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sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Saúde distribui mais 7 milhões de doses de vacinas Covid-19 para todo o Brasil

Foto: Tony Winston/MS
A primeira dose já chegou para mais de 127 milhões de brasileiros, ou seja, 79% da população adulta do país 


Com uma nova distribuição de 7 milhões de vacinas Covid-19, o Ministério da Saúde envia doses para ampliar a campanha de imunização dos brasileiros que já vacinou 79% da população acima de 18 anos com a primeira dose. Todos os estados e Distrito Federal recebem os lotes até esta sexta-feira (27). Portanto, o processo de distribuição, que começou nesta quarta-feira (25), será concluído em 48 horas.

Nesta remessa, serão enviadas mais de 4 milhões de doses de Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan e mais de 3 milhões de doses da Pfizer/BioNTech.

A distribuição das vacinas segue critérios para garantir a igualdade na vacinação dos brasileiros em todas as Unidades da Federação. Com essa metodologia, o Ministério da Saúde distribui as doses para os estados e o Distrito Federal por faixa etária decrescente, levando em consideração a população acima de 18 anos que ainda não foi vacinada. O objetivo é tornar a campanha de vacinação equânime em todo o país.

O Ministério da Saúde trabalha para que a distribuição de vacinas seja feita em tempo recorde, seguindo todas as etapas de controle de qualidade e segurança das doses. Em 10 dias, entre 14 e 24 de agosto, a pasta enviou mais de 20 milhões de doses para todo o país, garantindo a vacina no braço de milhões de brasileiros. Saiba mais aqui: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/saude-distribui-mais-de-20-milhoes-de-vacinas-covid-19-em-10-dias

Os detalhes dessa distribuição e o quantitativo por estado estão no 41º Informe Técnico, disponível aqui.


Dose de reforço

Na quarta-feira (25), o Ministério da Saúde anunciou uma nova etapa da vacinação. A partir de meados de setembro, idosos acima de 70 anos e pessoas imunossuprimidas receberão uma dose de reforço de vacina Covid-19. A recomendação vale para todas as vacinas e o reforço deve ser feito, preferencialmente, com uma dose da vacina Pfizer/BioNTech.

A decisão foi amplamente discutida por vários especialistas na Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (CTAI) e considerou o aumento da resposta imune do organismo depois da aplicação de uma nova dose, principalmente na população mais vulnerável aos sintomas mais graves da doença. Leia mais sobre o assunto aqui. (link: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/dose-de-reforco-ministerio-da-saude-detalha-nova-etapa-da-vacinacao-contra-a-covid-19)

Além do reforço na imunização, o Ministério da Saúde também irá reduzir o intervalo entre as doses da Pfizer e Astrazeneca de 12 para 8 semanas.


Pátria vacinada

Desde o começo da campanha de vacinação, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 230 milhões de doses para todo o país. A primeira dose já chegou para mais de 127,7 milhões de brasileiros, o que representa 79% da população acima de 18 anos. Deste público-alvo, 36% já completaram o ciclo vacinal com as duas doses ou a dose única da vacina.

 

 

Mahila Lara
Ministério da Saúde

 

Como começar a investir

 Um investimento bem trabalhado é aquele que está dirigido para atender às suas necessidades no horizonte de tempo adequado.


O primeiro passo para começar a investir é ter capacidade de gerar renda através de sua ocupação profissional e ter a capacidade de poupar para gerar reserva financeira. Investir é o ato de poupar somado a inteligência financeira. Para isso, é preciso estabelecer objetivos para seus investimentos. Um investimento bem trabalhado é aquele que está dirigido para atender às suas necessidades, aplicado ao horizonte de tempo que melhor se adeque ao objetivo perseguido. Para começar a investir é preciso separar os investimentos em duas prioridades: presente e futuro.

A primeira (o presente), requer que estejamos preparados financeiramente para os imprevistos cotidianos, como ter um carro batido, um problema de saúde, ficar desempregado por um período ou circunstâncias outras usuais. Desta forma, é imprescindível formar uma “Reserva de Emergência”, cujo objetivo é ter o valor de 6 a 12 meses do seu custo mensal guardados. Assim, estando diante de uma eventualidade, é possível manter o padrão de vida pelo período da emergência, sem precisar lançar mão de outros recursos.

Para esse tipo de objetivo, as aplicações mais adequadas têm por objetivo fornecer liquidez e baixo risco, e não rentabilidade alta, pois não se sabe em que momento será preciso utilizar o recurso. A liquidez é a velocidade de conversão de um ativo ou investimento em dinheiro.

As aplicações que se encaixam nesse objetivo são: Tesouro Selic (Letra Financeira do Tesouro), título emitido pelo nosso governo e considerado o título mais seguro do País; Certificado de Depósito Bancário (CDB) com liquidez diária, que se caracteriza pelo empréstimo de dinheiro a uma instituição financeira em troca do pagamento de juros, que é uma taxa de remuneração definida no momento do investimento.

O próximo passo é estabelecer os objetivos futuros de médio e longo prazo. Esses objetivos podem abranger desde a compra de um imóvel, automóvel, demais bens, pode ser o acúmulo de recursos com o fim de complementar a aposentadoria na terceira idade, entre outros.

Nesse contexto, é preciso construir um plano de investimentos para cada objetivo que se tenha.

Por exemplo, com relação ao objetivo da aposentadoria, pode-se calcular qual seria a sua renda mensal adequada para ter na terceira idade, de forma a manter seu padrão de vida. Uma forma de fazer isso, é dividir o valor da renda que se pretende ter por 0,5%. Ilustrando: se a intenção é ter 10 mil reais de renda mensal advindo dos investimentos, ao dividir por 0,5%, se chegará à conclusão de que é preciso juntar R$ 2 milhões de reais pelo horizonte de tempo projetado até a chegada da terceira idade.

Como o horizonte desse tipo de investimento é de longo prazo, é possível alocar em ativos de mais alto risco, para que se tenha maior retorno. Lembrando que investimentos arrojados requerem um horizonte de, no mínimo, 5 anos, pois caso sofram variações negativas terão tempo de se recuperar. Destaque-se que quanto maior for o tempo de investimento, mais os juros compostos trabalharão a seu favor. Logo, os rendimentos mais expressivos advêm de investimentos a longo prazo.

Para esse tipo de aplicação, as principais alternativas são os investimentos em Ações Brasileiras, Ações Internacionais, Fundos Imobiliários, Debêntures, Tesouro IPCA (Título Público Atrelado a Inflação) e os Fundos de Previdência.

Nesse cenário, o ideal é manter uma carteira bem diversificada, de forma que se tenha vários tipos de investimentos diferentes, cada um com riscos, prazos e objetivos de rentabilidades diferentes, fazendo com que se minimize os riscos da carteira e se tenha retornos consistentes no longo prazo. Não espere resultados estratosféricos no curto prazo, esse é o principal caminho para frustrar suas expectativas e acabar tendo uma trajetória curta nos investimentos.

À medida em que se aumenta o conhecimento sobre os mercados e tipos de aplicações financeiras, é possível entender melhor a dinâmica de cada um, adquirindo confiança e, consequentemente, possibilitando uma melhor tomada de decisão na hora de investir.

A forma mais eficiente de criar e acompanhar sua própria carteira de investimentos é através de uma conta em uma “Corretora de Valores”, por meio da qual se tem acesso a praticamente todos os produtos do mercado financeiro, uma vez que tem a função de disponibilizar investimentos de diversas instituições financeiras diferentes, proporcionando um catálogo amplo de aplicações para orientar sua tomada de decisão.

Por fim, tenha em mente que poupar recursos no agora é o primeiro desafio a se vencer; criar o hábito de investir corretamente é o segundo; usufruir dos bons resultados do seu esforço, alcançando seus objetivos é a vitória!

 

 

Heitor Studart Filho – CFP® - Assessor de Investimentos e Sócio da VLG Investimentos, Engenheiro Civil, MBA em Economia e Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Especialista em Investimentos - CEA® pela Anbima e CFP® (Certified Financial Planner) pela Planejar.

 

VLG Investimentos

www.vlginvestimentos.com.br

 

Pesquisa da Repom aponta que 60% das caminhoneiras já realizaram acompanhamento psicológico

Entre os homens, apenas 25% relataram o mesmo. Mulheres representam 39% dos caminhoneiros que responderam à pesquisa


Um levantamento da Repom, marca da Edenred Brasil especialista em soluções de gestão e pagamento de despesas para o mercado de transporte rodoviário de carga, realizado em maio de 2021, com mais de 340 caminhoneiros usuários do cartão Repom, mostrou que 60% das mulheres que responderam à pesquisa já realizaram algum acompanhamento psicológico. No caso dos homens, a taxa é de 25%.

As caminhoneiras correspondem a 39% dos respondentes do levantamento da Repom. 22% delas trabalham de forma autônoma, taxa que entre os homens representa 45%. Entre as 60% que afirmaram ter buscado apoio profissional para o cuidado com a saúde mental, apenas 3% o fizeram durante a pandemia de covid-19. Os demais 27% realizaram o acompanhamento há mais de três anos. Entre os homens, 4% recorreram a psicólogos durante a crise sanitária no País.

“Os trabalhadores das estradas, muitas vezes, passam dias sem ver familiares ou amigos próximos. Esse distanciamento, que muitos de nós passamos a enfrentar por conta da pandemia, tem impactos sobre a saúde mental. É importante estarmos atentos para que todos tenham acesso a métodos preventivos e de tratamento que prezem pela saúde desses profissionais e garantam maior segurança nas estradas. Na Repom, queremos que nossas soluções facilitem a vida de caminhoneiros e caminhoneiras, e os apoiem em suas jornadas. Com o Clube da Estrada Repom, queremos também que eles se sintam acolhidos e cuidados”, afirma Andrea Beatrix, Diretora de Benefícios aos Caminhoneiros da Repom.

Desde sua abertura, há oito anos, o Clube da Estrada Repom, maior plataforma de relacionamento com os caminhoneiros no País, já recebeu mais de 650 mil visitas em busca de cuidado e descompressão. Em 2020, foram 130 mil visitantes e 10 mil atendimentos de enfermagem realizados para os trabalhadores da estrada.

Outro dado apontado pelo levantamento da Repom é que 45% das mulheres que trabalham nas estradas têm algum problema crônico de saúde, como diabetes, pressão alta, asma, entre outros. Já 28% dos homens afirmam estar nessas condições.

Em relação ao sentimento que os profissionais carregam para as estradas, 45% das pessoas que responderam à pesquisa dizem estar esperançosos, ou seja, acreditam que o cenário pode melhorar em breve. Entre as mulheres, a taxa é de 30%. Outro sentimento apontado por um volume maior de caminhoneiros foi a indiferença, presente para 20% dos respondentes – e 36% das mulheres.

“Vale destacar que esses profissionais são e foram de grande importância ao longo desses mais de um ano e meio de pandemia, ao garantirem o fornecimento de produtos essenciais para o funcionamento dos mais diferentes setores da sociedade”, destaca Beatrix.

A Repom intermedia mais de 30 milhões de transações por ano, com mais de 1 milhão de caminhoneiros utilizando suas soluções. Com mais de 28 anos de experiência no mercado rodoviário, reúne um portfólio completo de soluções para toda a cadeia logística, com foco em frota pesada, seja ela própria ou terceirizada, resultando em ganho de tempo para a indústria, transportador e caminhoneiro. 

 

 

Repom

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Edenred

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Foxbit inclui a moeda Cardano (ADA) em sua exchange

A Foxbit, uma das maiores e mais antigas exchanges de criptomoeda do mundo, passa a listar em sua exchange a moeda Cardano (ADA). 

 

Criada por Charles Hoskinson, um dos cofundadores e peça essencial no lançamento do Ethereum, a moeda ganhou muita força nos últimos meses, com uma valorização superior ao do Bitcoin, por conta do recente bull run. 

Intitulada pelos entusiastas como a “terceira geração do blockchain”, a Cardano hoje é a 3ª criptomoeda em termos de capitalização de mercado (market cap), atrás apenas de Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH).

Fundada em 2017, a Cardano é uma plataforma PoS (Proof-of-Stake) em blockchain, que busca resolver problemas de escalabilidade, segurança e robustez para a nova economia.

Através de sua avançada tecnologia, Cardano disponibiliza alta segurança e sustentabilidade para aplicativos e sistemas descentralizados.

Um de seus diferenciais é que a Cardano é um dos maiores blockchains a usar com sucesso um mecanismo de consenso de PoS, que consome menos energia do que o algoritmo de PoW (usado pelo Bitcoin).

A Cardano possui um certo rigor acadêmico, que garante que toda a tecnologia desenvolvida passa por um processo de pesquisa revisada por pares, o que permite que ideias ousadas possam ser desafiadas ou questionadas antes de serem validadas. Isso contribui para a durabilidade e estabilidade da blockchain, e também para a sua segurança, já que aumenta a chance de potenciais armadilhas serem antecipadas.

Seu propósito engloba até, de certa forma, “redistribuir o poder das grandes estruturas para os indivíduos”, ajudando a criar uma sociedade mais segura, transparente e justa.

Com vários usos possíveis da sua tecnologia, ela visa permitir que aplicativos descentralizados e contratos inteligentes sejam desenvolvidos com modularidade. Dentre suas usabilidades, abaixo algumas das principais áreas em que a Cardano pode cumprir um papel bastante significativo:

-Educação (emissão de certificados acadêmicos, prevenindo perdas ou danos à esses documentos).

-Vendas (sistema anti-falsificação, que garante que cada produto vendido é certificado como original).

-Agricultura (através do blockchain, pode contribuir para a certificação e rastreabilidade de toda a cadeia de abastecimento).

-Governo (por meio do serviço de identidade digital, os usuários podem ter maior controle de suas credenciais, que podem ser checadas a qualquer hora e em qualquer lugar).

-Finanças (permite a verificação de identidade de novos clientes em instituições financeiras, acelerando e diminuindo os custos dos processos administrativos).

-Assistência médica (seu sistema pode autenticar e verificar a origem e a cadeia de abastecimento de produtos farmacêuticos, garantindo um maior controle sobre os medicamentos, que muitas vezes são vendidos falsificados na internet).

Em relação ao seu token (ADA), ele foi projetado para garantir que os seus detentores pudessem participar da operação da rede. Na prática, os que possuem a criptomoeda têm o direito à voto em quaisquer alterações propostas ao software.

Em 2020, a Cardano realizou uma atualização “Shelley”, com o objetivo de tornar seu blockchain “50 a 100 vezes mais descentralizado” do que outros blockchains grandes. Na época, Hoskinson previu que isso abriria caminho para que centenas de ativos funcionassem em sua rede.

Atualmente, a Cardano se prepara para começar a permitir a funcionalidade de contratos inteligentes (algo que o Ethereum já faz hoje) e, com isso, deve avançar bastante no seu desenvolvimento e consolidação.

Isso será feito através do hard fork “Alonzo”, uma atualização que permitirá que qualquer um seja capaz de criar e implantar seus próprios contratos inteligentes no blockchain Cardano, abrindo caminho para novos aplicativos descentralizados (DApps).

Estima-se que a atualização seja totalmente implementada até setembro ou outubro, marcando o fim da era “Shelley” e o início da fase “Goguen”.

Com a grande expectativa em torno dessa atualização, os investidores têm dado atenção especial ao token ADA, que já chegou a se valorizar mais de 160% em pouco mais de 1 mês (de 18/julho até hoje). 

 


Gráfico de 1 ano da Cardano no par USD | Fonte: TradingView


“A Cardano é uma das mais pedidas pelos nossos clientes e por esse motivo estamos trazendo essa novidade para a plataforma. Foi a primeira criptomoeda a ser completamente baseada na metodologia científica e vem crescendo a cada dia, mostrando a força da moeda”, resume João Canhada, CEO da Foxbit.

“A Foxbit está sempre ouvindo e fazendo o melhor para os seus clientes. Neste mês, conseguimos diminuir bastante as taxas de saque de criptomoedas, além de termos adicionado Axie e Cardano, tokens muito requisitados pelos clientes”, afirmou Ricardo Dantas, Co-CEO da Foxbit. 

A inclusão da Cardano é um dos 14 lançamentos que a Foxbit teve ao longo de 2021, entre criptomoedas, tokens defi, utility tokens e stablecoins, chegando ao total de 19 criptoativos disponíveis para compra e venda pela exchange. Todas as moedas podem ser adquiridas no site da Foxbit. 


Confira a lista completa:

Criptomoedas: Bitcoin, Ether, Litecoin, XRP. 
Tokens DeFi: Uniswap, Aave, Chainlink, Year.finance, Synthelix, Ox, Kyper Network, Nexo, Axie.
Utility Tokens: Chainlink, Chiliz, OMG Network.
Stablecoins: True USD, Tether.

 

A navegação, a pandemia e o seu negócio

Assim como na navegação, onde se vai fazendo ajustes ao longo do percurso conforme as condições do tempo e do mar, na gestão de uma empresa também é preciso conduzir o barco fazendo correções. Mas se você ajustar o leme a partir de indicadores errados ou irá parar em um local incerto ou colocará o naufrágio na sua rota. 

Essa analogia serve para pensar em como você está tomando as decisões do seu negócio nestes tempos de pandemia. Está usando os indicadores corretos? Analisando o cenário e mirando além ou decidindo a partir de fatos pontuais? Aqui uma primeira recomendação: não tome decisões baseadas apenas em uma notícia do dia sobre o avanço ou retrocesso da doença, por exemplo. 

Fazer análise de risco e colocar diferentes variáveis no horizonte sempre foi uma atividade intrínseca à gestão. Mesmo que com a pandemia aparentemente se tenha mais variáveis a analisar, a crise sanitária é, na verdade, uma variável a mais. O que mudou é a calibragem dos rumos, que talvez tenha que ocorrer de forma mais frequente.

Outra atividade fundamental é envolver as pessoas na obtenção das metas da empresa. Aqui, sim, a pandemia exige um reforço de atenção e, especialmente, de organização para que os processos fluam quando o trabalho ocorre de forma remota. Quando o gestor está presente, lado a lado, observa de perto o andamento das coisas e fica mais fácil identificar o que não está no rumo certo. 

Eu comparo o êxito de um projeto à atividade física. Existem exercícios complexos de fazer e que dão resultado. Outros são simples de serem executados e, desde que feitos periodicamente, têm bom efeito também. De maneira geral, as empresas não perdem competitividade por não fazerem coisas complexas. Elas perdem ao não fazerem a tarefa simples. 

Não basta, porém, aferir dados. É fundamental corrigir e escolher os indicadores corretos. Se o gestor não vê que está na direção errada e ainda aumenta a velocidade do barco, a única certeza é que ele chegará mais rápido onde não quer.

 


Jorge Süffert - CEO da Qualitin, consultoria estratégica e gestão de indicadores.

 

Mais da metade dos empresários do comércio teme nova onda de Covid-19

De acordo com levantamento da Fecomércio MG, 58,5% do varejo mineiro receia que piora da pandemia leve a um novo fechamento das empresas


Altamente contagiosa, a variante Delta do Covid-19 tem causado novos surtos da doença, principalmente entre pessoas não vacinadas. Em Minas Gerais, já são 12 casos de infecção pela cepa indiana registrados pelo Painel de Monitoramento dos Casos de Covid-19 do governo estadual. Para frear a disseminação dessa variante, alguns países voltaram a adotar medidas de distanciamento social. Mas essa variante também influencia o humor do empresário do comércio.

O receio que uma nova onda volte a fechar o comércio mineiro é compartilhado por 58,5% dos empresários do estado. Caso esse cenário se confirme, 64,1% dos entrevistados acreditam ter condições de manter seu negócio funcionando, sendo 34,5% por até seis meses e 35,5% por mais de um semestre. Esses dados compõem a quarta edição da pesquisa de opinião “Impactos do novo coronavírus na atividade econômica”, elaborada pela Fecomércio MG.

O economista-chefe da Federação, Guilherme Almeida, pontua que a cautela dos empresários reflete os desafios enfrentados ao longo da pandemia de Covid-19. “Apesar da retomada das atividades econômicas, muitos negócios ainda estão lutando para recuperar os prejuízos causados pela crise sanitária, e uma possível nova onda reforça essa preocupação”, avalia.

Não por acaso, 45,5% dos empresários precisaram manter seu estabelecimento fechado em decorrência das restrições causadas pela pandemia. Dentre esse grupo, 81,8% ainda sofrem com os impactos da crise sanitária, com destaque para fatores como a queda na receita (93,9%), o acúmulo de estoque (33,1%) e a perda de funcionários (24,3%).

Segundo o levantamento, 37,2% dos empresários apresentaram problemas de liquidez e falta de recursos, sendo que 43,7% solicitaram empréstimos ou crédito junto às instituições financeiras para honrar seus compromissos.

Mesmo diante da reabertura do comércio, 51,8% consideram que o fluxo de clientes não retornou ao nível pré-pandemia. Além disso, 61,8% entendem que o fluxo também não retornou ao esperado. Para driblar a crise, mais da metade dos empresários (53,5%) precisaram conter os gastos para manter as atividades. Entre as medidas adotadas estão a redução dos pedidos de estoque (43,75), a negociação de contratos (17,1%) e o corte no quadro de funcionários (3,3%).

Apesar desse cenário, a maioria dos empresários não precisou demitir (67,6%). No entanto, 41,3% adotaram alguma medida do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm). Entre os destaques estão a redução proporcional de carga horária e salário dos empregados (66,5%), a antecipação das férias (52,4%) e a suspensão do contrato de trabalho (38,4%).

O economista-chefe explica que o avanço na vacinação pode contribuir para a recuperação da economia. “Desde que acompanhada pela melhora dos indicadores macroeconômicos, a imunização contra o Covid-19 e a manutenção dos protocolos sanitários pode contribuir para um cenário mais promissor no segundo semestre, marcado por datas comemorativas relevantes para o comércio varejista.”

A pesquisa de opinião “Impactos do novo coronavírus na atividade econômica” foi realizada entre os dias 26 de julho e 4 de agosto 2021, com 398 empresas do comércio varejista, atacadista e de serviços de Minas Gerais.


Você sabe o que é o contrato de confidencialidade?

 Entenda o que é o contrato de confidencialidade e como ele funciona


O contrato de confidencialidade, também conhecido como sigilo, ou Non Disclosure Agreement (NDA), é um instrumento jurídico que visa proteger segredos industriais ou comerciais e informações. Esses segredos, algumas vezes, não estão protegidos pela lei de propriedade industrial, pela lei de direito autoral ou pela lei de propriedade intelectual de programas de computador, pois com a grande movimentação de informação e com as facilidades promovidas pela tecnologia, é mais fácil observar o vazamento desses segredos, documentos ou informações sigilosas. 

“Mesmo estando protegido por uma dessas leis, o proprietário, para uma maior segurança e proteção da informação, opta por não registrá-la, mas apenas por assinar o NDA com qualquer um que venha a ter acesso a ela”, explica a advogada em direito tributário e imobiliário Sabrina Rui.

O NDA, promove uma segurança entre as partes envolvidas no contrato, mas não impede completamente o vazamento desses dados, porém estabelecer punições para caso haja o descumprimento do contrato, ajuda a diminuir as chances de um vazamento acontecer.

 


Dra. Sabrina Marcolli Rui - Advogada em direito tributário e imobiliário

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SR Advogados Associados

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Rua Dr. Alexandre Gutierrez, nº990 – 6º andar – sala 601 e 602, água verde – Curitiba.


Paula Tebett explica como tirar o melhor do Linkedin para a carreira profissional

Especialista dá dicas de como aproveitar a rede social com mais de 722 milhões de usuários


Você sabia que o Linkedin é a maior rede social de trabalho do mundo e um grande canal para se conseguir uma recolocação profissional? Mas você está realmente aproveitando todas as funcionalidades desta plataforma?

Segundo Paula Tebett, especialista em mídias sociais para negócios e com mais de 10 anos de experiência em marketing digital, o LinkedIn é atualmente a melhor plataforma online para divulgar o seu trabalho e se conectar com profissionais de diversas áreas de atuação.

“O Linkedin é uma rede social muito rica, que oferece a probabilidade de engajar conteúdo de forma orgânica, mas muitos profissionais ainda não aproveitaram todas as funcionalidades dessa ferramenta”, explica Paula lembrando que ao se dedicar à rede, conseguiu um crescimento exponencial de oportunidades de trabalho e reconhecimento do seu serviço na minha área de atuação.

“O aprendizado também é enorme com tudo o que podemos pegar de ideias no meio do caminho. Fui chamada para criar conteúdo para marcas, para dar palestras em grandes eventos, graças à visibilidade que passei a ter por lá”, lembra Paula.

Então para se conseguir uma recolocação no mercado, não basta apenas enviar currículos pela plataforma, mas sim estar presente aproveitando todas as ferramentas, como cursos, publicações em texto, vídeo, artigos, notícias.

“Engaje sua audiência, ofereça insights, use e abuse da rede. A rede tem muitas opções que vão te fazer um profissional melhor”, alerta.

Conheça a seguir algumas dicas da Paula de como explorar o Linkedin, que hoje já ultrapassou a marca de 722 milhões de usuários em 200 países e é a maior rede profissional do mundo:

1 - Buscar parcerias para um projeto ou negócio;

2 - Criar credibilidade sobre determinado tema relativo a sua carreira;

3 - Fazer networking para se conectar com as pessoas certas, que podem ser contactadas para trocar experiências sobre conteúdos, ferramentas de trabalho e vivências diferentes;

4 - Possibilidade de apresentar trabalhos e textos autorais através de linguagens diversas, produções em vários formatos;

5 - Crie relações interpessoais que agregam valor, busque propor soluções para quem precisa;

6 - Pelo LinkedIn é possível se informar e aprender, mesmo que através de conteúdos sucintos e bem-humorados;

7 - Poste textos interessantes com imagens pois elas ajudam a aumentar quase 40% mais a interação e engajamento com o leitor;

8 - Produza artigos ricos sobre temas que você domine para que eles sejam ranqueados pelo Google. Inclusive esse artigo pode incluir links, imagens, videos, todo material rico que irá ajudar a gerar autoridade sobre o tema;

9 - Use de 3 a 5 hashtags em seus posts dentro da plataforma;

10 - Faça Lives e Stories;

11 - Use PDFS para posts em formato carrossel;

“Essas técnicas permitem crescer, gerar autoridade no LinkedIn e, como consequência, gerar oportunidades de trabalhos. Mas, pense nisso como um ciclo natural, tudo faz parte de um processo de mostrar no que você é bom e o que você pretende adquirir como profissional. É a base do funcionamento das mídias sociais”.

Mas qual o melhor tipo de conteúdo para postar?

Por ser uma rede profissional, podemos ficar com receio de que tipo de conteúdo postar. Paula explica que artigos e conteúdos sobre a trajetória da sua carreira são bem interessantes, como o seu aprendizado profissional, quais as dificuldades e barreiras ultrapassadas, certificações e prêmios conquistados. 

Paula alerta que o importante é postar, pois muitas empresas hoje não estão contratando pessoas que não têm o costume de se posicionar e criar conteúdo de qualidade com consistência e frequência nas redes sociais.

 

“Se você não se posicionar, como você poderá ser visto pelas empresas”, indaga.

 A especialista lembra que histórias verdadeiras conectam pessoas e isso vale para: 

1 - Um tbt do seu primeiro emprego;

2 - Artigos dentro do seu nicho;

3 - Opiniões sobre temas factuais e outros tipos de conteúdo;

4 - Tendências, instruções, temas sobre liderança; dicas;

5 - Conquistas alcançadas em seus trabalhos, até mesmo em trabalhos voluntários;

6 -  Postar às 9h da manhã, por volta de meio-dia e às 15h da tarde.

7 - Se você já está no trabalho faça um stories da sua empresa. Mostre o dia a dia, os bastidores. Se recebeu uma visita, um treinamento importante, um aprendizado, que tal falar na rede?

 

“O LinkedIn me transformou no profissional que sou hoje e me abriu diversas oportunidades de trabalho. Por isso, já começo afirmando: não subestime a maior rede social profissional do mundo! Ela gera muitos negócios e ótimas relações de trabalho. Há muito mais para se aproveitar na mídia”, conclui.


Cartilha orienta sobre como vender pela internet com segurança

Material elaborado pela ABComm traz instruções e até dicas para escolher o melhor meio de pagamento nas lojas virtuais


Segundo a Neotrust, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce, o varejo digital faturou R$74,76 bilhões no primeiro semestre de 2021, alta de 37% em relação ao mesmo período do ano passado.  A expansão do e-commerce no Brasil é uma realidade; e isso traz algumas demandas, incluindo preocupação com a segurança.  Para orientar aos lojistas virtuais a reduzirem problemas nas transações, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a ClearSale, relança a Cartilha de Venda Segura Pela Internet, revista e atualizada, trazendo boas informações sobre como se proteger de fraudes e não ter prejuízos nas transações eletrônicas.

“Segurança é palavra de ordem no e-commerce. Com as melhores dicas para que os lojistas tenham o menor número de fraudes e vendam com mais segurança, programamos o lançamento para preparar o varejo para as datas que vêm por aí: Dia das Crianças, Black Friday e Natal”, afirma Mauricio Salvador, presidente da ABComm.

O material é escrito numa linguagem simples e acessível e esmiuça o que se deve fazer para ter um comércio eletrônico seguro. São dicas que vão das senhas utilizadas até a necessidade de backup de dados.

“Esta iniciativa vem com o objetivo de reforçar o nosso compromisso em contribuir para um ecossistema cada vez mais seguro no varejo digital. Em parceria com a ABComm, queremos unir forças para que o Brasil tenha uma expansão sólida no e-commerce”, afirma Omar Jarouche, diretor de Marketing e Soluções da ClearSale.

“A cartilha orienta o lojista a proteger o seu próprio negócio e proteger dados de inúmeros clientes, sendo, portanto, é um recurso poderoso para as vendas”, explica Salvador.

Para baixar a cartilha, acesse: https://br.clear.sale/hubfs/marketing/conteudo/cartilha-abcomm-clearsale-venda-segura-na-internet.pdf

 

Dia do Gamer - 29 de agosto

Como a indústria de jogos eletrônicos atrai cibercriminosos

Enquanto mais de 3,2 bilhões de jogadores de videogames comemoram o dia do gamer, a Check Point Software lembra a eles que o setor é extremamente atraente aos hackers, inclusive com ataques de ransomware

 

Em 2008 foi instituído o Dia do Gamer, comemorado em várias partes do mundo no dia 29 de agosto. Segundo dados do Statista, em 2021 há mais de 3,2 bilhões de jogadores de videogame em todo o mundo.

A setor de videogames já superou a indústria do cinema, e a pandemia do coronavírus acentuou seu crescimento. De acordo com a IDC, a indústria de jogos eletrônicos alcançou receita de US$ 179,7 bilhões em 2020. E onde há dinheiro, existem cibercriminosos.

Além disso, o número geral de ataques cibernéticos a organizações em todo o mundo está aumentando. O relatório de segurança do primeiro semestre de 2021 da Check Point Software revela um aumento alarmante de 29% nos ataques em geral.

Empresas de games na mira dos cibercriminosos

Vítimas de ransomware e técnicas de extorsão incluem as empresas Capcom, criadora das lendárias franquias Street Fighter, Mega Man, Resident Evil, Devil May Cry e Monster Hunter, e CD PROJEKT RED, a empresa por trás de sucessos como The Witcher e Cyberpunk 2077. Mais recentemente, a Electronic Arts, uma das maiores empresas de games do mundo, enfrentou um ataque que resultou em roubo de dados e código-fonte.

Ataques a jogadores

Mas, não são apenas as empresas de jogos eletrônicos que são alvos de ameaças e ataques cibernéticos, os jogadores também. A enorme comunidade de games, que usa ativamente tecnologia moderna e tem experiência com microtransações e pagamentos online, é um alvo muito atraente. Os jogadores são frequentemente usados como um canal para atacar ou chantagear organizações.

Além disso, a maioria dos jogos usa um microfone ou câmera, portanto, se o ataque for bem-sucedido, os cibercriminosos podem acessar uma grande quantidade de informações confidenciais e espionar as vítimas. O maior problema, porém, é o roubo de contas. Os cibercriminosos estão sempre tentando encontrar vulnerabilidades que lhes permitiriam assumir o controle de contas de jogos e obter acesso a cartões de crédito ou outros dados confidenciais. Aliás, o mais preocupante é que muitos jogadores podem nem perceber que isso está acontecendo se os atacantes roubam pequenas quantias regularmente.

Os vários golpes de phishing que visam jogadores de games populares não são exceção. Os atacantes tentam atrair as vítimas com recompensas e bônus e, em seguida, roubam, por exemplo, detalhes de login imitando sites oficiais.

A Check Point Software também divulgou vulnerabilidades no popular jogo Fortnite que os hackers podem explorar para roubar contas, dados e dinheiro, ou para observar e espionar. Vulnerabilidades também foram descobertas no cliente de jogo Origin da Electronic Arts . Se exploradas, essas vulnerabilidades poderiam levar ao roubo de contas e identidades de jogadores.


Então, como os gamers podem se proteger?

Para que os jogadores aproveitem não apenas o Dia do Gamer, mas também qualquer outro dia, os especialistas da Check Point Software indicam as práticas básicas de segurança a serem seguidas:

- Usar a autenticação de dois fatores (2FA) é essencial para minimizar a ameaça de um ataque potencial. Um código de segurança será exigido ao fazer login em uma conta a partir de um novo dispositivo; é uma proteção que pode poupar aos jogadores muitos problemas e perdas financeiras.

- Ao mesmo tempo, o sistema operacional e os aplicativos devem ser atualizados regularmente, eliminando quaisquer falhas de segurança conhecidas.

- Os jogadores móveis nunca devem baixar aplicativos de fontes e lojas não oficiais. No entanto, mesmo as lojas oficiais são ocasionalmente infiltradas por aplicativos de malware, por isso é essencial usar uma solução de segurança que possa encontrar e interromper proativamente as ameaças antes que elas possam causar qualquer dano.

O produto Check Point Harmony Mobile protege os dispositivos móveis corporativos contra os ciberataques e fornece proteção em tempo real até mesmo contra as ameaças mais avançadas. Já o ZoneAlarm Mobile Security protege dispositivos móveis privados ou pessoais contra ransomware, roubo de dados e de login e redes Wi-Fi perigosas.

 


Check Point Software Technologies Ltd.

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Procura por voluntariado corporativo aumenta durante a pandemia

Período tem despertado empatia e solidariedade nas pessoas; no programa De Mãos Dadas, da AngloGold Ashanti, o número de participantes mais que dobrou

 

Engajar pessoas em prol de um bem maior, coletivo, sentindo-se bem em fazer o bem. Essa dinâmica que inspira pessoas a se voluntariarem em projetos sociais tem sido cada vez mais aplicada ao mundo corporativo, por beneficiar comunidades e voluntários. No Dia Nacional do Voluntariado (28/8), o balanço é que esse tipo de iniciativa ganhou ainda mais força durante a pandemia, quando camadas mais vulneráveis da sociedade passaram a demandar um olhar mais atento e solidário de quem pode ajudar.

Segundo a gestora do Comitê Mineiro de Voluntariado Corporativo (CMVC), Vívian Ramos, o voluntariado corporativo tornou-se não só uma ferramenta de desenvolvimento social, como também um instrumento para a saúde mental, em tempos tão difíceis. "É cada vez mais notória a riqueza e o potencial do voluntariado dentro das empresas, que vai além dos benefícios sociais às comunidades, principalmente em um contexto tão frágil quanto o da pandemia", afirma.

A AngloGold Ashanti incentiva ações voluntárias entre seus funcionários por meio do programa De Mãos Dadas. Em 17 anos, mais de 40 mil pessoas já foram beneficiadas. Apenas durante a pandemia, 36 instituições já receberam o apoio de voluntários em ações promovidas pelo projeto da empresa. O último ciclo concluído do programa (2019/2020) teve recorde de participações (passou de 483 para 1.102 em relação ao ciclo anterior). De acordo com o gestor do projeto e supervisor de Educação Ambiental, Diego Pereira, isso ocorreu porque as pessoas se sensibilizaram com o contexto pandêmico.

"Participar do programa de voluntariado é uma satisfação em diversas instâncias. A primeira, profissional, por contribuirmos com nossa expertise e habilidades. A outra, pessoal, é a possibilidade de colaborar com uma mudança de postura e atitude, levando solidariedade a quem precisa", afirma Diego.



De Mãos Dadas

O objetivo do programa De Mãos Dadas é inspirar as equipes da AngloGold Ashanti a participar de ações que ajudem a desenvolver as comunidades próximas das suas operações, oferecendo o que têm de melhor, seja com conhecimento ou com a boa vontade de ajudar. Desde que foi criado, em 2004, tem envolvido mais pessoas no convívio com os vizinhos das operações.

Podem participar empregados diretos e seus familiares, ou funcionários terceirizados. Desde o início do programa, mais de 40 mil pessoas foram beneficiadas - 210 instituições/comunidades e 5 mil participações voluntárias. Além de incentivar os empregados, a AngloGold Ashanti fornece um subsídio para reforçar as ações.

No último ciclo concluído, o de 2019/2020, os voluntários uniram esforços para o combate à Covid-19 nas comunidades, direcionando ações para esse fim. Foram arrecadados materiais de proteção e higiene pessoal e desenvolvidas ações educativas em escolas e comércios, além de homenagens a profissionais de saúde. Foram 76 ações realizadas em 3.065 horas trabalhadas, 36 entidades beneficiadas (11.106 pessoas) e 1.102 participações voluntárias em 7 cidades (9 comunidades).

A iniciativa está inscrita no prêmio Conexões que Inspiram, do CMVC. A ação vai compartilhar e divulgar experiências, histórias e iniciativas que sirvam de inspiração, estimulando, engajando e servindo de referência para outras instituições e organizações, além de mais voluntários e atores locais, num reconhecimento de que fazer o bem transforma vidas.

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