Especialista da plataforma par, Talita Fagundes, explica como as plataformas educativas tornam o estudo durante o recesso escolar mais eficiente e personalizado
Durante as férias escolares de julho, muitos estudantes aproveitam o período de descanso para revisar os conteúdos aprendidos no primeiro semestre do ano. Assim, na mediação entre lazer e aprendizado, a tecnologia tem se mostrado uma grande aliada, pois oferece recursos dinâmicos e interativos que tornam o processo de revisão mais leve e eficaz.
Segundo a gerente pedagógica da plataforma par, Talita Fagundes, é possível conciliar o tempo livre com momentos de estudo produtivos. “O processo de aprendizagem deve ser contínuo, mesmo fora da sala de aula. As férias são uma excelente oportunidade para reforçar conteúdos e, ao mesmo tempo, desenvolver autonomia nos estudos”, afirma.
Com o uso de metodologias ativas, Inteligência Artificial (IA) e recursos gamificados, as plataformas digitais proporcionam uma experiência de aprendizagem mais prazerosa. Talita ressalta ainda que manter o contato com os conteúdos já estudados pode contribuir para a conquista de melhor desempenho e aumentar a confiança do aluno em sala de aula.
Por isso, a especialista lista quatro
estratégias que podem ser adotadas pelos estudantes durante as férias para
serem eficientes na revisão de conteúdo. Confira:
1. Faça a leitura de
livros didáticos: Coleções atualizadas e de autoria renomada estão disponíveis em
formato físico e digital. Segundo Talita, elas podem ajudar o aluno a organizar
melhor os estudos e a ganhar autonomia na revisão dos conteúdos;
2. Resolva atividades
por meio de bancos de questões: Professores podem preparar listas,
provas e simulados personalizados com base no banco de questões disponíveis em
plataformas educacionais, assim como a plataforma par. Com filtros por
disciplina, tema e dificuldade, os alunos têm acesso a atividades direcionadas
às suas necessidades;
3. Aprenda conteúdos com jogos educativos: O uso de jogos e desafios transforma o aprendizado de disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática em uma experiência envolvente. Alinhadas à Base Nacional Curricular Comum (BNCC), essas atividades utilizam missões e recompensas para manter os estudantes motivados e engajados;
4. Use Inteligência Artificial para aprender de acordo com o seu perfil:
Quando orientada por educadores ou acopladas a plataformas educacionais que disponibilizam conteúdo que passam por curadoria, a IA pode impulsionar a aprendizagem, identificando pontos de melhoria e sugerindo conteúdos personalizados, o que contribui para o desenvolvimento contínuo. Além disso, a IA pode elaborar roteiros de estudos para apoiar o aluno.
plataforma par

Nenhum comentário:
Postar um comentário