- Certificações,
perfil profissional, tratamento personalizado e humanizado e tecnologia,
são orientações importantes para fazer a escolha certa e garantir a
segurança e o bem-estar dos pacientes e profissionais da
saúde
- Setor cresceu 35% no país desde março de 2020
A pandemia causada pelo novo coronavírus e o risco de
contaminação nos hospitais e consultórios, levaram as pessoas a procurarem cada
vez mais alternativas para os cuidados com a saúde em casa.
De acordo com o NEAD - Núcleo Nacional das Empresas de
Serviço de Atenção Domiciliar, o setor cresceu 35% no país desde março de 2020
e, com base nos dados da Pronep, empresa pioneira em atenção domiciliar no
Brasil, entre os meses de fevereiro e março deste ano aumentou em 40% a
implantação de novos pacientes em home care. Diante desses fatos, a atenção na
hora da contratação de serviços de home care se tornaram imprescindíveis.
Para tanto, o Dr. Douglas Fini, gerente médico da Pronep,
indica alguns dos principais fatores que devem ser levados em conta no momento
de decidir qual a melhor instituição para prestar o serviço.
O primeiro passo é verificar a acreditação, pois é o meio
ao qual as instituições de saúde são submetidas de maneira rigorosa a um
processo de avaliação e certificação do nível dos padrões de segurança e
qualidade que devem ser cumpridas no dia a dia. Entre as acreditadoras está a
Joint Commission International (JCI), certificadora da Pronep e uma das
mais importantes entidades de certificação de qualidade na saúde do mundo.
“É um procedimento fundamental, pois não é somente a
garantia de que o paciente receberá um serviço seguro, mas também é sinônimo de
que a empresa tem uma imagem positiva perante ao mercado e aos pacientes, além
de mostrar que a entidade é íntegra, humana e preza pela sua qualidade e
eficiência no atendimento”, reforça o Dr. Douglas Fini.
Outro ponto relevante ao escolher um serviço de atenção
domiciliar é estar atento aos enfermeiros, fisioterapeutas e médicos que irão
acompanhar o paciente. “A instituição precisa oferecer profissionais treinados,
atualizados e que estejam sempre alinhados com as necessidades do paciente.
Vale ressaltar que a relação entre quem está oferecendo e recebendo o
tratamento deve ser a melhor possível, pois essa pessoa estará no dia a dia da
família. Além disso, a assistência de home care deve ser totalmente humanizada
e personalizada, buscando suprir as necessidades de quem está obtendo a terapia
com excelência, assertividade, diálogo, atenção e resultados eficientes”,
explica.
O médico também reforça que, para garantir uma terapia
eficaz em domicilio, é de suma importância certificar-se sobre as inovações e
tecnologias que a prestadora de serviço oferece, como aparelhos e insumos de
última geração para aplicação de medicamentos e exames precisos de diagnóstico
e imagens. Um bom monitoramento remoto é fundamental para o tratamento de um
paciente em home care, seja ele crônico ou de internação domiciliar. A medição
de glicemia, pressão, saturação e o apoio à distância via telemedicina se
necessários devem estar no radar e a empresa precisa monitorar esses pacientes
e levar informação em tempo real para a central da prestadora de serviço.
“Todos os serviços em domicílio devem ser realizados por profissionais treinados, proporcionando ao paciente e seus familiares uma experiência acolhedora, que extrapola o atendimento de saúde. Os protocolos indicados precisam ser colocados em prática com a intenção de prestar um serviço de qualidade, segurança, personalização e humanização, pois o bem-estar dos pacientes e colaboradores é fundamental”, conclui Dr Douglas.
Pronep Life Care
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