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terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Ação gratuita para detectar próstata aumentada alerta para condição comum em homens acima dos 50 anos

Com o apoio da Redepharma, campanha da Apsen promove exames de PSA em drogarias espalhadas pelo Brasil, acelerando o diagnóstico precoce da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)

 

No último trimestre deste ano, a campanha "Feliz Idade", idealizada pela Apsen em parceria com a Abrafarma, disponibilizou 6 mil exames gratuitos de PSA (antígeno prostático específico) através de redes de farmácias espalhadas por várias cidades do Brasil. A ação, que vai até o dia 20 de dezembro, tem como principal objetivo identificar níveis elevados do antígeno prostático em homens que desconheciam estar no grupo de risco para a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Nesse contexto, a Redepharma foi uma das protagonistas do projeto e realizou os testes de PSA em suas Pharmaclínicas instaladas pelo país. 

A iniciativa de prevenção tem a participação de farmacêuticos treinados e orientados, por meio de uma plataforma educacional, para mapear os pacientes com potencial de risco de ter ou desenvolver a doença (HPB ou próstata aumentada). Após fornecer mais informações sobre a enfermidade, os profissionais convidavam os clientes a responder ao questionário “Teste de avaliação dos sintomas” (Teste VPSS), disponível no site Link. A partir da triagem e do preenchimento do documento, os indivíduos elegíveis recebem um voucher para a realização, gratuita, do exame de PSA. 

O foco do mutirão realizado nas farmácias parceiras foi ampliar a conscientização sobre a HPB, conhecida como próstata aumentada, condição que afeta uma parcela significativa dos homens acima de 50 anos. Uma pesquisa recente da Apsen, com as Sociedades Brasileiras de Urologia do Rio de Janeiro e de São Paulo (SBU-RJ e SBU-SP), identificou que 60% dos homens desta faixa etária estão em atraso com o exame que detecta próstata aumentada e 36% nunca realizaram o exame de toque retal, PSA ou ultrassonografia, que são medidas importantes para o diagnóstico da HPB. 

"Na Apsen, acreditamos que cuidar da saúde de nossos pacientes é um compromisso diário. Essa iniciativa, em parceria com a Redepharma, está totalmente alinhada com o nosso propósito de cuidar de vidas e levar mais informação e acesso à prevenção para mais pessoas, especialmente para os homens que ainda enfrentam tabus ao cuidar da própria saúde", destaca Fernanda Lima, Diretora de Marketing da Apsen.

A Redepharma participou da campanha social, teve um papel de protagonismo e marcou presença na iniciativa como um hub de saúde dedicado à atenção primária com foco na conscientização e no cuidado com a saúde.


Campanha FelizIdade 

A campanha tem como objetivo não só conscientizar a população sobre a hiperplasia prostática benigna, mas também promover ações que incentivem os homens a investigarem possíveis sintomas. Idealizada pela Apsen, a campanha tem apoio das SBU-RJ, SBU-SP, da Associação Brasileira e ABRAFARMA (Associação Brasileira Redes Farmácias Drogaria), e parceria com Clinicarx, RD (Raia Drogasil) e Digital Favela. A curadoria científica é dos doutores Vitório Kemp, Marcelo Langer Wroclawski, Maria Cláudia Bicudo, curadoria de conteúdos: podcast Papo com Urologista Dr. Giovanni Scala Marchini e programa Saúde Brasil da TV Cultura. Para fortalecer ainda mais a ação de conscientização sobre a HPB, a Apsen anunciou o ator, cantor e compositor Seu Jorge como apoiador da causa social do projeto para distribuir exames de HPB para homens da periferia gratuitamente.

 

 Apsen
Mais informações: Link 

 

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