Marcela Fernandes, da Fornalha Mineira, destaca a importância de apostar na indústria como uma estratégia sólida de se posicionar no mercado e também explica como as empresas podem tirar proveito dos benefícios desse investimento
Empreender na indústria pode ser uma oportunidade única para muitas pessoas, porém é uma tarefa regada por desafios. Muito disso está ligado ao rápido avanço das inovações tecnológicas, além de uma crescente demanda por soluções sustentáveis, fazendo com que os empreendedores precisem se adaptar a essas questões se quiserem ver seu negócio prosperar.
Um
levantamento de 2021 da Ellen MacArthur Foundation mostrou que a economia
circular é uma das principais estratégias para reduzir impactos ambientais e
economizar custos, resultando em uma economia de até 70% em resíduos e
recursos. Ainda, de acordo com uma pesquisa de 2022 da McKinsey & Company,
a automação pode melhorar a produtividade das empresas em até 30% e reduzir
custos operacionais em até 20%.
“São alternativas que podem garantir uma grande vantagem para novos empreendedores no setor, mas é bom lembrar também que cada estratégia tem seus próprios desafios. Sendo assim, é necessário um planejamento cuidadoso para alcançar e aproveitar ao máximo os benefícios esperados”, explica Marcela Fernandes, Analista de Marketing da Fornalha Mineira.
Empreendendo
com eficácia
Para Marcela, as principais que podem impulsionar as empresas que desejam se inovar na indústria são tecnologia, sustentabilidade, personalização de produtos, digitalização de serviços e formação de parcerias.
Abaixo, ela detalha como essas medidas podem ser eficazes para começar a empreender na indústria. Confira:
1.
Inovação tecnológica e automação.
“Investir em novas tecnologias pode custar caro e exigir um pouco de adaptação,
além do treinamento da equipe para usar essas ferramentas. Por isso, é preciso
entender bem o que sua operação precisa e quais tecnologias trazem mais retorno
para seu negócio”, diz.
2.
Sustentabilidade e economia circular.
“Adotar práticas sustentáveis, na maioria das vezes, exige grandes mudanças,
principalmente financeiras, nos processos e na cadeia de suprimentos. A melhor
solução é criar um plano claro para a sustentabilidade e avaliar como essas
práticas vão impactar o meio ambiente e seu bolso a médio e longo prazo”,
ensina.
3.
Personalização e customização de produtos.
“Fazer produtos personalizados requer lidar com uma demanda imprevisível. Desse
modo, é importante monitorar o que seus clientes gostam de consumir, a fim de
manter os processos de produção flexíveis para lidar com a variação na
demanda”, prossegue.
4.
Digitalização e comércio eletrônico. “A
competição online é feroz, então, sem dúvida, é necessária uma boa estratégia
para se destacar no mercado. Uma plataforma de e-commerce sólida e estratégias
de marketing digital eficientes são o primeiro passo, mas não deixe de
monitorar o desempenho da sua loja online - isso te ajudará a realizar os
ajustes necessários para manter a competitividade”, ensina.
5.
Parcerias e colaborações estratégicas.
“Escolha parceiros que compartilhem seus valores e objetivos e estabeleça
acordos claros desde o começo, mantendo sempre uma comunicação aberta e
transparente para garantir que a colaboração seja bem-sucedida”, conclui
Marcela Fernandes.
Fornalha Mineira
Nenhum comentário:
Postar um comentário