Você provavelmente já ouviu falar do Chat GPT. Ele está desempenhando um papel importante na automatização de muitas funções em vários campos profissionais. Vale ressaltar que ele não substitui completamente o papel dos seres humanos, especialmente no que se refere a habilidades humanas únicas, como a empatia.
A psicóloga,
especialista em neurociência, mestre em comunicação e CEO da Eleve Consulting,
Shana Wajntraub, comenta que é necessário um pensamento crítico para fazer uma
boa curadoria das informações e se atentar para não deixar o nosso conhecimento
se tornar ultrapassado. No século passado, um conhecimento de 20 anos ainda era
considerado atual. Hoje o conhecimento se torna obsoleto mais rápido, o que nos
obriga a nos adaptarmos constantemente.
Mas afinal, o que é o
pensamento crítico?
É a capacidade que temos
de analisar informações de forma cuidadosa e racional, levando em consideração
diferentes perspectivas e avaliando a qualidade e a veracidade das informações
que nos são apresentadas.
E por que ele é tão
importante?
Porque vivemos em um
mundo cada vez mais complexo, de fake news e cheio de informações, onde é fácil
se perder em meio a tantas opções. Mas se soubermos avaliar de forma crítica
aquilo que nos é apresentado, teremos mais chances de tomar decisões mais
assertivas.
Shana Wajntraub destaca
que o avanço da tecnologia e o contexto complexo traz a necessidade de
aprimorar o pensamento crítico. Ele envolve a habilidade de analisar
informações, questionar as próprias ideias e opiniões, considerar diferentes
perspectivas, ou seja, utilizar o "ceticismo de forma amável” e com uma boa
retórica para influenciar as pessoas.
Duvidar de si mesmo e conviver com pessoas que possuem opiniões diferentes é uma maneira de melhorar a perspectiva do mundo. Pessoas com pensamento crítico estão sempre abertas a ouvir opiniões diferentes e fazer boas perguntas todos os dias. Conversar com pessoas de diferentes áreas pode enriquecer a visão do mundo e promover a desconstrução de preconceitos.
No ambiente de trabalho, indivíduos com pensamento crítico são capazes de tomar decisões mais inteligentes e encontrar soluções inovadoras para problemas complexos.
A especialista Shana Wajntraub comenta que é importante aprimorar o pensamento crítico. Ele é um processo contínuo que exige prática e paciência e intencionalidade. Aqui estão algumas dicas para desenvolvê-lo:
1. Faça boas
perguntas: O pensamento crítico começa com fazer perguntas e questionar
suposições. Ao se deparar com uma ideia ou informação, pergunte-se: isso faz
sentido? Como eu sei que isso é verdade? Que evidências existem para apoiar
essa afirmação?
2. Analise
fontes: Quando você encontrar informações, certifique-se de que elas sejam
confiáveis e baseadas em fatos. Pergunte-se: de onde veio essa informação? É
uma fonte confiável? Quais são os possíveis vieses ou motivações?
3. Considere
diferentes perspectivas: O pensamento crítico envolve considerar diferentes
pontos de vista e perspectivas. Ao avaliar uma ideia ou problema, tente se colocar
no lugar de outra pessoa e pensar em como eles poderiam ver a situação.
4. Use a
lógica: O pensamento crítico requer lógica e razão. Quando você está avaliando
uma ideia ou argumento, verifique se as conclusões fazem sentido e se as
evidências são válidas.
5. Seja
aberto a mudanças: O pensamento crítico envolve estar disposto a mudar sua
opinião ou ponto de vista com base em novas informações ou evidências.
“O pensamento crítico
envolve autoconhecimento, repertório, valores pessoais, ceticismo amável,
análise de dados, abertura a opiniões diferentes e conversas construtivas. É
importante sempre lembrar que não sabemos tudo, e que devemos permanecer
abertos a aprender e evoluir constantemente.” Finaliza Shana Wajntraub.
Shana Wajntraub - conhecida como Shana Eleve - psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal Fluminense, pós- graduada em neurociências pelo Mackenzie. Mestranda em comunicação e análise de comportamento pela Manchester Metropolitan University- UK (Paul Ekman). Professora da HSM, palestrante da HSM expo em 2021. também palestrou no CBTD em 2020 e 2021 e já impactou mais de 230 mil pessoas em treinamentos na América Latina para Nestlé, Galderma, Sanofi, GPA, Hypera, Locaweb, Seara, AstraZeneca, Dasa, Boehringer, Met Life, Grupo Boticário, Vivo, Amil, Magazine Luiza, Camil