Pesquisar no Blog

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Ano Novo, Novos Hábitos - Pós-pandemia desperta preocupação com meio ambiente e aumenta pesquisas por conscientização

Especialista lista principais mudança de comportamento que ajudam a preservar o planeta


Entra ano, sai ano, as promessas estão sempre presentes nesse período de passagem, é um ritual pessoal que faz parte da nossa cultura brasileira. Após quase 18 meses de pandemia, e com a vida voltando à rotina, essa virada de ano terá como foco principal a conscientização dos nossos comportamentos e como afetamos o mundo onde vivemos.

Consumo desenfreado, agravantes das mudanças climáticas, falta de água, aumento do descarte indevido de eletrônicos, incêndios florestais, 2021 foi um ano marcado com muitos problemas relacionados ao nosso meio ambiente. E, sem o devido controle, logo mais não teremos mais como reverter a degradação do nosso planeta. "Temos que pensar no mundo que queremos deixar para nossos filhos, netos e futuras gerações. Estamos esgotando os nossos recursos naturais, sem pensar no que virá pela frente", lamenta Rafael Zarvos, especialista em Gestão de Resíduos Sólidos e fundador da Oceano Resíduos.

Para Zarvos, a hora de mudar é agora. Se antes tínhamos tempo para pequenas alterações no nosso dia a dia, que poderiam diminuir o impacto negativo, neste atual cenário é necessário ser mais energético e, realmente, fazer a diferença. Seguindo esse pensamento, o especialista listou dicas para pôr em prática o quanto antes e fazer de 2022 um ano mais responsável pelas nossas ações para com o meio ambiente.

 

- Reduzir o consumo de energia

O uso consciente dos recursos em geral, e especialmente da energia elétrica, é essencial para reduzir o impacto do ser humano no meio ambiente, reduzindo a emissão de CO2 e, ainda, economiza dinheiro. São ações fáceis e cotidianas, como criar o hábito de apagar luzes ao sair de um cômodo ou priorizar o uso de lâmpadas de LED (menor consumo e duram mais tempo), acumular mais roupas para usar na máquina de lavar, entre outras.

 

- Separação do lixo corretamente

Separar os resíduos em nossas casas em recicláveis, orgânicos e rejeitos são medidas simples, fáceis e efetivas para diminuir a quantidade de resíduo depositada em aterros sanitários e consequentemente a redução dos gases de efeito estufa como o CO2 e o metano. Além disto, ao mandarmos para reciclagem, estamos deixando de extrair os recursos naturais e mais uma vez, diminuindo a emissão de dióxido de carbono na atmosfera.

 

- Reduzir emissão de gases de efeito estufa

Um relatório recente da Organização das Nações Unidas (ONU) sugeriu que as reduções das emissões de metano e carbono são contribuições importantes para combater a emergência climática. "A compostagem é melhor ferramenta para o cidadão contribuir com a redução do metano. Comece o ano compostando."

 

- Alimentação orgânica

Alimentação, um dos hábitos essenciais do ser humano, também pode ser um veículo de mudança para tornar o mundo melhor. Ao optar por alimentos orgânicos - livres de hormônios, agrotóxicos e outros produtos químicos - o sujeito respeita o ciclo de vida dos animais e meio ambiente, evitando contaminação do solo, água, vegetação, além de contribuir para maior absorção do gás carbônico pela atmosfera.


Estimular compras impulsivas é prejudicial para o seu negócio

João Vitor Heringer, o Padrinho, dá dicas de como se destacar no mercado de vendas

 

Quando falamos em métodos de venda, existe uma espécie de manual padrão, seguido por vendedores de diversos setores. Basicamente, a venda se baseia na revelação de uma dor e, posteriormente, no oferecimento de soluções, com o produto ou serviço, para aquele problema. Muitas vezes, essa estratégia é  adaptada para que a situação pareça urgente ou escassa, assim, o cliente se sente compelido a realizar a compra rapidamente.

 

Porém, ser adepto a esse tipo de estratégia pode ser prejudicial para o negócio a longo prazo. Visto que, essa modalidade é boa para a realização de uma só venda e não para fidelização de clientes. “A venda antecede qualquer profissão. Precisamos ter equilíbrio para não pegar o gatilho da imposição. Isso não vende”, explica João Vitor Heringer, o Padrinho, massoterapeuta tântrico com vasta experiência em venda de diversos tipos de produtos.

 

“O que eu reparei em todos esses anos trabalhando como vendedor é que quem vem pelo gatilho de urgência, não fica por nada”, afirma o Padrinho. De acordo com ele, é necessário trabalhar para gerar uma relação forte com a clientela. “O relacionamento dita tudo, eu só fiquei em 1º lugar de venda várias vezes por saber disso. Não adianta você querer usar o mesmo script de venda que os clientes escutam de todos os outros vendedores”.

 

Conhecer os clientes, saber o nome, a história e a real necessidade deles no seu produto ou serviço é parte fundamental na construção de um relacionamento sólido entre a empresa e os consumidores. “Mesmo que você só realize uma venda, se o relacionamento for construído, você conquista não só o cliente, mas todo o ciclo de amizade dele também. O seu produto pode ser incrível, só que se não tiver amizade e respeito, não vai adiantar de nada”, detalha o especialista.

 

Além disso, o Padrinho defende que atualmente é muito importante compreender o potencial da venda híbrida. “Precisamos aprender sobre a internet, ter um instagram, um portfólio, um anúncio que movimente tanto o boca a boca quanto o digital”, explica. Para ele, o online e o offline são complementos, porque no offline há a construção de uma marca forte. “Fora da câmera, o que eu faço? Com quem eu me associo? Onde a minha empresa está posicionada? Como eu trato as pessoas que trabalham comigo? Tudo isso é importante para a construção de uma marca forte”, aconselha.

 


Vídeo

                                          https://www.youtube.com/watch?v=RH5ggQpVc3Y

 

 

 

João Vitor Heringer - mais conhecido como Padrinho, é massoterapeuta tântrico e especialista em hipnose. Nas redes sociais, ele se tornou famoso por dar orientações e tirar dúvidas sobre o Tantra. Ele também oferece livros sobre sexualidade e cursos de massagem tântrica. Ele criou uma nova vertente do Tantra mesclando diversas habilidades de segmentos diferentes e hoje já alcançou através do Método Excessus milhares de vidas que foram transformadas através da Massagem.


Separe o "home" do "office": ferramentas e dicas ajudam profissionais a trabalhar de casa e organizar o dia a dia

 Postura adequada, administração de tempo, espaço e até novas funcionalidade dão uma força a quem busca adequar-se ao Home Office

 

Mesmo com a retomada dos serviços após a vacinação em massa, uma cultura criada durante a pandemia mostrou que veio para ficar: o trabalho remoto. Já é definitivo para muitas empresas que a volta ao escritório não acontecerá. Por isso, cada vez mais os empreendedores buscam formas de manter a aproximação com seus funcionários, ainda que à distância. Assim, surge a Mokaly, escritório remoto para gestão e comunicação de times, que é ferramenta indispensável para quem busca manter a organização sem deixar de aproveitar as vantagens do Home Office, ainda que seja fundamental saber separar o "home" do "office".

Equilibrar a vida pessoal e profissional é importante para manter a saúde mental e saber fazer essa separação, mesmo trabalhando de casa, é essencial para que nenhuma das áreas da vida pessoal fiquem desassistidas. A criação de Mokaly parte da necessidade de uma plataforma própria para concentrar as demandas de trabalho e ainda promover uma relação profissional mais próxima entre as equipes.

Com a novidade, muitas empresas já não utilizam mais aplicativos de conversa pessoal para assuntos corporativos. "Temos cases de clientes nossos que garantem que o uso de ferramentas como WhatsApp e Telegram, populares entre amigos e familiares, caiu mais de 90% para assuntos de escritório com a implementação do nosso sistema, deixando essas funcionalidades como algo estritamente pessoal", afirma Cadu Cerizze, Co-fundador e CMO da Mokaly.

Um Home Office saudável parte dessa cultura organizacional de separação dos assuntos. Saber lidar com questões de tempo é fundamental para evitar falhas nos compromissos de trabalho e não comprometer as tarefas domésticas. Além disso, é importante também encontrar um espaço tranquilo, confortável e bem iluminado para trabalhar de casa.

"Outra opção é procurar um espaço de coworking, para aqueles que não conseguem se adaptar", recomenda Cadu. Inclusive, só no estado do Rio de Janeiro, por exemplo, o mês de outubro apresentou um crescimento de 42% em relação a setembro nas buscas no Google Trends pelo termo, o que mostra que os escritórios compartilhados também vieram para ficar.

Além disso, a opção por um espaço em conjunto é uma ótima saída para quem pretende manter networking e sente que pode perder ao ficar em Home Office. Pensando nessa questão, a Mokaly também desenvolve um "coworking virtual", que vai expandir a plataforma e permitir que pessoas de outras empresas possam interagir entre si, trocar experiências, ideias e fazer novos contatos profissionais.

"Ajustar-se à cultura do Home Office talvez seja o mais novo desafio da vida profissional para muitos. Como toda mudança, pode ser algo mais difícil de ser conquistado com facilidade. A nossa ideia, com a Mokaly, é ajudar a tornar esse caminho mais tranquilo e diminuir o impacto, até que se torne algo com fluidez, como já acontece com uma grande quantidade de profissionais pelo mundo todo", conclui Cadu.

 

Mokaly

Plataforma de trabalho remoto com escritório virtual

Mais informações no site .


Com retomada do turismo, ViajaNet destaca destinos nacionais e internacionais mais procurados entre 2020 e 2021

Pesquisa analisou o comparativo dos meses de setembro e outubro em relação ao ano anterior 

 

A pandemia no Brasil finalmente está recuando e com esse novo cenário, muitas cidades puderam reabrir e voltar a funcionar para se recuperar dos danos causados pela Covid-19, o que está beneficiando diversos setores. E um deles, sem dúvidas, é o setor do turismo, que evidentemente já mostrou que voltará com tudo pelos próximos meses, sobretudo agora no final do ano com as férias escolares. A procura por hotéis, pousadas, passeios turísticos e passagens aéreas já estão voltando para números positivos.

 

Uma recente pesquisa do ViajaNet, agência virtual de turismo, mostrou que o volume de buscas por viagens nacionais em outubro de 2021 foi de 51,7% – ante aos 48,3% do mesmo período de 2020, representando um leve crescimento na retomada do turismo local. 

 

O levantamento também analisou o comparativo de setembro de 2021 e setembro de 2020, bem como o mês de outubro de 2021 e outubro de 2020. Os destinos mais procurados são variados; porém, três deles sempre se destacam no topo do ranking destinos nacionais: São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, representando em média 15%, 9% e 6%, respectivamente. 

“Justamente por serem cidades grandes que oferecem diversos tipos de atrações turísticas, ainda que sejam diferentes entre si, estas capitais tendem a ser procuradas para os períodos de feriados prolongados e férias”, ressalta Daniely de Oliveira, Gerente de Comunicação do ViajaNet. 

Recife só saiu do top 3 agora no último mês de outubro deste ano, caindo para a quarta posição. Quem tomou seu lugar foi a cidade de Salvador, que também é muito conhecida por suas atrações turísticas como praias, festivais e museus. Veja abaixo o ranking completo dos destinos nacionais:  

 


O ViajaNet também analisou os destinos internacionais mais procurados. O volume de busca por viagens internacionais em outubro de 2020 foi de 48,2%, enquanto em 2021 houve um leve crescimento, chegando a 51,8%. A pesquisa aponta que, entre os meses comparados, Lisboa, Miami, Nova Iorque e Cancun são as cidades que se destacam no topo do ranking no comparativo de outubro de 2020 e 2021. Confira o ranking internacional completo: 

 


 

 ViajaNet

https://www.viajanet.com.br/


Pfizer e BioNTech assinam novo contrato com o Governo Brasileiro para fornecer 100 milhões de doses de vacina contra a COVID-19

Doses da vacina COMIRANTY serão entregues ao país ao longo de 2022


A Pfizer Brasil e a BioNTech SE anunciam um novo acordo com o Ministério da Saúde do Brasil contemplando o fornecimento de 100 milhões de doses da vacina contra a COVID-19 (COMIRNATY) para o ano de 2022. As doses serão entregues por meio de uma programação mensal a partir de janeiro de 2022.

Como parte do acordo, o Governo Brasileiro também tem a opção de aumentar o número de doses previstas para serem entregues ao país em até 50 milhões de vacinas adicionais, elevando o número total de doses potenciais para 150 milhões de doses em 2022. Outros detalhes do acordo não foram compartilhados.

“Estamos muito felizes em continuar nossa parceria com o governo brasileiro, permitindo assim a imunização da população do país ao longo de 2022”, disse Marta Díez, Presidente da Pfizer Brasil.

“À medida que olhamos para frente, as vacinas em andamento continuam sendo fundamentais no enfrentamento da pandemia da COVID-19 globalmente", disse Sean Marett, diretor de negócios e comerciais da BioNTech. "É por isso que temos o prazer de continuar nosso trabalho com o governo brasileiro em 2022 para ajudar a ampliar o acesso às vacinas e proteger a saúde pública”, completou.

Recentemente, a Pfizer e a BioNTech anunciaram a assinatura de uma carta de intenção com a farmacêutica brasileira Eurofarma para a produção local da vacina de mRNA contra a COVID-19, COMIRNATY, e distribuição na América Latina.

A vacina COMIRNATY, que se baseia na tecnologia de mRNA da BioNTech, foi desenvolvida pela BioNTech e pela Pfizer e recebeu a aprovação regulatória da ANVISA em 23 de fevereiro. BioNTech é o detentor da Autorização de Introdução no Mercado nos Estados Unidos, União Europeia, Reino Unido, Canadá e detentor de autorizações de uso de emergência ou equivalentes nos Estados Unidos (juntamente com a Pfizer) e outros países. As inscrições para obter aprovações regulatórias nos países onde as autorizações de uso de emergência ou equivalentes foram inicialmente concedidas estão planejadas ou em andamento.

Até o momento, a Pfizer e a BioNTech enviaram mais de 2,1 bilhões de doses da vacina COVID-19 para mais de 161 países e territórios em todas as regiões do mundo. A Pfizer já entregou mais de 130 milhões de doses da vacina COMIRNATY ao Brasil, e fornecerá mais 70 milhões de doses até o final do ano, de acordo com os dois contratos de suprimento estabelecidos anteriormente em março e maio deste ano.



INFORMAÇÕES IMPORTANTES DE SEGURANÇA

As pessoas não devem tomar a vacina caso:

• tenham apresentado reação alérgica severa após a primeira dose desta vacina

• tenham apresentado reação alérgica severa a qualquer um dos ingredientes desta vacina

• As pessoas devem informar aos responsáveis pela aplicação da vacina todas as suas condições médicas, inclusive se:

• têm qualquer tipo de alergia

• já tiveram miocardite (inflamação do músculo do coração) ou periocardite (inflamação do revestimento externo do coração)

• estiverem com febre

• tiverem transtorno hemorrágico ou estiverem tomando anticoagulante

• forem imunocomprometidos ou estiverem tomando algum medicamento que afete o sistema imune

• estiverem grávidas, planejando engravidar ou amamentando

• já tomaram alguma outra vacina de COVID-19

• já tiveram desmaios em consequência de alguma outra injeção

A vacina pode não oferecer proteção a todas as pessoas. Entre os efeitos colaterais relatados da vacina estão:

Chance remota de reação alérgica severa.

Uma reação alérgica severa geralmente ocorreria em um prazo de poucos minutos até uma hora após a aplicação da dose da vacina. Por isso, os responsáveis pela aplicação da vacina podem pedir aos vacinados que permaneçam no local de vacinação a fim de monitorar qualquer efeito da vacina.

Sinais de reação alérgica severa podem incluir dificuldade para respirar, inchaço facial e da garganta, batimentos cardíacos acelerados, erupções intensas no corpo, tontura e fraqueza Se a pessoa sofrer uma reação alérgica severa, deve acionar o serviço de emergência ou encaminhar-se ao hospital mais próximo

Ocorreram casos de miocardite (inflamação do músculo do coração) e periocardite (inflamação do revestimento externo do coração) em algumas pessoas que tomaram a vacina. Na maioria, os sintomas se manifestaram poucos dias depois de terem recebido a segunda dose da vacina. A chance destas inflamações ocorrerem é muito baixa. As pessoas devem procurar o médico imediatamente caso apresentem qualquer um dos sintomas abaixo após terem tomado a vacina:
dor no peito falta de ar sensação de coração acelerado, descompassado ou palpitações



Efeitos colaterais que foram relatados com o uso da vacina incluem:

Reações alérgicas severas e não severas, como erupções cutâneas, coceira, urticária, ou inchaço facial; miocardite (inflamação do músculo do coração); periocardite (inflamação o revestimento externo do coração); dor no local da injeção; cansaço; dor de cabeça; dor muscular; calafrios; dores articulares; febre; inchaço no local da injeção; vermelhidão no local da injeção; náusea; mal-estar; linfonodos inchados (linfadenopatia); perda de apetite; diarreia; vômito; dor no braço; desmaio associado à injeção da vacina.

Estes podem não ser os únicos possíveis efeitos colaterais da vacina. Há a possibilidade de ocorrência de efeitos colaterais graves e inesperados. Os possíveis efeitos colaterais da vacina ainda estão sendo analisados em estudos clínicos. Procure os agentes de vacinação ou um profissional de saúde em caso de efeitos colaterais incômodos ou persistentes.

Dados sobre a administração desta vacina concomitantemente com outras vacinas ainda não foram submetidos ao FDA. Aqueles que estiverem considerando tomar esta vacina em combinação com outras vacinas devem discutir suas opções com o profissional de saúde.

Os pacientes devem sempre consultar profissionais de saúde para aconselhamento em relação a eventos adversos. Recomenda-se que os pacientes informem a ocorrência de efeitos colaterais negativos de vacinas à autoridade de saúde dos EUA (FDA) e ao Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Acesse http://www.vaers.hhs.gov ou ligue para 1‐800‐822‐ 7967. Além disso, efeitos colaterais podem ser reportados à Pfizer Inc. pelo site www.pfizersafetyreporting.com ou por telefone 1-800-438-1985.

 

Pfizer: Grandes Avanços que Mudam as Vidas dos Pacientes

www.Pfizer.com

Twitter: @Pfizer e @Pfizer News, LinkedIn, YouTube

 Facebook: Facebook.com/Pfizer

 

 

Biopharmaceutical New Technologies

www.BioNTech.de


Reajustes de 2022: veja o que fica mais caro no próximo ano

Alimentos, combustíveis, energia elétrica e imóveis são algumas das várias “vítimas” da altíssima inflação que o Brasil vem enfrentando durante todo o ano de 2021. E a previsão para o próximo ano não é animadora, visto que, também por conta da pandemia, a economia ainda está instável. 

Além disso, a proposta do governo para o reajuste do salário mínimo de 2022 será apenas para cobrir o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), porém, alguns dos reajustes de preços são ainda maiores do que o do INPC, como o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), por exemplo, que reajusta os valores dos aluguéis. Ou seja, mesmo com esse aumento, o poder de compra do trabalhador que recebe o salário mínimo deve diminuir. O doutor em Desenvolvimento Econômico e professor da Escola de Negócios da Universidade Positivo (UP), Guilherme Marques Moura, aponta quatro contas que devem seguir pesando no bolso dos brasileiros no próximo ano.


  • Energia elétrica

“A conta de luz, que aumentou durante todo esse ano, tem previsão para ficar ainda mais cara em 2022. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o valor deve subir 21%”, explica. "Será o maior aumento em sete anos", destaca Moura.


  • Transporte público

Por conta da inflação sobre os combustíveis, o valor do transporte público deve ser reajustado em todo o Brasil. “Se fossem repassados todos os aumentos de custos, a previsão é de elevação seria de 40% a 50% do preço da passagem, que atualmente custa, em média, R$ 4,00 no país”, revela o professor. “O impacto final depende da cidade, dado que o preço da passagem é subsidiada pelos governos municipais. De toda forma, especialistas apontam um aumento médio de pelo menos 10%”, pontua.


  • IPVA

O preço dos carros usados também subiu bastante: em média,  22% no período entre maio de 2020 e maio de 2021. Por conta disso, o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) também será reajustado em 2022. “No caso dos carros, a elevação do preço do usado ocorreu devido à escassez e aos altos valores dos carros zero quilômetro, causando um efeito cascata sobre os preços dos veículos. Geralmente, esse é um imposto que tem redução ao longo do tempo, então, será uma surpresa para muitos consumidores”, alerta.


  • IPTU

O caso dos imóveis é semelhante, porém, o especialista afirma que o reajuste no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) não assusta tanto quanto o IPVA. “O IPTU não deve apresentar uma alta tão significativa, dado que a tabela de preços é, geralmente, determinada pelas prefeituras”, aponta.

Segundo Moura, os reajustes causados pela inflação de 2021 são um fator bastante relevante para a inflação do começo de 2022, justificando o cenário previsto para o início do próximo ano. “Nos últimos doze meses, a inflação subiu 10,67%. No início do ano, o teto da meta da inflação, segundo o Banco Central, era de 5,25%. Ou seja, esse estouro da meta continuará causando efeitos no ano que vem”, completa.

 


Universidade Positivo

up.edu.br/

 

Conheça os 6 erros mais comuns que domésticas na hora da entrevista de emprego

Faltar à entrevista sem avisar, deixar o celular ligado e excesso
de formalidade estão entre os equívocos mais praticados e
podem até comprometer o candidato no momento da contratação


O reaquecimento da procura pelas famílias tem levado muitas empregadas domésticas a buscarem uma recolocação, após o período mais turbulento da pandemia. Outras, ainda sem experiência, tentam uma entrada no mercado para trabalharem nas residências do país. Mesmo com esse esforço todo, muitas dessas profissionais cometem erros que ainda são muito comuns e podem ameaçar a conquista da tão sonhada vaga.

O alerta chega em meio a um cenário favorável em que as domésticas podem aproveitar um bom momento para conseguir uma chance no segmento. As contratações no setor registraram um aumento de 36%, segundo levantamento inédito feito pela Famyle. De janeiro a setembro, foram 23 mil vagas, contra 16,3 mil em 2020, com base nas informações de uma pesquisa amostral registrada pela plataforma.

Por conta desses equívocos, várias candidatas têm a sua oportunidade totalmente inviabilizada, o que leva a transtornos nas residências. Com isso, muitas famílias levam mais tempo para contratar essas profissionais.

"Diversas domésticas em busca de trabalho não sabem o que falar nesse momento importante. Em alguns casos, a pessoa simplesmente não aparece na entrevista ou por medo ou porque acha que não tem chance. Essa falta de preparo e a baixa estima podem comprometer a participação até em futuros processos de seleção", destaca Guilherme Silva, CEO da Famyle - plataforma que conecta as famílias com profissionais do ramo doméstico.

Para orientar as candidatas em busca de entrar no mercado ou de uma recolocação nas residências, o CEO da Famyle aponta os 6 erros mais comuns e mais cometidos pelas domésticas no momento da entrevista. Ele também orienta como evitar esses equívocos capazes de inviabilizar a admissão:



1 - Faltar na entrevista
Pode parecer mentira, mas muitas domésticas simplesmente não comparecem na importante conversa com o contratante. De acordo com Silva, muitas candidatas selecionadas agendam a conversa, porém, deixam de ir e nem mesmo desmarcam a entrevista, pois ficam com receio de dizer que não tem dinheiro para locomoção. "Por falta de conhecimento, não conseguem sugerir um bate-papo online como alternativa", ressalta.

Na avaliação do CEO da Famyle, a baixa autoestima de diversas participantes de um processo seletivo também leva a não aparecer na entrevista. Ele esclarece que várias candidatas acham que não têm chance de conseguir a oportunidade. "Assim, a pessoa desiste e não avisa."

Para esse caso, Silva orienta as candidatas a justificar a ausência e fazer a desmarcação da entrevista se a decisão for desistir da seleção. "O contratante não tem como adivinhar e deixá-lo na espera pode ser um motivo para sua eliminação e a não participação em processos futuros", salienta.



2 - Falta de Comunicação
Outro erro bastante comum entre as domésticas atrás de uma chance é o fato de "travar'' durante a entrevista. Silva esclarece que isso também se torna bastante comum com candidatas que nunca trabalharam e tentam uma colocação no serviço doméstico. "A pessoa fica com muita vergonha e fica paralisada junto ao entrevistador por falta de experiência", conta.

Na opinião do CEO da Famyle, as candidatas nessa situação não sabem muito o que falar para o entrevistador ou não contam com a experiência de vida necessária. "Trata-se do primeiro emprego delas, então não sabem como agir no momento da conversa", relembra.

Com objetivo de solucionar esse tipo de erro, Silva sugere às candidatas estudarem e fazerem uma cópia do seu currículo como forma de se prepararem para as entrevistas. "É muito importante responder as perguntas de acordo com o seu CV. Dessa forma, a pessoa demonstra que não é mentira. Além disso, conversa sempre com o entrevistador com olhar nos próprios olhos. Da maior confiança."



3 - Uso de Celular
Cada vez mais, o celular se torna um item essencial na vida das pessoas, inclusive para as domésticas. O aparelho serve para diversas finalidades já inseridas no dia a dia das pessoas. Por causa dessa verdadeira dependência, muitas candidatas deixam de desligar o telefone no momento da entrevista e, em muitas ocasiões, pedem para parar a conversa e atender a chamada.

"Isso não é muito bem visto num processo seletivo para uma determinada vaga e, obviamente, também acontece na hora de contratar uma doméstica", ressalta o CEO da Famyle. Para essa situação, não tem outra dica. Silva é enfático e orienta as candidatas a desligarem o celular, minutos antes da entrevista.

Mas ele lembra que existem muitas situações em que a candidata espera uma ligação importante sobre o estado de saúde ou de alguma situação particular dos seus familiares e, por isso, não pode desativar o aparelho. "Nesse caso, avise o contratante antes do início da entrevista. Ele costuma ser compreensivo quando é dessa forma."



4 - Excesso de informalidade
Abusar da informalidade é um dos erros mais corriqueiros cometidos pelas candidatas a uma vaga no serviço doméstico. Muitas delas se referem aos contratantes por apelidos ou mesmo abreviações dos nomes dos entrevistadores. Outra prática bastante comum é fazer "brincadeirinhas" ou mesmo comentários desnecessários.

"Algumas candidatas falam de maneira totalmente informal, talvez por falta de preparo ou porque muitas delas estão em busca da primeira oportunidade. Em muitos casos, a pessoa se comunica com diversas gírias", avalia Silva. Ele orienta as candidatas a evitarem todas essas práticas durante a entrevista.

Além disso, o CEO da Famyle orienta as candidatas a se portarem de maneira formal nas entrevistas e serem bem simpáticas, acessíveis e conversarem de maneira bem objetiva. "Esses elementos são bastante importantes para o contratante também se sentir à vontade. Também é muito importante se comportar de forma profissional. Isso dá mais credibilidade", pondera.



5 -Vestimenta inapropriada
Para atrair a atenção dos contratantes, muitas domésticas também cometem erros na forma de se vestir, com roupas mais extravagantes e maquiagens mais pesadas. Na avaliação de Silva, essa estratégia é equivocada porque costuma causar má impressão da candidata que age dessa maneira.

"Isso não acontece por maldade, mas por pura falta de conhecimento da pessoa porque pretende dar um ar mais chique e sofisticado junto ao contratante. Na maioria dos casos, esse não é o melhor caminho", avalia. Ele orienta ainda que vestir-se bem não significa usar roupas caras.

O CEO da Famyle indica para as candidatas escolherem sempre roupas mais formais, desde que sejam também confortáveis. "Por meio do figurino, esse comportamento mostra como a pessoa é mais profissional, o que é muito levado em consideração", complementa. Quanto às maquiagens, ele deixa como sugestão algo mais leve e ameno.



6 - Excesso de intimidade
Falar sobre questões familiares e pessoais durante a entrevista é um erro muito comum cometido pelas domésticas. Apesar de tentar sensibilizar o contratante no momento da conversa para conseguir a desejada vaga, essa prática é mal vista entre as famílias interessadas em admitir uma profissional.

"Esse tipo de atitude, de se colocar como uma vítima ou buscar algo que mostre as características de uma pessoa sofrida não caem muito bem junto ao contratante. Isso já é comprovado", alerta o CEO da Famyle.

Durante a conversa com o entrevistador, Silva destaca a importância de a doméstica falar mais da sua personalidade e demonstrar proatividade. Isso, segundo ele, destaca como a pessoa é atenta aos detalhes. "Esse é o melhor momento para apontar suas principais características e falar sobre sua experiência em trabalhos anteriores", ressalta.




Famyle - startup foi criada com objetivo de facilitar a contratação das profissionais do ramo doméstico por meio de uma plataforma que as conecta com as famílias. Também conhecida como "Linkedin das domésticas" com forte impacto social, a intermediação é feita com o uso irrestrito da tecnologia, que faz a checagem documental e dos antecedentes das candidatas cadastradas, e a intermediação dos dois lados fica por conta de um poderoso algoritmo que entrega o melhor profissional para cada vaga. A plataforma hoje conta com cerca de um milhão de profissionais cadastrados, entre domésticas, babás, diaristas, cuidadoras de idosos e pet sitters.

Harley-Davidson do Brasil dá dicas de pilotagem com garupa

Harley-Davidson do Brasil dá dicas de pilotagem com garupa/Crédito: Harley-Davidson do Brasil/Divulgação

Para garantir boas histórias com uma motocicleta Harley-Davidson, confira as dicas da marca para ter uma experiência de viagem completa e segura nas estradas do País

 

A segurança na pilotagem deve ser sempre a principal preocupação de todo motociclista e é um tema abordado constantemente pela Harley-Davidson do Brasil, visando garantir sempre uma experiência completa com a marca, redobrando o cuidado e a responsabilidade nos tempos atuais com a pandemia.

Compartilhar a experiência é uma parte empolgante e gratificante do motociclismo. Se você começou a pilotar com um passageiro recentemente, a Harley-Davidson Riding Academy* tem algumas dicas importantes para garantir excelentes passeios para ambos, piloto e garupa.



Confira as dicas abaixo:

• Seu passageiro (ou passageira) precisa usar as mesmas roupas e equipamentos que usaria se estivesse pilotando a motocicleta.

• Peça a ele (ou ela) para subir na moto somente quando o motor estiver ligado e você estiver pronto para partir. Após ele se acomodar, diga onde ele (ou ela) deve se segurar, seja uma barra de segurança, alça do banco do passageiro ou ainda na sua cintura.

• Antes de partir, diga a ele (ou ela) para olhar por cima do seu ombro na direção de cada curva, quer dizer, sobre o ombro esquerdo para curvas à esquerda e sobre o ombro direito para curvas à direita.

• Recomende também que se incline junto com você e com a motocicleta, não no sentido contrário.

• Não se esqueça de recomendar que mantenha os pés fora do chão nas paradas e só saia da moto quando você estiver preparado e confirmado isso como um sinal combinado, como um aceno do capacete.

• Torne a primeira vez inesquecível no bom sentido, isto é, não saia disparado, evite realizar manobras bruscas e não tente estabelecer um novo recorde de velocidade nas ruas. Faça com que ele ou ela se divirtam e peçam para continuar passeando!

Harley-Davidson do Brasil/Divulgação

Consulte a concessionária mais próxima de você (confira aqui a lista) para encontrar um mundo de novas possibilidades para tornar a sua motocicleta Harley-Davidson única e sua experiência sobre duas rodas mais exclusiva.


As motocicletas da Harley-Davidson do Brasil estão disponíveis para um exclusivo Test Ride em toda a rede de concessionárias autorizadas da marca no País, de acordo com a disponibilidade dos modelos na rede e seguindo as recomendações dos governos estaduais e municipais em relação aos cuidados com a saúde. Para registrar seu interesse, acesse o site oficial de Test Ride e inscreva-se . Encontre a loja Harley-Davidson mais próxima de onde você mora. Confira todas as ofertas do mês agora .

*Os cursos da Harley-Davidson Riding Academy não estão disponível para o Brasil.

 

 Harley-Davidson do Brasil


O comércio físico vai acabar?


É fato que as compras online estão cada vez mais próximas do consumidor. O fechamento das lojas e a impossibilidade de se deslocar para fazer compras aceleraram ainda mais esse processo, que já vinha em alta e foi intensificado com o isolamento social. No ano passado, o faturamento do e-commerce teve alta de 41%, conforme o levantamento da Webshoppers (Ebit/Nielsen & Bexs Banco)

Notadamente o varejo está mais tecnológico, as pesquisas já haviam apontado essa tendência, que cresceu significativamente nos últimos meses, certamente em função da pandemia, que impôs o fechamento de todo o comércio. No ano passado, 69% dos varejistas investiam em transformação digital, em março deste ano esse número subiu para 90%, conforme aponta o estudo Transformação Digital no Varejo, da SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. Isso é positivo, pois garante que empresas de todos os portes se destaquem no mercado, afinal, um negócio que ocupa uma garagem, por exemplo, estando no online pode atender clientes de qualquer parte do país, ou do mundo, com praticamente a mesma agilidade daquela companhia com um gigante parque industrial.

Nesse cenário de "iguais" vai se destacar quem oferecer melhores experiências, tanto para o consumidor, quanto para o parceiro vendedor. O consumidor quer facilidades em suas compras; qualidade do produto; navegação fácil, intuitiva; agilidade na entrega; experiências diferentes e, dentre outros, bom relacionamento, antes, durante e depois da compra.

Na outra ponta, quem procura um site para vender seus produtos também precisa de facilidades que passam pela exposição do produto; integração de seu estoque com o site; baixos custos; ferramentas de e-commerce, como estruturação e chat e, dentre outras possibilidades, mailing de possíveis compradores.

Tudo isso torna a experiência de compra online, para quem compra e para quem vende, quase irresistível, agora, respondendo a minha pergunta: o comércio físico vai acabar? Mesmo diante desse cenário, penso que não, acredito na força que a loja física e a loja online possuem juntas. Apesar de tudo o que elenquei, dando ampla vantagem para o negócio online, a loja física tem um ponto muito importante a seu favor: a experiência sensorial e o relacionamento humanizado que não se tem na loja online assim, acredito que num futuro bem próximo, os donos de lojas, de todos os segmentos, atuarão com vendas presenciais e online.

 

Francine Catelão - CCO - Desenvolvimento do Cliente do houpa!, startup de compra e venda de roupas em atacado via plataforma e aplicativo para o mercado de moda atacadista brasileiro.


Conheça as modalidades de financiamento habitacional e escolha a melhor para você

Os contratos de financiamento habitacional sofrem constantemente evolução quanto à sua forma. O objetivo principal que transparece para a população é chegar a um ponto em que o contrato fique justo para ambas as partes e que não gere dúvidas após a assinatura. Mas a pergunta é: você entende como funciona o seu financiamento?

De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH), Vinícius Costa, hoje há três tipos principais de contrato de financiamento: juros pré-fixados e correção do saldo devedor pela TR, juros pré-fixados e correção do saldo devedor pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e apenas juros pré-fixados. Cada um possui suas especificidades.

Ele explica que os contratos firmados com juros pré-fixados e correção pela taxa referencial (TR) são a maioria dos financiamentos ativos atualmente. Esta modalidade é muito diferente da modalidade de financiamento de veículos e empréstimos pessoais. “Funciona basicamente assim: o saldo devedor (valor emprestado ao mutuário) é corrigido mensalmente pela TR. Esse valor corrigido é a base de cálculo dos juros que serão pagos pelo mutuário por mês. A parcela do financiamento é calculada mensalmente, sendo composta por: amortização, juros, seguros e taxa de administração. É diferente porque você não sabe qual o valor da próxima parcela, até que ela seja calculada pelo banco no mês seguinte”, conta Vinícius Costa.

Os contratos firmados com juros pré-fixados e correção pelo IPCA funcionam da mesma forma que os contratos vinculados à correção pela TR, conforme o presidente da ABMH. “A diferença é exatamente o índice de correção do saldo devedor. Ambos os contratos possuem ainda um sistema de amortização que pode ser a Tabela Price ou o SAC (Sistema de Amortização Constante).”

Além dessas duas modalidades, outra bastante comum é a que contempla apenas juros pré-fixados. “Neste caso, o saldo devedor não é reajustado mensalmente. Porém, para compensar essa não recomposição do poder de compra do capital, os bancos cobram uma taxa de juros mais elevada que a cobrada nos contratos com TR e IPCA”, ressalta.

A vantagem desta modalidade em comparação com as demais é que o interessado tem a capacidade de saber o valor da primeira e da última parcela. “Nos demais casos já citados acima, a parcela tende a variar, mensalmente ou pelo menos no período de 12 em 12 meses, pois é necessário reajustar a parcela em razão da correção mensal que o saldo devedor sofre. Isso é importante porque se não houver a revisão da parcela o financiamento pode não zerar ao final”, diz Vinícius Costa.

Diante destas alternativas, fica a dúvida: qual é a melhor modalidade? “Na verdade, não há como dizer isso, pois cada mutuário tem sua realidade. O ideal é sempre antes de assinar o contrato buscar auxílio jurídico e contábil para entender o funcionamento das três modalidades e daí decidir pela que se encaixa melhor em sua realidade”, responde o presidente da ABMH.

 

 

ABMH – Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação

 

03/12 - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: Capacitismo e falta de acessibilidade ainda fazem parte do dia a dia

 Mesmo com várias informações sobre pessoas com deficiência, muitos estabelecimentos e a sociedade não sabem como lidar com a diferença


O dia internacional da pessoa com deficiência é comemorado anualmente desde 1992. A data , 03/12, tem o intuito de conscientizar a população sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos sociais, como político, econômico e cultural. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 10% da população tem alguma deficiência que podem ser classificadas em 5 tipos: física, intelectual, visual, auditiva e múltipla1.

Quando se menciona alguém com deficiência, muitas pessoas utilizam os termos "pessoa portadora de deficiência" e "portadora de necessidades especiais", mas vale destacar que essas terminologias são inadequadas e não devem ser utilizadas. O motivo é que ao se referir como uma "pessoa portadora", temos a ideia de que tratar-se de algo transitório ou voluntário, sendo que na maioria dos casos a deficiência acompanhará o cidadão por toda a sua vida.1

O dia internacional da pessoa com deficiência, 03/12 , portanto, tem o objetivo de dar visibilidade para este grupo de pessoas, que muitas vezes, são excluídas, perdendo oportunidades profissionais, prejudicando relacionamentos sociais e afetando a liberdade e o direito de locomoção.

Conversando com Rafael Bonfim, jornalista de 39 anos e diagnosticado com paralisia cerebral nível 3 (pessoas que requerem apoio para andar, como muletas, andador ou cadeira de rodas), ele nos explica que o capacitismo em sua vida sempre existiu, principalmente em relação ao trabalho. Em sua vida concluiu a graduação, tem pós-graduação e morou fora do país, mas nunca conseguiu um emprego via processo seletivo, apenas com convite de alguém próximo ou conhecido.

Rafael destaca os obstáculos mencionados pelas empresas para empregarem pessoas com deficiências: necessidades de adaptação no espaço físico do escritório como aumentar espaço entre mesas, reforma dos banheiros, largura das portas e diz que muitas vezes, as empresas optam pela rejeição.

Outra experiência é a de Sandra Issida, cuidadora e esposa de um paciente que sofreu um AVC e perdeu toda a mobilidade e a fala por causa da doença. Ela nos conta que há momentos em que o seu marido precisa sair de casa, porém é necessário levar uma rampa portátil, pois em muitos lugares só existem escadas para se locomover. Outro ponto que ela comenta é sobre a falta de compreensão das pessoas sobre como adequar os espaços para que todos possam circular, independente de usar cadeira de rodas ou necessitar de piso tátil, como os cegos utilizam para transitar.

Portanto, é necessário conscientizar e sempre lembrar que o dia 3 de dezembro simboliza uma oportunidade para repensarmos qual é o lugar que as pessoas com deficiência deveriam ter em nossa sociedade e o que podemos fazer em prol da acessibilidade e da inclusão, de forma a assegurar os direitos de todos.

 

Posts mais acessados