Pesquisar no Blog

quarta-feira, 2 de julho de 2025

MSD anuncia resultados positivos dos dois primeiros ensaios clínicos de fase 3 do programa CORALreef, que avaliam o decanoato de enlicitida para o tratamento de adultos com hiperlipidemia

O medicamento demonstrou reduções estatisticamente e clinicamente significativas no LDL-C nos ensaios de fase 3 CORALreef HeFH e CORALreef AddOn 

Enlicitida, um novo peptídeo macrocíclico, tem o potencial de ser o primeiro inibidor oral de PCSK9 aprovado 

 

A MSD, conhecida como Merck nos Estados Unidos e Canadá, anunciou os resultados positivos dos dois primeiros de três estudos clínicos de fase 3 que avaliam os perfis de segurança e eficácia do decanoato de enlicitida, um inibidor oral experimental da proproteína convertase subtilisina/kexina tipo 9 (PCSK9) para o tratamento de adultos com hiperlipidemia que estão em uso de terapias hipolipemiantes, incluindo pelo menos uma estatina. Os ensaios CORALreef HeFH e CORALreef AddOn atingiram com sucesso seus desfechos primários e todos os desfechos secundários principais, demonstrando reduções estatisticamente e clinicamente significativas no colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL-C) para enlicitida em comparação ao placebo (CORALreef HeFH) e em comparação a outras terapias orais sem estatina (CORALreef AddOn). Não houve diferenças clinicamente significativas nas incidências de eventos adversos (EA) e eventos adversos graves (EAG) em nenhum dos estudos. 

Os resultados dos três estudos de fase 3 do programa de desenvolvimento clínico CORALreef serão apresentados em um congresso futuro.

 

Principais conclusões dos estudos CORALreef HeFH e CORALreef AddOn:

  • CORALreef HeFH: reduções estatisticamente e clinicamente significativas no LDL-C para enlicitida versus placebo em adultos com hipercolesterolemia familiar heterozigótica (HFHe) que têm histórico ou estão em risco de doença cardiovascular aterosclerótica e são tratados com estatina.
  • CORALreef AddOn: reduções estatisticamente e clinicamente significativas no LDL-C para enlicitida versus ezetimiba, versus ácido bempedoico e versus ezetimiba e ácido bempedoico em adultos com hiperlipidemia que têm histórico ou estão em risco de doença cardiovascular aterosclerótica e são tratados com estatina.

No Brasil, até o momento em 2025 foram registradas mais de 176 mil mortes por doenças cardiovasculares.1 Essas doenças seguem sendo a principal causa de morte em todo o mundo.2A doença aterosclerótica e seus desfechos mais importantes, como infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), lideram entre os fatores responsáveis por essas mortes2, e o LDL-C é um dos principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento dessas condições. 3 Estima-se que aproximadamente 18% da população adulta viva com LDL-C aumentado3, sendo o controle dos níveis de LDL imprescindível para endereçarmos esse problema", destaca a Dra. Márcia Datz Abadi, diretora médica da MSD Brasil. 

Os perfis de eficácia e segurança de enlicitida estão sendo avaliados por meio do abrangente programa de desenvolvimento clínico de fase 3 CORALreef, que visa incluir aproximadamente 17.000 pacientes em vários ensaios, incluindo dois grandes ensaios em andamento, CORALreef Lipids e CORALreef Outcomes. No Brasil, o programa CORALreef envolveu 20 centros de pesquisa, localizados em São Paulo e Ceará.

 

Sobre CORALreef HeFH

CORALreef HeFH (NCT05952869) é um estudo de fase 3, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, multicêntrico, projetado para avaliar os perfis de segurança e eficácia da enlicitida em comparação com placebo em adultos com HFHe que têm histórico ou estavam em risco alto de um evento cardiovascular relacionado à doença aterosclerótica importante e são tratados com uma estatina de intensidade moderada ou alta com ou sem outras terapias hipolipemiantes. Os desfechos primários foram a variação percentual média em relação ao valor basal do LDL-C na semana 24, o número de participantes com um ou mais eventos adversos e o número de participantes que descontinuaram o medicamento do estudo devido a um EA. Os desfechos secundários incluíram a variação percentual média em relação ao valor basal do LDL-C na semana 52, a variação percentual média em relação ao valor basal do não-HDL-C (lipoproteína que não é de alta densidade), ApoB (apolipoproteína B) e a variação percentual na Lp(a) (lipoproteína(a)) na semana 24.

 

Sobre o CORALreef AddOn

CORALreef AddOn (NCT06450366) é um estudo de fase 3, randomizado, duplo-cego e multicêntrico, desenvolvido para avaliar os perfis de eficácia e segurança da enlicitida em comparação com a ezetimiba, o ácido bempedoico e a ezetimiba e o ácido bempedoico, em pacientes com hipercolesterolemia que tinham histórico ou alto risco de desenvolvimento de um evento cardiovascular relacionado à doença aterosclerótica e estavam em tratamento com estatina. O desfecho primário foi a variação percentual média em relação ao valor basal do LDL-C na semana 8. Os desfechos secundários incluíram a variação percentual média em relação ao valor basal do colesterol não-HDL e da ApoB.

 

Sobre enlicitida e PCSK9

Enlicitida é um novo peptídeo macrocíclico oral, em investigação, que se liga à PCSK9 e inibe sua interação com os receptores de LDL. Potencialmente o primeiro inibidor oral da PCSK9, enlicitida foi desenvolvido para reduzir o LDL-C por meio do mesmo mecanismo biológico dos anticorpos monoclonais injetáveis inibidores de PCSK9 atualmente aprovados, mas em forma de comprimido diário.

A PCSK9 desempenha um papel fundamental na homeostase do colesterol, regulando os níveis do receptor de LDL, responsável pela captação do colesterol pelas células. A inibição da PCSK9 com enlicitida impede a interação da PCSK9 com os receptores de LDL. Isso resulta em um maior número de receptores de LDL disponíveis na superfície celular para remover o colesterol LDL do sangue.

 

Sobre hiperlipidemia

A hiperlipidemia é um distúrbio caracterizado pelo excesso de lipídios ou gorduras no sangue, que afeta aproximadamente 86 milhões de adultos (com 20 anos ou mais) nos EUA. Apesar do ajuste da dieta ou de outros fatores de estilo de vida, alguns indivíduos podem não atingir os níveis de lipídios recomendados e precisarão de medicamentos para tratar e controlar a hiperlipidemia. A hiperlipidemia é um importante fator de risco para o desenvolvimento de eventos cardiovasculares, como infarto e AVC, que são responsáveis por 85% das mortes cardiovasculares.

 

O foco da MSD nas doenças cardiovasculares

A MSD tem uma longa história no desenvolvimento de tratamentos para doenças cardiovasculares. Há mais de 60 anos, lançamos nossa primeira terapia cardiovascular — e nossos esforços científicos para compreender e tratar distúrbios cardiovasculares continuam. As doenças cardiovasculares continuam sendo um dos desafios de saúde mais sérios do século XXI e a principal causa de morte em todo o mundo. Aproximadamente 18 milhões de pessoas em todo o mundo morrem de doenças cardiovasculares a cada ano; nos Estados Unidos, uma pessoa morre a cada 36 segundos por doença cardiovascular.

Avanços no tratamento de doenças cardiovasculares podem fazer uma diferença crucial para pacientes e sistemas de saúde em todo o mundo. Na MSD, buscamos excelência científica e inovação em todas as etapas da pesquisa, desde a descoberta até a aprovação e o gerenciamento do ciclo de vida. Trabalhamos com especialistas de toda a comunidade cardiovascular e pulmonar para promover pesquisas que possam ajudar a melhorar a vida de pacientes em todo o mundo. 

Informações sobre outros estudos cardiovasculares em andamento podem ser encontradas visitando: Link

   

Referências:

  1. Cardiômetro – Sociedade Brasileira de Cardiologia. Disponível em: Link (acesso: 09/06/2025)
  2. Cardiovascular diseases – World Health Organization (WHO). Disponível em: Link (acesso: 09/06/2025)
  3. Fatores associados ao LDL-Colesterol aumentado na população adulta brasileira: Pesquisa Nacional de Saúde. Disponível em: Link (acesso: 09/06/2025)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados