Eduardo
Freire, CEO da FWK Innovation Design,
compartilha seu conhecimento na área de inovação empresarial para ajudar a
impulsionar a receita de empresas que querem começar o ano que vem no azul
pesar de estar próximo do fim, o ano ainda não acabou e é possível encontrar oportunidades para iniciar novos projetos e começar 2025 com um dinheirinho extra. Quando falamos de empresas, por exemplo, é importante analisar os elementos disponíveis para identificar pequenas melhorias que podem ser implementadas.
Focar em ganhos
internos, pequenos projetos e melhorias no curto prazo, utilizando um programa
de geração de ideias e inovação fechada, pode trazer resultados rápidos e
eficazes. Para trazer a inovação como forma de possibilidades para ganhar
dinheiro, também é importante trabalhar questões de projeto centrado em pessoas
e cultura.
Em 2021, uma pesquisa conjunta da Gallup com a Amazon mostrou que
quase 60% dos funcionários norte-americanos estavam interessados em programas
de capacitação, porém 57% buscavam treinamento fora do trabalho. A conclusão à
qual as instituições chegaram foi de que a maioria dos programas corporativos
de aprendizado não é eficaz porque carece de criatividade.
“Se você entender
como as tecnologias exponenciais podem ser aplicadas internamente na organização,
em três meses, por exemplo, é possível obter um retorno financeiro
significativo, além de trabalhar na capacitação do time. Quando falamos de um
cenário de transformação e inovação, devemos aproveitar orçamentos não
utilizados para investir na capacitação das pessoas”, explica Eduardo Freire,
fundador e CEO da FWK Innovation Design.
A tecnologia pode ser a galinha dos ovos de ouro de uma
empresa
“Indo além da
capacitação, dar uma oportunidade para as pessoas trabalharem perspectivas das
entregas da tecnologia também é um investimento válido, porque, no final do
dia, isso pode trazer retorno no curto prazo, que é a tecnologia. No médio e
longo prazo, as pessoas estarão com essa capacidade de resolução de problemas,
de trabalhar abordagens de fato orientadas a resultado”, continua o CEO.
A inovação, de
modo geral, pode ser um catalisador significativo para o crescimento econômico
e aumento de lucros em 2024. Abaixo, Eduardo lista dicas essenciais para
empresas que querem expandir seus negócios.
1.
Desenvolvimento de novos produtos e serviços: “inovar em produtos ou serviços pode criar novas fontes de
receita, pois, desse modo, as empresas podem ser capazes de identificar e
atender a necessidades não atendidas ou criar soluções únicas para problemas
existentes podem se destacar no mercado. Sendo assim, elas conseguem angariar
novos clientes e, por tabela, aumentar a lucratividade”, explica.
2.
Melhoria da eficiência operacional: “a
inovação tecnológica, como a automação, a aplicação de inteligência artificial
e a análise de big data, pode otimizar processos internos, reduzindo custos e
aumentando a produtividade. As empresas são capazes de ‘fazer mais com menos’,
o que reduz o custo de atividades pouco produtivas ao mesmo tempo que aumenta
as margens de lucro”, aconselha.
3.
Personalização e experiência do cliente: tecnologias
inovadoras permitem uma personalização em massa, oferecendo produtos e serviços
ajustados às preferências individuais dos consumidores. O principal objetivo,
claro, é o aumento na satisfação e lealdade do cliente, retendo-o e acarretando
receita recorrente”, conta.
4.
Expansão para novos mercados: “a
inovação, da adaptação de produtos para diferentes culturas ao desenvolvimento
de soluções digitais que rompem barreiras geográficas, pode permitir que as
empresas entrem em novos mercados geográficos ou segmentos de clientes. Ainda,
soluções focadas em sustentabilidade são muito boas para atrair consumidores
conscientes e também podem ajudar a reduzir custos a longo prazo (por exemplo,
eficiência energética)”, pontua.
5.
Modelos de negócios disruptivos: “modelos
de negócios como a economia compartilhada ou serviços de assinatura não
reinventam a roda, mas podem transformar indústrias e criar novas formas de
gerar receita, já que têm o potencial de converter não clientes em clientes do
serviço prestado. Por isso, esses modelos também são um forte fator para garantir
fluxos de receita mais estáveis e previsíveis”, ensina.
“Em suma, as
empresas que conseguirem integrar a inovação de maneira estratégica em suas
operações e ofertas de mercado terão melhores condições para conquistar novas
oportunidades e aumentar seus lucros, além de se posicionarem à frente de suas
concorrentes no mercado”, conclui Eduardo.
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