre julho de 2020 até o terceiro trimestre de 2021.

"Alguns protetores declararam aumento de abandono de 300%, de 150%, outros de 30%. Este dado se torna ainda mais agravante quando vemos que o número de doações também diminuiu por conta da pandemia, em que quase não teve eventos de adoção. A crise econômica e social exacerbou um problema antigo que é a falta de responsabilidade das pessoas com os animais. Então, quando a pessoa está passando por um momento difícil a primeira coisa que ela faz é abandonar o mais vulnerável", diz a gerente.

De acordo com a gerente, o Brasil não tem muitas pesquisas na área e, normalmente, o abandono é realizado de maneira escondida, largando cães e gatos em espaços públicos. Porém, estudos americanos mostram que as principais causas para o abandono dos pets são problemas comportamentais (47%) e mudanças no espaço ou na rotina (30%). "Por conta da pandemia, muitos estão deixando seus pets por questões de mudanças de casa, de cidades, separações, perda de emprego e, principalmente, por questões econômicas. Ou seja, pela consequente incapacidade de manter o animal causada pela grave crise social-econômica que estamos vivenciando", afirma Rosangela.

Ela ainda explica que deixar os pets, antes domesticados, nas ruas, gera sofrimento extremo, que afeta a saúde e o bem-estar do animal, além de deixá-los sujeitos a maus-tratos, atropelamentos e doenças, diminuindo sua expectativa de vida. "A vida nas ruas é uma vida de total desamparo, fome, sede, estresse, medo e angústia e isso faz com que a imunidade destes animais caia e aumente o risco de contraírem zoonoses. Portanto, o excesso de animais abandonados nas ruas também é um problema de saúde pública e todos nós temos nossa parcela de responsabilidade", diz. O abandono de animais é crime, previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal n°. 9.605 de 1998).

A parceria com ONGs de proteção animal e o incentivo a adoção é um dos pilares da Cobasi e ocorre desde 1998, com a inauguração do primeiro centro de adoção na unidade Villa Lobos, em São Paulo. Atualmente os eventos acontecem nas mais de 130 lojas da rede, em parceria com diferentes protetores, sempre instruindo os interessados sobre a adoção responsável.

Em caso de não poder mais manter o animal, o tutor não deve, em hipótese alguma, abandoná-lo na rua. Busque um novo lar ou converse com protetores para garantir a qualidade de vida do pet.


Detran.SP participa de força-tarefa e sete lojas de motopeças são lacradas no centro da Capital

O objetivo da terceira etapa da ação na região, cuja apreensão lotou três caminhões, é coibir a comercialização de peças sem origem legal 
 

Sete lojas lacradas e 15 toneladas de peças de motocicletas apreendidas. Este é o balanço da terceira etapa da ACPJ FUR PARTES IV (Atuação em Campo de Polícia Judiciária), realizada nesta quarta-feira (15/11) em estabelecimentos comerciais de revenda de autopeças de motocicletas localizados nas imediações da Rua Guaianases, região central da capital. Entre novembro e dezembro deste ano já foram apreendidas cerca de 80 toneladas de peças sem origem nas lojas de São Paulo.

A operação, realizada por meio de mandados judiciais de busca e apreensão, contou com a participação equipes de agentes do Detran.SP, 41 policiais civis de todas as unidades da 1ª Delegacia Seccional e do 3º. Distrito Policial, sete equipes da Guarda Civil Metropolitana, cinco equipes do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DOPE) / GARRA, além de engenheiros e agentes de vistorias da Prefeitura de São Paulo.

A força-tarefa tem o objetivo de reprimir o furto, o roubo e a receptação de motocicletas, além da comercialização das respectivas peças de motocicleta vendidas de maneira irregular. Os itens apreendidos lotaram três caminhões.

“É nosso papel fiscalizar qualquer indício de fraude ou irregularidade. Por isso, participamos da operação conjunta. Reforçamos a recomendação para que o cidadão denuncie e contribua neste enfrentamento ao comércio ilegal de peças”, afirma o diretor-presidente do Detran.SP, Neto Mascellani.


Seis dicas para quem vai viajar de avião neste fim de ano

Saiba como proteger a audição durante o voo.


Verão chegando, é hora de arrumar as malas para muitas pessoas que vão viajar de avião para curtir as férias, o Natal ou o Réveillon junto a familiares e amigos. Mesmo com a pandemia da Covid 19 sob controle, ainda é preciso tomar certos cuidados, como o uso indispensável de máscara - especialmente as mais seguras, como a N95 ou a PFF2 ou as máscaras cirúrgicas - que têm capacidade maior de filtragem do ar, a fim de evitar o risco de contaminação pelo coronavírus.

Além disso, outras orientações são necessárias, já que as viagens aéreas costumam causar incômodos, como a sensação de "ouvido tampado" e zumbido. Para quem usa aparelho auditivo, o desconforto pode ser ainda maior. Por isso, a fonoaudióloga Rafaella Cardoso, especialista em Audiologia e Vendas na Telex Soluções Auditivas, dá algumas dicas para tornar o momento da viagem o mais confortável possível.


1- "Desentupir o ouvido"

Durante o voo, os velhos truques de bocejar, engolir saliva e mastigar chiclete ajudam a 'desentupir o ouvido". Uma dica é fazer esses movimentos para que a Trompa de Eustáquio se abra e feche. Dessa forma, é possível manter o equilíbrio da pressão do ar entre os dois lados da membrana do tímpano, aliviando o incômodo e um possível zumbido.



2 - Assento ideal

Quem tem problemas de audição deve escolher um assento na lateral do avião oposto à orelha com melhor escuta. Por exemplo, caso ouça melhor com a orelha direita, o ideal é optar por um lugar na janela da fileira esquerda. Dessa forma, será mais fácil ouvir as recomendações e serviços dos comissários de bordo.



3 - Uso de aparelhos auditivos

Para quem faz uso de aparelho auditivo, o uso pode ser normal e somente retirá-los caso sinta algum desconforto, incômodo ou dores devido à rápida mudança de altitude, com o avião em geral atingindo entre 10 e 12 mil metros. Com os aparelhos auditivos em uso, será possível compreender as orientações dos comissários de bordo.



4 - Quem tem aparelho auditivo com bluetooth

Você pode manter os aparelhos ligados quando passar pela segurança, durante o voo, a decolagem e a aterrissagem. No entanto, se o aparelho auditivo possuir tecnologia bluetooth, você deverá selecionar o modo avião do mesmo, ao embarcar na aeronave.


5 - Longe dos motores

Se for possível, escolha assentos no avião que ficam longe dos motores. Por mais que os aviões mais modernos sejam silenciosos, as áreas próximas aos motores ainda são barulhentas.


6 - Desumidificador e baterias

"Na hora de viajar, outro cuidado importante para quem usa aparelho auditivo é não esquecer de levar o desumidificador e um bom estoque de baterias para seus aparelhos auditivos, a fim de garantir uma audição adequada durante toda a viagem", aconselha a fonoaudióloga da Telex.

Quanto ao risco de contaminação pelo coronavírus, os aviões, pelo menos, levam uma vantagem em relação a outros tipos de transporte. Eles possuem os poderosos filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air), que auxiliam na renovação do ar; e o sistema de refrigeração forçada, que são capazes de inativar o vírus da Covid 19.


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