Viagens para
conhecer um novo amor, oásis silencioso e estética retrô: as tendências de
turismo que vão movimentar o mercado de viagens no próximo anoHyatt Inclusive Collection
O mercado global de viagens e turismo está projetado
para atingir US$11,1 trilhões e gerar 348 milhões de empregos até o final de 2024, com o setor
mantendo um ritmo acelerado de expansão para o próximo ano. Os viajantes, em
constante busca por experiências únicas, impulsionam transformações
significativas no mercado, que se adapta para atender às crescentes demandas
globais, mesmo diante das instabilidades econômicas e sociais.
Aqui estão as 6 principais tendências que
prometem fazer de 2025 um ano bastante impactante para o turismo,
com destaques que vão desde o resgate nostálgico dos Heydays até a
crescente popularidade de destinos mais extremos.
Nostalgia Pura: Revivendo os
dias felizes
O ano de 2024 foi desafiador, marcado por
preocupações climáticas e mais de 80 eleições nacionais que dominaram o cenário
global. Em resposta, 2025 promete uma onda nostálgica, com consumidores
buscando refúgio em memórias felizes e despreocupadas – os chamados New
Heydays.
Essa tendência deve aquecer a demanda por destinos
e experiências que remetam a “tempos mais simples”. Lugares com temáticas dos
anos 80, 90 e 2000, atrações lúdicas que resgatem o “a criança interior” e
atividades inspiradas em programas e filmes clássicos estão no radar dos
viajantes. Destinos que evoquem momentos marcantes da vida também devem ganhar
popularidade.
“Estamos observando um aumento no número de
hóspedes que retornam aos nossos resorts para reviver experiências marcantes,
como lua de mel ou viagens em grupo com amigos”, comenta Antonio Fungairino,
Head de Desenvolvimento das Américas da Hyatt Inclusive Collection, a linha de
resorts da rede Hyatt. “Esse movimento de revisitar memórias está crescendo no
turismo, e garantir que o hóspede encontre uma experiência tão boa quanto – ou
melhor – do que a vivida anteriormente será essencial para as grandes
operadoras de turismo.”
Silent travel
Em um mundo cada vez mais conectado, onde os
estímulos sonoros e visuais são constantes, o silêncio tornou-se um verdadeiro
artigo luxo. Encontrar um local para se desconectar e vivenciar momentos livres
de interferências pode parecer um desafio, mas essa experiência está se
tornando cada vez mais acessível, especialmente durante as férias.
A tendência do "silent
travel" está ganhando força, oferecendo destinos e acomodações que
priorizam a redução máxima de ruídos, criando um ambiente ideal para
relaxamento profundo. Essa proposta se torna ainda mais valiosa quando
combinada com tratamentos do sono, que visam potencializar o descanso e o
bem-estar dos viajantes.
Além disso, a procura por programas de sono em
hotéis e resorts de luxo está em constante crescimento. Muitos desses
estabelecimentos já oferecem programas completos dedicados à qualidade do sono,
com tecnologias que monitoram padrões de sono, identificam barreiras e realizam
testes de profundidade, além de propor soluções personalizadas para melhorar o
descanso. As experiências incluem atividades como yoga, caminhadas ao ar livre,
meditação, reflexologia, massagens relaxantes e até camas projetadas
especialmente para promover o sono reparador com ajuda de inteligência
artificial. Combinando tranquilidade, inovação e conforto, esses destinos
representam uma nova era no turismo de bem-estar, onde o silêncio e o sono de
qualidade são os protagonistas.
Turismo de Fronteira
O turismo de fronteira refere-se às viagens
realizadas entre países vizinhos, aproveitando os diversos atrativos turísticos
que cada nação oferece, como paisagens naturais, patrimônios históricos,
aventuras, opções de lazer, eventos culturais e gastronomia.
Essa modalidade de turismo tem ganhado destaque,
especialmente devido ao aumento nos preços das passagens aéreas e ao crescente
interesse em explorar destinos menos convencionais. A tendência vem despertando
atenção no mercado e impulsionando iniciativas estratégicas. Um exemplo disso
são os ministérios do Turismo de Espanha e Portugal, que já estudam formas de
fortalecer o turismo nas áreas de fronteira. O objetivo é posicionar a Península
Ibérica como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do
mundo.
Além disso, essa modalidade de turismo proporciona
uma ruptura com os destinos mais populares, como grandes capitais, incentivando
a descoberta de áreas mais remotas, de difícil acesso e menos frequentadas pelo
turismo tradicional.
Essa abordagem pode englobar tanto atividades
desenvolvidas nas regiões fronteiriças pelos cidadãos locais, quanto viagens
que cruzam fronteiras mais distantes e incomuns, como a Antártica.
Turismo para solteiros
Ao redor do mundo, as pessoas estão cada vez mais
saturadas de encontros online e buscando formas espontâneas de se conectar no
mundo real. De acordo com uma pesquisa feita pela Forbes Health , 79% dos solteiros da geração Z já vivenciaram o fenômeno do date burnout — o esgotamento de se envolver
em encontros por aplicativos e a sensação de superficialidade nas interações.
Uma pesquisa da Globaltrender revelou que o número de viajantes solo
de lazer cresceu 15,6% em 2023 em comparação ao ano anterior, e essa tendência deve
continuar em 2024, com um aumento adicional de 9,2% registrado até o momento.
Esse movimento se reflete, por exemplo, no perfil dos hóspedes: a rede Hyatt
Inclusive Collection relatou que viajantes solteiros já representam a maioria
em algumas de suas linhas de resorts all-inclusive, como os resorts da linha
Breathless e que esses hóspedes procuram estão busca de uma combinação de
relaxamento e oportunidades para interação social real.
Com base nos dados disponíveis, espera-se que 2025
registre uma alta demanda por destinos e experiências voltadas para viajantes
solo, que priorizam personalização, liberdade e a oportunidade de criar novas
conexões.
Destinos conhecidos por promover encontros no mundo
real, como aqueles com vida noturna vibrante, cruzeiros e resorts
exclusivamente para adultos, tendem a ter uma alta procura no próximo ano.
Locais famosos pelo romance como Paris e Costa Amalfitana também vão
estar no topo das listas de desejos. Além disso, hotéis que oferecem atividades
interativas, como oficinas de hobbies ou práticas esportivas, devem ganhar
destaque. Essas experiências não apenas tendem a enriquecer a viagem, mas
também fomentam a formação de laços por meio de interesses compartilhados.
Diferentes gerações em um só
destino
Após anos marcados por viagens voltadas para
ostentação nas redes sociais, a tendência agora é que as pessoas priorizem
momentos significativos com aqueles que amam. Um estudo realizado
pela Skift aponta que as viagens em família estão se consolidando como uma das
principais tendências. Cerca de 42% dos entrevistados indicaram que seu
principal motivo para viajar é fortalecer laços e criar memórias compartilhadas
com a família. O estudo também revelou o crescimento das viagens
multigeracionais: 46% das famílias afirmaram incluir diferentes gerações em
seus planos de viagem, e 45% planejam aumentar o orçamento destinado a viagens
familiares em 2025.
Essa nova dinâmica exige que as empresas do setor
de turismo adaptem suas ofertas para proporcionar experiências que atendam
pais, avós, jovens e crianças de forma integrada. Investimentos em
infraestrutura e serviços especializados, capazes de atender às necessidades de
todas as famílias, devem ser feitos pelas empresas que desejam atrair essa gama
diversificada de turistas.
"Alcançar esse nível de personalização de
espaços e experiências, embora demande um investimento inicial significativo
para a criação ou remodelação das infraestruturas e do capital humano do
resort, é uma estratégia cada vez mais valorizada pelos viajantes. Em linhas
como Sunscape e Dreams Resorts, nossa prioridade é
oferecer um serviço que atenda às necessidades de todas as idades, combinando
infraestrutura adequada, como berçários, brinquedos e espaços para festas, com
acessibilidade que garanta deslocamentos seguros e confortáveis e também
programas mais adultos como jantares românticos, imersão na cultura local e um
serviço de spa de alto padrão” explica Antonio.
Temporadas
intermediárias
O crescimento dessa tendência foi impulsionado pelo
impacto das redes sociais, que popularizaram destinos. À medida que os hotspots
turísticos se tornam saturados, muitos viajantes começaram a procurar destinos
fora da alta temporada para tentar aproveitar as férias com mais exclusividade.
Uma pesquisa revelou que 68% dos entrevistados se orgulham de descobrir destinos menos conhecidos antes de eles
se tornarem populares . Essa tendência é impulsionada pelo desejo de
experiências de viagem mais significativas e pela preferência por evitar pontos
turísticos lotados.
As vantagens são muitas: o custo é mais acessível.
Estima-se que as passagens aéreas sejam, em média, 23% mais baratas durante a
baixa temporada. Além disso, para atrair hóspedes, os hotéis frequentemente
oferecem pacotes promocionais. Outro ponto positivo é a tranquilidade: as
viagens costumam ser menos movimentadas, permitindo que os turistas escapem das
longas filas em restaurantes badalados e em pontos turísticos populares.
Por outro lado, as desvantagens podem incluir a
indisponibilidade de algumas atividades em determinados destinos fora de
temporada, um clima mais instável e menos opções de vida noturna para quem
procura agito. No entanto, essas questões podem ser compensadas com a escolha
de passeios fora dos roteiros convencionais, proporcionando uma imersão mais
profunda na cultura local. Com menos turistas, é possível interagir mais com os
moradores da região e viver uma experiência mais autêntica.
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