Pesquisar no Blog

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Pesquisa da Alqia mostra que intenção de compras cresce 27% neste natal e o compromisso ambiental das marcas ultrapassa preço, com quase o dobro de citações como critério de escolha dos presentes

Quase 26% querem investir até R$ 300 e brinquedos e jogos seguem liderando o ranking de presentes que serão dados, enquanto moda, beleza e bem-estar são a preferência para presentes que o público ouvido quer receber 

 

Pesquisa realizada pela Alqia mostra otimismo para a principal data do Varejo e mudanças de comportamento do consumidor. A intenção de compras neste Natal cresceu 27% na comparação com o ano passado em shopping centers administrados pelo grupo e o compromisso das marcas com o meio ambiente é um atributo prioritário para escolha do presente para mais de 41% dos participantes do estudo, quase o dobro dos clientes que priorizam neste ano preço e condições de pagamento. A maioria do público pretende presentear com brinquedos e jogos neste Natal, seguindo a tendência de 2023. Mas os presentes desejados mais apontados foram artigos de moda, beleza e bem-estar.

“O Natal chega trazendo otimismo para o Varejo, sinalizando crescimento de vendas, mas também uma maior maturidade do consumidor na hora da compra, ao destacar indicadores sustentáveis como critério de escolha dos presentes. Com nossa estratégia de escuta ativa, buscamos conduzir e também nos adaptar às transformações de mercado e da sociedade, construindo novas e melhores experiências para nosso público e garantindo que nossos shopping centers atendam às necessidades e expectativas mais atuais”, diz Rodrigo Silva, diretor de Operações da Alqia.

O compromisso das marcas com o meio ambiente assumiu a liderança do ranking de atributos considerados pelos clientes na hora de escolher os produtos com que pretendem presentear neste Natal, seguido pelo critério preço e condições de pagamento, com 22%, e compromisso social das marcas, com mais de 15%. O olhar para a sustentabilidade lidera o pódio, somando cerca de 57% das citações de critérios de compra neste ano. Marcas nacionais e internacionais são a preferência de 11% do público ouvido, enquanto pouco menos de 10% preferem marcas locais, denotando pouca atenção do consumidor com a origem das empresas.

O crescimento de intenção de compra do ano passado para 2024 trouxe clientes majoritariamente para a faixa de presentes de até R$ 300, com quase 26% dos consumidores buscando mimos nesse montante. Mas faixas mais altas de gasto apresentaram crescimento na comparação a 2023. Enquanto a faixa de R$ 501 a R$ 1 mil cresceu 6%, a de R$ 1.001 a R$ 3 mil saltou quase 13% e 15% mais clientes pretendem investir acima de R$ 3 mil nos presentes de Natal deste ano.

Artigos de moda, beleza e bem-estar são a preferência do público na hora de escolher o presente que gostaria de ganhar neste Natal, sendo citados por quase 41% dos clientes ouvidos, seguidos de longe por eletroeletrônicos e produtos de tecnologia, com pouco mais de 14,35%, livros e outros itens culturais, com 13,89%, e eletrodomésticos, casa e decoração, com 10,38%, enquanto artigos esportivos concluem o ranking, com 9,15% de preferência.

Mas quando perguntados o que pretendem dar de presente, os participantes da pesquisa priorizam brinquedos e jogos, com 34% da preferência, enquanto moda, beleza e bem-estar caem para 22%, mantendo as duas primeiras posições no pódio de compras em relação ao ano passado. Mas a comparação com 2023 também traz mudanças: livros e outros produtos culturais despencam da terceira posição do pódio para a sexta colocação na preferência do público neste ano, com 9% das intenções de compra, abrindo a vaga para eletroeletrônicos e tecnologia, que pulam da quarta para a terceira posição, com quase 13%. Em sequência, artigos esportivos sobem do quinto para o quarto lugar, com 12%, enquanto eletrodomésticos, casa e decoração sobem da sexta para a quinta posição com quase 10% da preferência em 2024.

A pesquisa de intenção de compras para o Natal 2024 foi realizada pela Alqia entre os dias 10 e 24 de novembro, com mais de 38 mil clientes ouvidos em empreendimentos administrados pelo Grupo, como Shopping Metrô Tucuruvi, em São Paulo, Shopping Granja Vianna, em Cotia, Pátio Cianê Shopping, em Sorocaba, SuperShopping Osasco, Shopping Uberaba, e Via Verde Shopping, em Rio Branco.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados