Bling aposta em "Meu Negócio", sistema de gestão inteligente para pequenos negócios; sobrevida de empresas com sistema de ERP é 10 pontos percentuais maior;
Um levantamento realizado pelo Bling, plataforma de
ERP da LWSA, voltada para PMEs, mostra que após 60 meses de vida, as empresas
que utilizam o ERP têm maior chance de sobrevida, em comparação às que não
utilizam um sistema de gestão. Neste mês, a empresa traz inovações como “Meu
Negócio”, um dashboard inteligente para aprimorar a gestão de
pequenos negócios (leia mais abaixo).
O diagnóstico realizado pelo Bling contempla uma
base de CNPJs que utilizam os serviços da empresa, que foram comparados com a
base de CNPJs aberta pela Receita Federal, desde de 2020. Na comparação,
empresas que utilizam o software de gestão tiveram sobrevida de 10 pontos
percentuais maior (83,4%) em comparação às demais (74%) do mercado que não adotaram
o uso de um ERP.
Estudos recentes do Sebrae (Serviço Brasileiro de
Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) evidenciam um universo de 38% das
empresas fechando antes de completar 5 anos, tendo a sua gestão como um dos
principais motivos pelo fechamento do negócio.
“Neste levantamento do Bling, buscamos traduzir
para empresas e empreendedores o quanto é importante ter uma gestão eficiente
do negócio e, com o avanço tecnológico, ter isso tudo digitalizado, reunido em
um único ambiente, torna essa gestão mais eficaz e é fator preponderante a
longevidade do negócio”, afirma Marcelo Navarini, diretor do Bling.
Solução de gestão para PMEs
Com mais de 300 mil usuários, o Bling, hoje, é uma
das principais soluções de gestão, voltada para PME. No 4º trimestre de 2024, o
volume de vendas por lojas próprias e transacionados em marketplaces por meio
das operações de ERP e integradores de marketplaces da LWSA, como o Bling,
atingiram um valor de R$ 19,5 bilhões, crescimento de 16,3% em relação ao mesmo
período de 2023. No ano de 2024, o crescimento foi de 18,4% comparado ao
ano anterior, atingindo R$ 69,7 bilhões.
Os dados reforçam o potencial do Bling que com o
“Meu Negócio”, planeja oferecer uma visão completa e integrada das operações
para empresas, com dados atualizados continuamente e dashboards interativos,
sem a necessidade de usar ferramentas externas. A funcionalidade foi
desenvolvida para lojistas que atuam em um ou mais canais, seja loja física,
e-commerce ou marketplaces.
A solução foi criada a partir da incorporação da
Qint, startup de analytics fundada por Bruno Leite e Daniel Hiraoka, e que
desde 2024 lideram a iniciativa junto ao time do Bling. “Vemos a necessidade de
simplificar e otimizar processos. Neste sentido, o Meu Negócio foi pensado para
proporcionar uma gestão mais eficiente, com foco na visualização de indicadores
operacionais importantes”, explica Navarini.
A funcionalidade permite a geração de insights
poderosos sobre desempenho geral das vendas e da performance por canal,
vendedor ou produto, além de fornecer previsões sobre o comportamento dos
estoques. “Esses dashboards ajudam na tomada de decisões fundamentais de
qualquer negócio. As informações podem ser analisadas em diversos períodos de
tempo, seja em uma ótica de produtos ou canais de venda, individual ou
agrupado, permitindo um entendimento completo da empresa”, afirma o diretor do
Bling.
Outros insights contemplam a visão analítica de
curva ABC de produtos simples ou composições, inclusive com o % de markup
realizado e a representatividade no faturamento do período, a previsão de
estoques, como quanto tempo deve durar, e a sugestão de compras, que garante
agilidade para empresas com muitos itens e composições em seu catálogo.
Também permite a integração de dados de até 10 contas
Bling diferentes, facilitando o acompanhamento gerencial de empresas com
múltiplas operações, além de mais imagens do dashboard no desktop, imagens de
conversa no whatsapp e vídeo caso de uso.
Bling
www.bling.com.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário