Trade
Marketing Digital é uma estratégia que tem como objetivo aumentar as vendas de
produtos online, melhorando a experiência do consumidor no meio digital e
diminuindo a taxa de desistências de compra através da gestão dos canais.
Isso
quer dizer que o foco está na experiência do usuário em e-commerces, páginas de
venda, marketplaces e aplicativos de compra online. Tudo isso, por meio de
ações para impactar nas decisões de compra e aumentar as chances de sucesso nas
vendas.
Investir
no trade marketing digital pode ajudar, também, a conquistar mais clientes nos
pontos de vendas físicos. Isso acontece graças ao comportamento do consumidor,
que está a cada dia mais híbrido, fazendo uma jornada de compra que passa tanto
pelo meio digital quanto pelas lojas físicas.
Atualmente,
o consumidor é chamado de omnichannel, ou seja, ele navega por ambientes
físicos e digitais, escolhendo a melhor opção, seja por preço, comodidade,
qualidade, facilidade de acesso, formas de pagamento ou experiências de outros
usuários.
Para
garantir o sucesso da estratégia de trade marketing digital, a Gofind, primeiro localizador de produtos
omnichannel do Brasil, lista os cinco pilares essenciais. Confira:
1.
Foco no consumidor omnichannel
Segundo
pesquisa da Salesforce, o consumidor costuma ter de seis a oito pontos de
contato com a marca antes de tomar a decisão de compra. Isso significa que é
cada vez mais indispensável que as marcas se comuniquem com seus consumidores
de forma personalizada e dinâmica.
O
consumidor tornou-se omnichannel, ou, em outras palavras, multicanais. Isso
quer dizer que estão conectados a todo momento, em várias plataformas, buscando
sempre a melhor experiência de consumo.
Quanto
antes as marcas entenderem que precisam oferecer uma experiência digital tão
satisfatória quanto a experiência na loja física, melhor será a percepção do
consumidor e maior será a sua chance de vender para ele novamente.
2. Otimização das vitrines digitais
É
importante oferecer boas páginas de produtos, acessíveis, otimizadas para a
melhor experiência do usuário possível, e que sejam intuitivas, responsivas para
a navegação no celular e em outros dispositivos móveis. Também devem ser
seguras, esclarecedoras e que facilitem a jornada de compra para que o usuário
compre, indique e retorne em mais oportunidades.
3.
Merchandising digital
É
extremamente importante que as informações contidas nas páginas dos produtos
online sejam relevantes e atualizadas, e que contenham imagens reais e
atrativas dos produtos, dados técnicos, textos e imagens que ajudem a vender,
informar e melhorar a experiência de quem compra online.
4.
Ações promocionais
Uma
parte fundamental de qualquer estratégia digital, além das páginas de produtos
e vendas, é a ação de marketing que irá atrair os consumidores para o ponto de
venda online. Além disso, é importante incentivar o consumidor a visitar seus
canais de venda, sejam eles físicos ou digitais, oferecendo vantagens e outros
atrativos.
5. Integração do Online e Off-line
Ser
omnichannel é muito mais do que executar ações em múltiplos canais, é fazer com
que estes canais online e offline estejam conectados e integrados, oferecendo a
melhor experiência de compra para o consumidor moderno. Deixe que o seu cliente
escolha o melhor meio para ele e facilite a tomada de decisão.
Um
trade marketing bem executado ajuda a marca a se manter relevante para o
consumidor e quando este busca por produtos e serviços online é necessário que
sua empresa esteja preparada para importá-lo de forma positiva.
Por isso, invista
seu tempo, esforço e recursos em implementar processos, planejamento
estratégico, controle e análise dos indicadores de desempenho. Isso fará com
que sua empresa alcance a excelência, independente do segmento.