Especialista
da Total explica quais itens do veículo devem ser checados ao viajar
O
último feriado prolongado do ano se aproxima e, para aproveitar os dias de
descanso que estão por vir com a Proclamação da República, celebrada em 15 de
novembro, muita gente vai pegar a estrada e viajar. Mas, para evitar
inconvenientes a caminho da praia ou do interior, é preciso verificar as
condições do automóvel.
De
acordo com o Coordenador Técnico da Total Lubrificantes do Brasil –
uma das quatro maiores companhias de petróleo e gás do mundo –, Fábio
Silva, o check list vai além dos componentes básicos que o
motorista normalmente avalia. “Muita gente acredita que basta calibrar os
pneus, checar o nível do óleo ou completar o tanque do combustível para que o
carro esteja pronto para seguir viagem. É preciso, no entanto, conferir outros
itens que garantem a segurança do veículo, bem como a dos passageiros”,
observa.
Após
traçar o destino e deixar as malas prontas, o motorista deve preparar o
automóvel para a estrada. Levar o carro ao seu mecânico de confiança é o
primeiro passo. “É ele quem tem as competências e os conhecimentos necessários
para executar a manutenção. Por isso, é muito importante conhecer bem o
profissional que vai cuidar do seu veículo para também não ser enganado, acabar
pagando a mais pelo serviço e, principalmente, não ter problemas de segurança com
o carro”, alerta Silva.
Os
sistemas dos filtros de ar, óleo e combustível podem ser avaliados e trocados
quando necessário, sempre conforme a indicação do manual do proprietário do
veículo. Apenas substituir o lubrificante, sem a troca do filtro, por exemplo,
diminui bastante a vida útil do óleo, que é crucial para o cumprimento de
diversas funções que garantem o bom desempenho do motor.
Segundo o Coordenador da Total, o lubrificante atua como um
agente-chave para garantir a confiabilidade e o funcionamento adequado do motor
do veículo, portanto, saber quando as trocas devem ser realizadas
contribui preventivamente no desgaste, na oxidação e na corrosão de peças. “Em contato com o oxigênio e aquecido com o calor do motor,
o óleo acaba perdendo propriedades e eficiência. A escolha certa do
produto é determinante para aumentar a vida útil do carro. Além disso, auxilia
na redução do consumo de combustível, das emissões de poluentes e dos custos
com a manutenção”, explica.
Outros
componentes que não podem ficar de fora da verificação do mecânico sãos as
lâminas e as borrachas do para brisas. É preciso avaliar se os encaixes das
hastes do limpador estão seguros. Para isso, a borracha das palhetas deve ser
lavada apenas com água, pois seu funcionamento pode ser prejudicado com a
adição de outros elementos químicos durante a limpeza. Já o nível do fluído de
freio deve ser sempre checado para evitar o mau funcionamento.
“Ruídos,
trepidações, perda de eficiência ou pedal duro indicam que é necessário realizar
uma avaliação mais minuciosa para descobrir o que está acontecendo com o
veículo. O mesmo é indicado para velas e cabos, pois qualquer falha com eles
pode gerar desgaste prematuro, comprometendo a vida útil de outros itens do
carro”, garante Silva.
A correia
dentada também deve ser avaliada e trocada a cada 50 mil km, aproximadamente.
Porém, como o rompimento dessa peça pode danificar severamente o motor, é
recomendado uma verificação a cada 15 mil km rodados porque podem apontar
trincas e desgastes. O radiador igualmente precisa passar por manutenção para
conferir se a válvula termostática, do radiador, da bomba d´água, da ventoinha
e dos marcadores de temperatura do painel estão funcionando corretamente.
Para
pegar a estrada com segurança nesse feriado, ainda é necessário verificar a
parte elétrica, dos faróis e das lâmpadas, sem esquecer dos pneus. Eles devem
estar sempre calibrados, o que inclui o estepe. “Depois de avaliar tudo isso, o
motorista não pode esquecer-se de abastecer o carro em postos conhecidos e
dirigir com segurança e dentro da velocidade indicada”, sugere Fábio Silva.
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