Jornada
híbrida, benefícios flexíveis e uso de inteligência artificial devem aparecer
com força no próximo ano
Mais da metade dos
brasileiros - 53% - declararam em pesquisa do Instituto Ipsos, encomendada pelo
Fórum Econômico Mundial, que seu bem-estar mental piorou durante a pandemia. Se
antes as empresas já vinham trilhando um movimento de olhar para a saúde mental
no ambiente de trabalho, agora esse propósito se fortalece como uma das
principais tendências para 2022. Foi o que apontou Jocely Figueiredo, Psicóloga
Clínica e Organizacional, com Mestrado em Gestão de Pessoas e Docente na
Uninove, em evento realizado pela Telavita, clínica digital de saúde mental,
para falar sobre como a pandemia acelerou algumas mudanças e transformou a
relação entre empresas e colaboradores.
"A preocupação
com a saúde mental dentro das organizações tende a aumentar e isso abre novas
perspectivas e desafios no setor de RH. Os profissionais do setor já tiveram
que se adaptar e trabalhar com novos formatos desde o início da pandemia, para
engajar e manter o convívio entre colaboradores. A tendência é que sigam em
busca dessa construção de um ambiente de trabalho mais saudável e adequado ao
momento atual", avalia a psicóloga.
Dentro desse cenário,
Jocely elenca as principais tendências para os departamentos de Recursos
Humanos em 2022:
Novo modelo de
trabalho e jornada híbrida: com a vacinação em avanço no Brasil, o retorno ao
trabalho em regime híbrido se tornou uma realidade. O misto de presencial e
remoto permite que os colaboradores possam trabalhar em qualquer ambiente,
trazendo mais qualidade de vida. "Quando o funcionário pode escolher
trabalhar de casa para que possa estudar, ajudar os filhos ou simplesmente não
lidar com o trânsito da cidade, ele consegue conciliar melhor vida profissional
e pessoal, conquistando uma rotina mais leve e saudável", defende Jocely.
Inteligência Artificial
(IA) nos processos de recrutamento e seleção, avaliação de desempenho e
treinamento e desenvolvimento: implementar a inteligência artificial no setor de
RH torna esses processos menos burocráticos e, por automatizar algumas tarefas,
permite que os profissionais possam focar em outras atividades mais
estratégicas. Além disso, a inteligência artificial fornece insights que
facilitam as tomadas de decisão. As automatizações também podem aprimorar o
feedback entre as equipes.
Educação Corporativa,
um incentivo à lifelong learning: o conhecimento é uma das melhores ferramentas
para crescer no ambiente de trabalho e as empresas vêm identificando o
potencial e os benefícios de desenvolver seus profissionais, não só com as
demandas internas, mas também incentivando o conhecimento contínuo, por meio de
bolsas e descontos em cursos. "A intenção é sempre extrair o melhor de
cada um por meio da educação, para que a pessoa continue estimulada a nunca
parar de aprender ao longo da vida", explica a psicóloga.
Gestão do clima
organizacional: entrar em contato regularmente e verificar se todos os
membros da equipe estão bem se tornou algo imprescindível, principalmente à
distância. Com tantas pessoas optando por seguir trabalhando em casa, pode ser
ainda mais difícil notar sinais de que alguém está com problemas. É importante
ter uma escuta empática e encorajar perguntas e demonstrações de preocupação.
Quando um colaborador se sente ouvido e acolhido, forma-se um ambiente saudável
de trabalho e as pessoas se tornam mais produtivas.
Benefícios flexíveis,
customizados e personalizados: outra tendência para 2022 é a flexibilização dos
benefícios oferecidos pelas empresas. A liberdade e autonomia para gerenciar o
próprio dinheiro faz com que os funcionários decidam como alocar melhor os
valores de acordo com suas necessidades. "Há quem prefira designar mais
verba para compras no mercado ou para livros e roupas. Por ser um benefício, o
ideal é que o profissional possa decidir a melhor forma de usar o recurso,
ficando assim mais satisfeito", finaliza Jocely.
Telavita - pioneira na
área de psicoterapia online e conecta psicólogos e pacientes por meio de uma
tecnologia ágil e segura. Com foco em atendimento corporativo, a clínica
digital tem parceria com os principais planos de saúde e desenvolveu soluções
customizadas para atendimento executivo.
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