Pesquisar no Blog

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Quatro mitos e verdades sobre limpeza do smartphone em tempos de pandemia


Yesfurbe desmistifica lendas de higienização para manter seu celular limpo e funcionando

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como limpar o celular e, por vezes, acabam não dando a devida atenção para isso ou limpam com produtos que podem danificar o aparelho. Essas questões aparecem ainda mais com pandemia do coronavírus e a necessidade da limpeza e proteção desses objetos. Existem vários mitos sobre produtos que podem ou não ser usados de jeito nenhum para higienizar o smartphone. Por isso, a Yesfurbe , plataforma de compra e venda de smartphones refabricados, desvendou alguns deles:

Limpar celular com pano úmido com água:
Mito. Água e componentes eletrônicos não se misturam. Portanto, evite ao máximo utilizá-la na limpeza do smartphone. Além da possibilidade de dar curto, a água deixa resíduos para trás depois de evaporar e eles causam problemas ao entrarem em contato com componentes internos. Há sprays específicos para limpeza de tela no mercado, os "limpa telas".

Quanto mais produto químico, melhor:
Mito. O ideal é usar apenas álcool isopropílico, exatamente por este não deixar resíduos para trás e ser o mais indicado para a limpeza de componentes internos.

Nunca assopre as entradas do celular:
Verdade. Quando sopramos o celular para tirar algo, podemos danificar algumas partículas eletrônicas com saliva.

Tipo de pano influência na higienização:
Verdade. De preferência, utilize tecidos de microfibra ou 100% algodão, principalmente para não deixar fiapos para trás. 


NARCISISMO E PODER


"Do alto do Olimpo, a deusa Nêmesis condenou Narciso, uma pessoa de extrema beleza, a apaixonar-se pela própria imagem. Certo dia, cansado após um penoso dia de caça, ele debruçou-se sobre um lago para tomar água e viu o seu reflexo espelhado. O resultado: ficou apaixonado no mesmo instante. Narciso, então, passou o resto de seus dias admirando a própria imagem refletida. Sem comer e sem beber, ele definhou até morrer [...]".
Esse conto da mitologia grega ajuda a compreender a extensão do amor próprio e a vaidade. Já para a psicologia, o narcisismo é um transtorno de personalidade e suas principais características são o padrão invasivo de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia. São pessoas que superestimam suas capacidades e exageram suas realizações, pois acreditam que são únicos e especiais. E, por se limitarem ao que fazem e pensam, a maioria das pessoas significa pouco para eles.
Já em suas relações sociais e pessoais, a inveja é um sentimento muito característico entre os narcisistas. Além de terem esse sentimento em relação às conquistas alheias, aqueles que possuem o distúrbio acreditam que os demais também invejam suas conquistas. Dessa forma, não são bons companheiros, pois sua falta de receptividade os torna incapazes de ajudar os outros. E se, porventura, decidem estender a mão a alguém, somente o fazem para obter notoriedade e aplausos.
Os narcisistas também costumam se aproveitar dos outros, principalmente de pessoas bem posicionadas perante a sociedade. Por isso, o narcisismo e poder estão intrinsecamente conectados. Aliás, tudo o que está ligado a busca do poder é, do ponto de vista caracterológico energético, uma condição narcisista.
A palavra "poder" vem do latim Potere e significa "a capacidade de fazer algo, bem como a posse de mando e da imposição da vontade". Poder, portanto, é uma força que permeia as relações sociais desde o início da sociedade humana, definidas por posições de autoridade. Focado na preservação da vida, o biopoder também surge para estabelecer uma relação de dependência entre indivíduos ou grupos em relação aos demais.
Em buscas cotidianas de poder, os narcisistas são capazes de ultrapassar limites morais, éticos, físicos e psicológicos para atingirem seus objetivos. Assim, não irão poupar esforços para derrubar quem estiver em sua frente. Por isso, quando não conseguem a atenção e o poder que desejam, podem reagir com sadismo, agressividade e frieza.
Dito isso, é importante impedir que a vaidade interfira na coletividade, a fim de evitar que atitudes narcisistas exerçam um poder tóxico e destrutivo para um indivíduo e para a sociedade. Hoje vivemos num momento histórico global em que a atitude de um interfere na coletividade. O medo impera. Então, devemos refletir sobre como podemos impedir que a fogueira de vaidades, marcadamente narcísica, exerça um poder destrutivo no ambiente em que vivemos.



Sonia Pittigliani - psicóloga da Telavita, plataforma de psicoterapia online, e conta com 40 anos de experiência nas áreas de psicoterapia breve, psicologia hospitalar e psicologia da saúde

As revelações ‘exóticas’ da internet sobre os brasileiros em tempos de Covid-19




Levantamento realizado pela SEMrush traz as curiosidades e termos excêntricos mais procurados em relação ao coronavírus; desde banho gelado até 5G
 
A pandemia global avançou rapidamente em todos os países do mundo e imediatamente os brasileiros recorreram os mecanismos de busca na internet para sanarem suas dúvidas e entenderem mais sobre o único assunto que se fala: coronavírus. Dados apurados pela SEMrush , líder global em marketing digital, mostram as taxas de crescimento percentual de alguns dos termos relacionados ao coronavírus que chamam a atenção por não serem tão convencionais.
Nos últimos quatro meses, ainda que amplamente divulgadas, as fake news envolvendo possíveis alimentos que teriam poder de prevenir ou curar a doença, foram alvo de buscas na internet. "Alho cura coronavírus", "café cura coronavírus", "chá cura coronavírus" e "limão cura coronavírus", foram expressões muito pesquisadas pelos brasileiros, nos mecanismos de busca na internet: as taxas de crescimento mensal em porcentagem são, respectivamente, 3267%, 3292%, 3267% e 143%.
Além disso, outra curiosidade dos brasileiros é que, por mais que notícias tenham sido divulgadas sobre a inexistência de remédios ou vacinas, entre fevereiro e março de 2020, subiu 7300% o volume de pesquisas por "comprar remédio coronavírus". Há também aqueles que se convenceram a buscar outras possibilidades, como "banho gelado coronavírus", essa expressão teve crescimento de 35% no volume de pesquisas entre março e abril.
Um fator que vale destaque é a queda de buscas por "Coronavírus é mentira" com o passar dos meses. Janeiro e fevereiro foram os maiores períodos de taxas de buscas pelo termo, com 1000% e 809%, respectivamente. Em seguida, a relação de março e abril, apresenta uma queda de 51%, sinal de que as pessoas mudaram de comportamento.
Por fim, "coronavírus 5G" também foi amplamente pesquisado pelos brasileiros devido a repercussão internacional a partir da crença de grupos de pessoas em teorias da conspiração de que a tecnologia 5G ajudaria a propagar o vírus. Após os esclarecimentos pela comunidade científica, o termo também impactou os mecanismos de pesquisa no Brasil e sua a taxa média de crescimento pelas buscas foi de 253%.

Posts mais acessados