A
Dialog, HR Tech que lidera o mercado de Comunicação Interna no país, realizou
um estudo exclusivo com os clientes que utilizam a plataforma; aumento de
10% no engajamento reduz em até 5,72% a rotatividade e uma análise preditiva
indica os talentos com maior tendência a desligamento
Uma situação muito
comum entre grande parte das organizações é o descompasso entre o que é
comunicado nos canais internos, as preferências de conteúdos consumidos pelos
colaboradores e a forma como as mensagens se conectam aos resultados do
negócio. O primeiro sintoma dessa inconsistência no fluxo da Comunicação
Interna é o desengajamento.
Esse indicador impacta diretamente a retenção de talentos. Diante desse cenário, um estudo inédito, conduzido pela HR Tech Dialog, mostra como funciona essa relação: um aumento de 10% no tempo de engajamento dos colaboradores reduz em até 5,72% o nível de turnover. Graças ao uso de Inteligência Artificial foi possível fazer uma análise preditiva de turnover, dando condições aos gestores de avaliar os talentos que apresentam uma tendência de desligamento.
Tal desalinhamento
na estratégia e na construção da narrativa é ainda maior nas empresas de
setores como Agronegócio e Varejo, que podem enfrentar dificuldades ainda mais
expressivas devido à estrutura do público interno – majoritariamente formado
por colaboradores operacionais que atuam em diferentes localidades e
turnos.
O desengajamento
ocorre quando as pessoas deixam de se interessar pelos assuntos que a
organização compartilha em seus canais de comunicação. Isso faz com que as
companhias estejam cada vez mais atentas à temática para não arcar com custos
altos. Segundo dados da consultoria Robert Half, o prejuízo financeiro que o
desligamento de funcionários traz às organizações pode ser equivalente a até
oito salários do colaborador que está de saída. Esse custo considera verbas
rescisórias, impactos operacionais e a busca por outros talentos.
De acordo com o
estudo State of the Global Workplace, publicado pela Gallup em 2024, 69% dos
colaboradores brasileiros não estão engajados em seus empregos.“Para mudar esse
cenário e conquistar cada vez mais colaboradores engajados, a Comunicação
Interna é a protagonista. Um estudo inédito, realizado com uma seleção de
grandes marcas do Varejo e do Agronegócio, apontou que as empresas que investem
na área tendem a experimentar um aumento real na retenção de talentos”, comenta
Hugo Godinho, CEO na Dialog
O estudo da Dialog
indicou que um aumento de 10% no tempo de engajamento dos usuários tende a ser
proporcional a uma redução na taxa de desligamento dos colaboradores. No
Agronegócio, avaliando o intervalo de um mês, essa redução foi de 5,72%. Já no
Varejo, considerando o intervalo de três meses, a diminuição da taxa de
desligamento variou entre 3,74% e 5,22%.
Já quando falamos
de análise preditiva de turnover, no Varejo o colaborador apresenta 10% de
desengajamento três meses antes do seu turnover; enquanto no Agronegócio essa
previsão pode ser notada um mês antes da saída do profissional. Isso comprova
que a Comunicação Interna é, de fato, uma área essencial para o sucesso do
negócio – seja para incentivar a produtividade das equipes, fortalecer a
cultura organizacional ou compartilhar informações vitais para o bom
funcionamento da empresa.
“O engajamento dos
colaboradores só sofrerá alterações positivas se as empresas investirem em
estratégias e plataformas de Comunicação Interna. Afinal, é por meio da
comunicação inteligente que as companhias conseguem se conectar às pessoas – e
é essa conexão que estimula uma participação cada vez mais ativa dos
profissionais envolvidos”, diz o CEO, ressaltando que é por meio de uma
abordagem integrada que o descompasso estratégico da área é identificado e
superado.
Como
foi conduzido o estudo inédito
O estudo,
realizado entre os meses de janeiro e agosto de 2024, analisou o comportamento
de colaboradores de empresas que são clientes Dialog e atuam no Agronegócio e
no Varejo. Esse comportamento é referente ao consumo de informação, o que
indica interações feitas dentro do canal de comunicação desenvolvido pela HR
Tech e não envolve participação ativa em pesquisas que, por meio das respostas,
pudessem enviesar o resultado final. Todas as informações foram coletadas de
forma anonimizada.
Entre os
indicadores foram avaliados: tempo de engajamento, módulos acessados, retenção
do engajamento, total de interações, temas de interesse por áreas da empresa e
pautas mais trabalhadas pela organização. Ao todo, 156.530 profissionais contribuíram
para a coleta de dados na plataforma de Comunicação Interna. Desse total,
22,61% dos colaboradores trabalham no Agronegócio e 77,39% no Varejo.
Cada acesso dos
colaboradores foi coletado e integrado em uma machine learning, incluindo um
modelo vencedor com IA generativa. “Buscamos a correlação preditiva ideal entre
a queda no tempo de acesso e as taxas de desligamento, resultando em uma
métrica ponderada pela relevância de cada empresa no setor”, explica
Hugo.
Esse sistema será
incorporado a uma arquitetura de Chatbot RAG (Geração e Recuperação de
Respostas) para realizar análises semelhantes, calcular previsões e recomendar
estratégias de Comunicação Interna personalizadas, como tópicos, canais,
horários e segmentações, correlacionando métricas de engajamento com
indicadores de negócios, como vendas ou produtividade.
“Para a Dialog,
engajamento é como o colaborador vivencia a plataforma. Isso significa que
avaliamos não apenas curtidas e comentários, mas também os acessos e o tempo de
permanência na ferramenta – que indica, por exemplo, o interesse que a
comunicação e os conteúdos disponibilizados despertam nos colaboradores. Esse
interesse varia de área para área, pois cada público interno tem suas
particularidades que pautam a relevância dos assuntos corporativos. Se os temas
trabalhados pela Comunicação Interna não se conectarem a diferentes equipes, o
engajamento dos colaboradores ficará prejudicado”, conclui Hugo.
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