Pesquisar no Blog

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

12 de novembro: Dia Mundial da Pneumonia



Data alerta pessoas de todas as idades sobre cuidados e prevenção contra a doença e destaca a importância da vacinação.


A Pneumonia é uma das principais causas das mortes de crianças com menos de cinco anos de idade no mundo. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), nesta faixa etária, há uma morte pela doença a cada 20 segundos. Também aflige idosos e outras pessoas com imunidade reduzida.

A doença ocorre quando há uma inflamação nos pulmões, podendo ser causada por vários microorganismos, entre vírus e bactérias. Para alertar a população sobre os cuidados e prevenção contra a pneumonia, o dia 12 de novembro é marcado pelo Dia Mundial da Pneumonia. Em Blumenau, o Hospital Dia do Pulmão (HDP) em parceria com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), oferece a vacinação, diagnóstico e tratamento contra a doença.


Sintomas

Além da tosse intensa, entre os principais sintomas da doença estão a febre e dificuldades para respirar – podendo inclusive, levar o paciente a óbito quando não tratada corretamente. A pneumonia pneumocócica atinge, na maioria das vezes, idosos e pacientes que apresentam o sistema de defesa debilitado por outra causa, como gripe e doenças crônicas por exemplo. A doença é provocada pela penetração de um agente infeccioso, a bactéria Streptococcus pneumoniae – também conhecida como pneumococo – que se instala no trato respiratório superior, podendo se espalhar pelo sangue.

Segundo o pneumologista do HDP, Mauro Kreibich, a doença é oportunista principalmente no na troca de estação, quando há diferentes alterações climáticas em um curto período. Ele ressalta que é fundamental ficar atento a qualquer condição que possa favorecer uma complicação respiratória, em especial, aqueles que já têm doença preexistente e os que já sofrem com doenças das vias áreas.

“Em  indivíduos com alguma predisposição, o resfriado, gripe, ou um quadro respiratório alérgico não controlado pode gerar doenças mais graves, como a pneumonia, sendo necessário, às vezes, até internação hospitalar para tratamento”, explica.


Prevenção

O especialista aponta que “a prevenção é uma medida simples e eficaz. As vacinas pneumocócicas, por exemplo, são um método que podem reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações em decorrência da pneumonia”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados