Com o apoio da Redepharma, campanha da Apsen
promove exames de PSA em drogarias espalhadas pelo Brasil, acelerando o
diagnóstico precoce da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)
No
último trimestre deste ano, a campanha "Feliz Idade", idealizada pela
Apsen em parceria com a Abrafarma, disponibilizou 6 mil
exames gratuitos de PSA (antígeno prostático específico)
através de redes de farmácias espalhadas por várias cidades do Brasil. A ação, que vai até
o dia 20 de dezembro, tem como principal objetivo identificar
níveis elevados do antígeno prostático em homens que desconheciam estar no
grupo de risco para a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Nesse contexto, a
Redepharma foi uma das protagonistas do projeto e realizou os testes de PSA em
suas Pharmaclínicas instaladas pelo país.
A
iniciativa de prevenção tem a participação de farmacêuticos treinados e
orientados, por meio de uma plataforma educacional, para mapear os pacientes com
potencial de risco de ter ou desenvolver a doença (HPB ou próstata aumentada).
Após fornecer mais informações sobre a enfermidade, os profissionais convidavam
os clientes a responder ao questionário “Teste de avaliação dos sintomas” (Teste VPSS), disponível
no site Link. A partir da
triagem e do preenchimento do documento, os indivíduos elegíveis recebem um
voucher para a realização, gratuita, do exame de PSA.
O
foco do mutirão realizado nas farmácias parceiras foi ampliar a conscientização
sobre a HPB, conhecida como próstata aumentada, condição que afeta uma parcela
significativa dos homens acima de 50 anos. Uma pesquisa recente da Apsen, com
as Sociedades Brasileiras de Urologia do Rio de Janeiro e de São Paulo (SBU-RJ
e SBU-SP), identificou que 60% dos homens desta faixa etária estão em atraso
com o exame que detecta próstata aumentada e 36% nunca realizaram o exame de
toque retal, PSA ou ultrassonografia, que são medidas importantes para o
diagnóstico da HPB.
"Na
Apsen, acreditamos que cuidar da saúde de nossos pacientes é um compromisso
diário. Essa iniciativa, em parceria com a Redepharma, está totalmente alinhada
com o nosso propósito de cuidar de vidas e levar mais informação e acesso à
prevenção para mais pessoas, especialmente para os homens que ainda enfrentam
tabus ao cuidar da própria saúde", destaca Fernanda Lima, Diretora de
Marketing da Apsen.
A
Redepharma participou da campanha social, teve um papel de protagonismo e
marcou presença na iniciativa como um hub de saúde dedicado à atenção primária
com foco na conscientização e no cuidado com a saúde.
Campanha FelizIdade
A campanha tem como objetivo não só conscientizar a população
sobre a hiperplasia prostática benigna, mas também promover ações que
incentivem os homens a investigarem possíveis sintomas. Idealizada pela Apsen,
a campanha tem apoio das SBU-RJ, SBU-SP, da Associação Brasileira e ABRAFARMA
(Associação Brasileira Redes Farmácias Drogaria), e parceria com Clinicarx, RD
(Raia Drogasil) e Digital Favela. A curadoria científica é dos doutores Vitório
Kemp, Marcelo Langer Wroclawski, Maria Cláudia Bicudo, curadoria de conteúdos: podcast
Papo com Urologista Dr. Giovanni Scala Marchini e programa Saúde Brasil da TV
Cultura. Para fortalecer ainda mais a ação de conscientização sobre a HPB, a
Apsen anunciou o ator, cantor e compositor Seu Jorge como apoiador da causa
social do projeto para distribuir exames de HPB para homens da periferia
gratuitamente.
Apsen
Mais informações: Link
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