Especialista
comenta sobre uma das tendências e traz 5 dicas para se desenvolver as
habilidades de pensamento crítico, análise e inovação
Como já sabemos, a pandemia acelerou as
transformações que já estavam acontecendo pouco a pouco no mercado de trabalho,
e diante disso o relatório do Futuro do Trabalho, pelo Fórum Econômico Mundial,
apontou algumas habilidades que os profissionais precisam desenvolver para
acompanhar as mudanças e as novas demandas. Rebeca Toyama, especialista em
estratégia de carreira expõe as tendências e 5 dicas para
auxiliar os profissionais nesta nova fase, focando no desenvolvimento das
habilidades de pensamento crítico, análise e inovação.
Segundo o último Relatório Futuro do Trabalho, do Fórum
Econômico Mundial (WEF), foram apontadas 15 habilidades essenciais
para o futuro do trabalho, e estão no topo da lista o pensamento analítico e a
inovação. Ainda destaca que o potencial de crescimento da adoção de novas
tecnologias é dificultado pela escassez de habilidades e pela incapacidade para
atrair o talento certo.
O relatório também mostra que a procura por qualificação de profissionais
desempregados está mais direcionada às habilidades digitais como: análise de
dados, ciência da computação e tecnologia da informação. Enquanto os
profissionais empregados focam mais em habilidades comportamentais.
A palavra chave desse momento é a tão discutida
requalificação, pois é a partir desse passo onde se consegue projetar um futuro
com mais sentido, levando em consideração que nos próximos cinco anos as
competências exigidas pelo mercado de trabalho mudarão, e já em 2025 de acordo
com o Fórum Econômico Mundial, o tempo gasto em tarefas atuais no trabalho por
humanos e máquinas será igual.
De acordo com a especialista, o relatório ainda
aponta como tendência o aprendizado híbrido que mistura a oferta de treinamento
por parte das empresas com outros conhecimentos por parte dos profissionais.
“O desafio das empresas em requalificar e dos
profissionais em se qualificar ainda estará bastante presente em 2021. E vale
mencionar que durante o ano de 2020, emergiram as habilidades de autogestão,
como aprendizagem, resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade, e isto
reforça descobertas anteriores sobre a importância do bem-estar para gerenciar
e trabalhar remotamente.”, comenta Rebeca Toyama, especialista em estratégia de
carreira.
E como se diferenciar?
Quando se fala em habilidades, se refere à
capacidade de fazer o uso produtivo do conhecimento que se possui. E as
habilidades do futuro são os diversos conhecimentos e formas de lidar com
inúmeros desafios implementados na vida profissional, e até pessoal. Como por
exemplo, o cenário da pandemia de COVID-19 gerou muitos desafios, e demandou de
todos uma dose elevada de análise e inovação, portanto, de forma muito intensa a
habilidade de pensamento analítico e inovação foi demandada.
Segundo a especialista, para ser capaz de absorver
qualquer tipo de aprendizado, o cuidado com a saúde física e mental conta
muito, pois é a partir de um corpo e uma mente saudável que se consegue
manifestar o melhor de cada um.
“Muitos não entendem a importância de se cuidar da
saúde, ainda mais falando sobre a vida profissional, mas é a partir de uma vida
saudável que o profissional consegue equilibrar produtividade e ter bem-estar.
Então, é primordial cuidar da saúde física para se relacionar melhor com as
emoções, para que os julgamentos cessem, pois somente assim conseguiremos
aprender com nossas experiências.”, finaliza, Toyama.
São ao todo 15 novas habilidades que precisaremos desenvolver até 2025 para
acompanhar o ritmo da mudança e responder aos novos desafios. E para auxiliar
os profissionais neste importante passo, a especialista em estratégia de
carreira, Rebeca Toyama trouxe 5 dicas para desenvolver a
habilidade de pensamento crítico, análise e inovação:
1- Cuide do corpo para não comprometer sua capacidade
de sentir o momento presente. Uma vida equilibrada e saudável, tendo em vista a
presença da tecnologia na rotina de trabalho deve ser uma meta. Ergonomia,
pausas programadas, ingestão de água, sono de qualidade, adoção de uma dieta
balanceada são aliados neste processo;
2- Fique atento à forma como suas emoções interferem
em sua análise. Para isso, planeje uma rotina e siga o planejamento. Não
respeitar seu espaço pessoal leva a um estresse que prejudica o desempenho
profissional;
3- Entenda que sua mente não é você, e sim um
instrumento poderoso e você deve aprender usá-lo a seu favor: meditação,
relaxamento, yoga, mindfulness, costuma ajudar;
4- Cuidado com o efeito manada e com as fakenews. Ao
receber uma informação observe a intenção da fonte e procure fatos que
contraponham essa versão. Isso também vale tanto para o trabalho, quanto para
vida pessoal. Comentários paralelos, grupos de WhatsApp, redes sociais
desconcentram e tiram o foco;
5- Vá além de reproduzir informações. Desenvolva a
capacidade de inovar e colaborar com seus pensamentos. Pesquise novos
conteúdos, relacione temas já tratados e transforme ideias em ações.
Rebeca Toyama - fundadora da ACI que integra
competências e inteligências e transforma propósitos em carreiras e negócios.
Especialista em estratégia de carreira e bem-estar financeiro. Possui formações
em administração, marketing e tecnologia. Especialista e mestranda em
psicologia. Atua há 20 anos como coach, mentora, palestrante, empreendedora e
professora. Colaboradora do livro Tratado de psicologia transpessoal:
perspectivas atuais em psicologia: Volume 2; Coaching Aceleração de Resultados
e Coaching para Executivos. Integra o corpo docente da pós-graduação da ALUBRAT
(Associação Luso-Brasileira de Transpessoal), da Universidade Fenabrave, do
Instituto Filantropia, e da Academia GFAI.