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quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Pacientes que perderam medicamentos por conta do apagão têm direito a ressarcimento


A Novo Nordisk, empresa líder global em saúde, informa que os pacientes em tratamento do diabetes afetados pelo apagão em São Paulo devem se atentar às condições de armazenamento de insulina. 

Conforme descrito em bula, antes de abrir, as canetas de insulina devem ser armazenadas em geladeira (de 2 °C a 8 °C), longe dos compartimentos próximos ao congelador, protegidas da luz e nunca congeladas. Durante o uso, o sistema de aplicação deve ser mantido em temperatura abaixo de 30 °C ou em geladeira (de 2 °C a 8 °C) e seguir as mesmas condições do produto fechado. É importante estar atento ao aspecto do medicamento, que não deve ser utilizado se a solução não estiver límpida e incolor. Após aberto, o medicamento é valido de acordo com o tipo. Caso ultrapasse esse período, ele deve ser descartado. É importante checar na bula o prazo de validade da insulina em uso depois de aberta. 

O transporte do medicamento deve ser realizado por meio de uma embalagem que proporcione proteção térmica e evite alteração brusca de temperatura, incidência de luz direta e vibração excessiva.

Pacientes que ficaram sem energia podem acionar seus direitos, garantidos pela Resolução 1000/2021 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em casos de prejuízos, o consumidor pode pedir o ressarcimento direto na distribuidora, começando pela queixa nos canais oficiais. Além disso, é possível registrar uma reclamação na Aneel e no Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

Em caso de dúvidas sobre os produtos da Novo Nordisk, profissionais de saúde e pacientes podem obter informações (inclusive sobre como reconhecer se o produto é legítimo) no site www.novonordisk.com.br, bem como entrar em contato através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (0800 014 44 88 ou sac.br@novonordisk.com). 



Novo Nordisk
www.novonordisk.com.br
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