Para novembro,
previsão da FecomercioSP é que o faturamento do Comércio atinja R$ 74,4 bilhões
no Estado de São Paulo
Com a chegada da Black Friday, o faturamento dos segmentos mais impactados pela data deve crescer 10,3% no mês de novembro, no Estado de São Paulo, em relação ao mesmo período do ano passado. Se as projeções da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) se confirmarem, o setor pode faturar em torno de R$ 74,4 bilhões.
As cinco atividades analisadas devem exibir alta nas vendas, com destaque para as lojas de móveis e decoração (14,8%) — mas vale mencionar que, por registrar faturamento menor, é comum grandes variações na atividade — e para as lojas de vestuário, com previsão de crescimento de 14% em comparação a novembro de 2023.
No primeiro grupo, estima-se um faturamento de R$
1,9 bilhão, em decorrência do contínuo investimento dos consumidores em melhorar
o espaço doméstico — tendência que foi reforçada pela pandemia e ainda segue em
alta. Já para lojas de vestuário, tecidos e calçados, o montante
esperado é de aproximadamente R$ 10 bilhões, influenciado pelas compras
de itens para o fim do ano e o início do verão [tabela 1].
[TABELA
1]
COMÉRCIO VAREJISTA
NA BLACK FRIDAY
NOVEMBRO
Fonte:
FecomercioSP
As vendas dos supermercados devem crescer 8,7%, a menor variação entre os segmentos analisados. Aqui vale lembrar que a atividade tem o maior faturamento entre as atividades varejistas, a qual deve alcançar R$ 41,5 bilhões em novembro. Segundo a Entidade, o resultado está relacionado a um desempenho mais estável e a um crescimento moderado no setor. Outro fator a ser considerado é que os itens vendidos nesses estabelecimentos são menos suscetíveis a grandes variações sazonais em períodos promocionais, como a própria Black Friday.
Farmácias e perfumarias, impulsionadas pela maior
procura por produtos de bem-estar e cuidados pessoais, devem crescer 10,5%,
atingindo R$ 11,7 bilhões. E, por fim, eletrodomésticos, eletrônicos e os itens
da linha branca serão beneficiados pela forte demanda por bens duráveis,
estimulada por descontos agressivos e pela maior procura por inovação
tecnológica. O faturamento previsto é de R$ 9,3 bilhões, uma alta de 12,2% em
relação a novembro de 2023.
Expectativas na capital
paulista
Na cidade de São Paulo, a Black Friday também deve estimular a compra de eletrodomésticos e eletrônicos, com previsão de alta real de 21,8% e montante atingindo R$ 2,8 bilhões. As vendas das lojas de móveis e decoração podem alcançar R$ 690 milhões, alta de 15,3%. A previsão da FecomercioSP é que as cinco atividades cheguem a R$ 23,9 bilhões em vendas na capital, no mês de novembro, um crescimento de 10,6% em comparação ao mesmo período do ano passado [tabela 2].
Ainda de acordo com a Federação, as projeções
otimistas estão baseadas no mercado de trabalho aquecido e nas sucessivas
quedas da taxa de desemprego, ou seja, há um aumento no contingente de pessoas
com capacidade de consumir — e o montante de recursos do décimo terceiro
salário a ser injetado na economia será maior. Além disso, a renda cresceu, e o
mercado de crédito também vive um momento positivo. “Esses fatores — aliados às
estratégias de promoção, ao acesso facilitado ao crédito e à adaptação ao
comportamento consumidor — são os principais motivos para o desempenho
projetado no varejo paulistano para novembro de 2024”, afirma a Entidade.
[TABELA
2]
COMÉRCIO VAREJISTA
NA BLACK FRIDAY
NOVEMBRO
Fonte:
FecomercioSP
Black Friday e Natal
A Black Friday, que dá início ao período de alta de
vendas de fim de ano, serve como um indicador de tendência. Durante a data, os
varejistas conseguem avaliar a disposição de compra dos consumidores, os
produtos com maior demanda e até mesmo o perfil de pagamento. Com esses dados,
eles podem ajustar os estoques e as estratégias, garantindo que estarão
preparados para o mês seguinte, durante o Natal. Além disso, com mais dinheiro
em circulação, graças ao décimo terceiro, as famílias tendem a gastar mais em
presentes, produtos de consumo e itens que podem não ter adquirido durante a
Black Friday. Assim, juntas, essas datas formam uma combinação poderosa que
ajuda a promover o varejo e a economia, especialmente nos grandes centros
urbanos, como São Paulo.
FecomercioSP
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