Pesquisar no Blog

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Dia da Saúde Ocular: especialista destaca importância da prevenção e do diagnóstico precoce no combate à cegueira evitável

Atenção deve ser redobrada com o avanço da idade e presença de comorbidades como o diabetes

 

Os cuidados com a visão devem ser uma prioridade em todas as fases da vida, mas ganham ainda mais importância diante do envelhecimento populacional e do aumento da prevalência de doenças crônicas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 2,2 bilhões de pessoas no mundo têm algum grau de deficiência visual, sendo que mais de 1 bilhão desses casos poderiam ter sido evitados ou tratados¹. No Brasil, os dados seguem a mesma tendência global: o Censo Demográfico de 2022 do IBGE identificou mais de 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual, o que representa cerca de 3% da população². 

No Dia da Saúde Ocular, marcado em 10 de julho, o oftalmologista Oswaldo Moura Brasil alerta sobre as principais doenças relacionadas à cegueira evitável e medidas que podem contribuir para olhos mais saudáveis. 

“A visão central, responsável por atividades como leitura, reconhecimento de rostos e direção, representa um dos principais indicadores sobre a saúde ocular – especialmente quando falamos sobre a cegueira evitável. A atenção com a visão embaçada e a presença de manchas precisa ser redobrada com o avanço da idade, quando pode haver o desenvolvimento da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), e em pessoas com diabetes, que tendem a apresentar quadros de Edema Macular Diabético (EMD). Ambas as doenças que afetam a retina e podem comprometer a qualidade de vida dos pacientes, podendo levar à perda permanente da visão”, afirma o Dr. Moura Brasil.

Uma pesquisa recente realizada pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica), sob pedido da farmacêutica alemã Bayer, revelou que, apesar da gravidade das doenças, a falta de conhecimento sobre elas prevalece na população latino-americana: segundo o estudo, 66% das pessoas desconhecem a DMRI, e 76% não sabem o que é a retinopatia diabética, causa do EMD³.

A DMRI é uma condição progressiva associada ao envelhecimento que afeta pessoas acima dos 50 anos de idade. Entre os principais sintomas, estão a diminuição da visão central, presença de mancha escura na área do foco, dificuldade de enxergar tanto de perto quanto de longe4. 

Enquanto o EMD se apresenta como uma complicação da retinopatia diabética, uma consequência do diabetes ao causar danos aos vasos sanguíneos da retina. O Edema Macular Diabético também compromete a visão central, mas devido ao acúmulo de líquido na mácula - região central da retina. Os pacientes costumam ter a visão borrada ou distorcida e alterações na percepção das cores5. 

“Diante de um cenário em que o número de pacientes com risco para doenças oculares graves tende a crescer, é fundamental reforçar políticas de rastreamento e educação em saúde ocular. A prevenção, neste contexto, precisa ser integrada aos cuidados gerais com a saúde do idoso e do paciente crônico”, explica.

No caso dessas e de outras doenças oculares, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para evitar complicações. Atualmente, o tratamento padrão para a DMRI e o EMD, as injeções intravítreas de anti-VEGF, estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Ele reduz a formação de novos vasos sanguíneos anômalos e diminuem o acúmulo de líquido na mácula, melhorando a acuidade visual e prevenindo a progressão das doenças.


Pequenos cuidados que fazem a diferença

Além das visitas regulares ao oftalmologista, recomendadas ao menos uma vez por ano, o Dr. Moura Brasil orienta sobre medidas gerais que contribuem para a preservação da visão:

  • Acompanhamento e controle de doenças crônicas, como o diabetes e a hipertensão;
  • Adoção de uma alimentação equilibrada, com vegetais verdes escuros e legumes;
  • Proteção contra a radiação ultravioleta por meio do uso de óculos de sol adequados;
  • Evitar o tabagismo;
  • Redução do tempo de exposição às telas e pausas frequentes durante o uso de dispositivos eletrônicos.



Bayer
https://www.bayer.com.br/pt/

  

Referências:

  1. World Health Organization. (2019). World Report on Vision. Disponível em: Link Acesso em 26 jun. 2025.
  2. BRASIL. Ministério da Educação. Deficiência visual. Portal MEC. Disponível em: Link Acesso em: 27 jun. 2025.
  3. BAYER. Adesão ao tratamento é a principal proteção para evitar cegueira em pacientes com doenças da retina no Brasil. 2024. Disponível em: Link. Acesso em: 26 jun. 2025.
  4. CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA. Degeneração macular relacionada à idade. Disponível em: Link. Acesso em: 26 jun. 2025.
  5. SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA. Retinopatia Diabética (RD) e Edema Macular Diabético (EMD). Disponível em: Link. Acesso em: 26 jun. 2025.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados