O setor de intercâmbios foi um dos primeiros e mais impactados pela pandemia. Com fronteiras fechadas e sem previsão de retorno, muitas agências simplesmente quebraram. Mas hoje, com a reabertura de diversos países pelo avanço da vacinação, os planos de viagem estão, finalmente, saindo das gavetas. Novos modelos de negócios estão surgindo nessa retomada, com estratégias disruptivas para trilhar o futuro do setor. Dentro desse contexto, destaco cinco tendências que devem emergir em 2022:
#1 Fim de intermediários: A venda de
intercâmbios costuma sempre envolver a presença de uma agência, que atua como
uma intermediária entre o estudante e a instituição de ensino. Com a pandemia,
essa prática se mostrou insustentável devido aos altos custos e riscos
financeiros advindos das operações de câmbio. No futuro, a tendência é a
eliminação desses intermediários, sendo a venda dos programas de intercâmbios
feitas diretamente em plataformas de marketplace.
#2 Maior segurança: Como
consequência direta do fim dos intermediários, as próprias instituições irão
assumir o protagonismo dos acordos com os estudantes. Suas plataformas irão
direcionar o pagamento dos cursos selecionados diretamente para os
responsáveis, assim como transferir a comissão do consultor automaticamente.
Assim, os riscos de giro e perda de dinheiro são reduzidos significativamente,
aumentando a segurança para as instituições e para os estudantes.
#3 Preços mais atrativos: O novo
modelo de negócios baseado na venda direta entre as partes trará preços muito
mais atrativos para os alunos. Afinal, a possibilidade de negociar pacotes
promocionais, descontos e bolsas será muito maior. Sem ter que dividir seus
lucros com as agências, as escolas poderão ofertar preços muito melhores que
atualmente.
#4 Maior leque de opções: O
desenvolvimento das plataformas online trará um maior leque de opções para os
intercambistas, sem que tenham que ficar presos e reféns dos destinos ofertados
pelas agências. Basta imaginar o número de instituições de ensino ao redor do
mundo e as estratégias que elas irão elaborar para atrair cada vez mais
estudantes. No fim, o estudante será o maior beneficiado.
#5 Valorização do consultor: As vendas
diretas dos pacotes de intercâmbio também são extremamente benéficas para os
consultores, que terão maiores chances de receberem comissões mais atrativas –
seja pelo acesso a melhores bonificações ou premiações, por exemplo. A perspectiva
é que as comissões tripliquem de valor em relação ao que é praticado
atualmente.
Não há mais como pensar em negociar um pacote de
intercâmbios nos moldes anteriores à pandemia. Estamos presenciando uma
remodelação de todo o mercado, com novas estratégias focadas na retomada
econômica. O mundo mudou e, esse mercado, inevitavelmente mudará também.
Danilo Veloso - diretor comercial da SEDA
College. Formado em administração de empresas, trabalhou por seis anos como
camelô até conquistar uma vaga na área de cartão de crédito e conciliação
bancária em uma companhia aérea. Após três anos no cargo, deixou a posição para
estudar inglês na Irlanda, onde começou a trabalhar em agências de intercâmbio.
Escola do Intercâmbio - Startup do Grupo Educacional SEDA.
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