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quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Reduza em quase 6% o turnover: estudo inédito usa IA para relacionar engajamento à rotatividade em empresas do Agro e do Varejo

A Dialog, HR Tech que lidera o mercado de Comunicação Interna no país, realizou um estudo exclusivo com os clientes que utilizam a plataforma; aumento de 10% no engajamento reduz em até 5,72% a rotatividade e uma análise preditiva indica os talentos com maior tendência a desligamento

 

Uma situação muito comum entre grande parte das organizações é o descompasso entre o que é comunicado nos canais internos, as preferências de conteúdos consumidos pelos colaboradores e a forma como as mensagens se conectam aos resultados do negócio. O primeiro sintoma dessa inconsistência no fluxo da Comunicação Interna é o desengajamento.

 

Esse indicador impacta diretamente a retenção de talentos. Diante desse cenário, um estudo inédito, conduzido pela HR Tech Dialog, mostra como funciona essa relação: um aumento de 10% no tempo de engajamento dos colaboradores reduz em até 5,72% o nível de turnover. Graças ao uso de Inteligência Artificial foi possível fazer uma análise preditiva de turnover, dando condições aos gestores de avaliar os talentos que apresentam uma tendência de desligamento.

 

Tal desalinhamento na estratégia e na construção da narrativa é ainda maior nas empresas de setores como Agronegócio e Varejo, que podem enfrentar dificuldades ainda mais expressivas devido à estrutura do público interno – majoritariamente formado por colaboradores operacionais que atuam em diferentes localidades e turnos. 

 

O desengajamento ocorre quando as pessoas deixam de se interessar pelos assuntos que a organização compartilha em seus canais de comunicação. Isso faz com que as companhias estejam cada vez mais atentas à temática para não arcar com custos altos. Segundo dados da consultoria Robert Half, o prejuízo financeiro que o desligamento de funcionários traz às organizações pode ser equivalente a até oito salários do colaborador que está de saída. Esse custo considera verbas rescisórias, impactos operacionais e a busca por outros talentos.

 

De acordo com o estudo State of the Global Workplace, publicado pela Gallup em 2024, 69% dos colaboradores brasileiros não estão engajados em seus empregos.“Para mudar esse cenário e conquistar cada vez mais colaboradores engajados, a Comunicação Interna é a protagonista. Um estudo inédito, realizado com uma seleção de grandes marcas do Varejo e do Agronegócio, apontou que as empresas que investem na área tendem a experimentar um aumento real na retenção de talentos”, comenta Hugo Godinho, CEO na Dialog

 

O estudo da Dialog indicou que um aumento de 10% no tempo de engajamento dos usuários tende a ser proporcional a uma redução na taxa de desligamento dos colaboradores. No Agronegócio, avaliando o intervalo de um mês, essa redução foi de 5,72%. Já no Varejo, considerando o intervalo de três meses, a diminuição da taxa de desligamento variou entre 3,74% e 5,22%. 

 

Já quando falamos de análise preditiva de turnover, no Varejo o colaborador apresenta 10% de desengajamento três meses antes do seu turnover; enquanto no Agronegócio essa previsão pode ser notada um mês antes da saída do profissional. Isso comprova que a Comunicação Interna é, de fato, uma área essencial para o sucesso do negócio – seja para incentivar a produtividade das equipes, fortalecer a cultura organizacional ou compartilhar informações vitais para o bom funcionamento da empresa. 

 

“O engajamento dos colaboradores só sofrerá alterações positivas se as empresas investirem em estratégias e plataformas de Comunicação Interna. Afinal, é por meio da comunicação inteligente que as companhias conseguem se conectar às pessoas – e é essa conexão que estimula uma participação cada vez mais ativa dos profissionais envolvidos”, diz o CEO, ressaltando que é por meio de uma abordagem integrada que o descompasso estratégico da área é identificado e superado.

 


Como foi conduzido o estudo inédito

 

O estudo, realizado entre os meses de janeiro e agosto de 2024, analisou o comportamento de colaboradores de empresas que são clientes Dialog e atuam no Agronegócio e no Varejo. Esse comportamento é referente ao consumo de informação, o que indica interações feitas dentro do canal de comunicação desenvolvido pela HR Tech e não envolve participação ativa em pesquisas que, por meio das respostas, pudessem enviesar o resultado final. Todas as informações foram coletadas de forma anonimizada.

 

Entre os indicadores foram avaliados: tempo de engajamento, módulos acessados, retenção do engajamento, total de interações, temas de interesse por áreas da empresa e pautas mais trabalhadas pela organização. Ao todo, 156.530 profissionais contribuíram para a coleta de dados na plataforma de Comunicação Interna. Desse total, 22,61% dos colaboradores trabalham no Agronegócio e 77,39% no Varejo. 

 

Cada acesso dos colaboradores foi coletado e integrado em uma machine learning, incluindo um modelo vencedor com IA generativa. “Buscamos a correlação preditiva ideal entre a queda no tempo de acesso e as taxas de desligamento, resultando em uma métrica ponderada pela relevância de cada empresa no setor”, explica Hugo. 

 

Esse sistema será incorporado a uma arquitetura de Chatbot RAG (Geração e Recuperação de Respostas) para realizar análises semelhantes, calcular previsões e recomendar estratégias de Comunicação Interna personalizadas, como tópicos, canais, horários e segmentações, correlacionando métricas de engajamento com indicadores de negócios, como vendas ou produtividade.

 

“Para a Dialog, engajamento é como o colaborador vivencia a plataforma. Isso significa que avaliamos não apenas curtidas e comentários, mas também os acessos e o tempo de permanência na ferramenta – que indica, por exemplo, o interesse que a comunicação e os conteúdos disponibilizados despertam nos colaboradores. Esse interesse varia de área para área, pois cada público interno tem suas particularidades que pautam a relevância dos assuntos corporativos. Se os temas trabalhados pela Comunicação Interna não se conectarem a diferentes equipes, o engajamento dos colaboradores ficará prejudicado”, conclui Hugo.

 

 Dialog


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