Relações sexuais durante o período menstrual podem
diminuir dores de cabeça, gerar melhores noites de sono e até mesmo engravidar,
segundo ginecologista e obstetra da Febrasgo
A crença de que transar no período menstrual é garantia de que não irá engravidar é apenas um dos diversos mitos em torno do assunto, de acordo com a Dra. Karina Tafner, ginecologista e obstetra pela Febrasgo.
A lógica é atraente. Se você faz sexo durante a menstruação, então está bem longe do meio do ciclo - que é o período ovulatório -, então não irá engravidar, certo? Não necessariamente. "Em ciclos menstruais com duração média de 28 dias, a mulher irá ovular ao redor do 14º dia. Porém mulheres com ciclos mais curtos, ovularão mais cedo, o que pode acontecer logo após o final do período menstrual", explica a médica, detalhando que os espermatozoides podem viver dentro do trato reprodutivo feminino por até cinco dias, "esperando" a ovulação acontecer após a menstruação.
Ela revela ainda que nem todo sangramento vaginal é menstruação. "Mesmo se você sangrar regularmente, você pode ter um episódio de sangramento que poderá ser confundido com uma menstruação, aí a sua matemática mental será desviada, e você poderá acabar fazendo sexo quando estiver ovulando", previne a Dra. Karina.
Outro mito em torno do sexo durante a menstruação é de que seria contraindicado. A ginecologista desmente e reforça que, inclusive, pode ter um impacto positivo na saúde geral, como ciclos mais curtos devido a contrações uterinas durante o orgasmo; cólicas menos intensas, redução de estresse e até alívio da dor de cabeça.
"Além
disso, é menos provável que a mulher precise de lubrificantes, porque o
sangramento menstrual pode fazer essa função, melhorando o conforto", diz
a Dra. Karina. Ela acrescenta ainda que as mulheres podem se sentir mais excitadas
durante a menstruação por conta das mudanças hormonais do período e do aumento
do fluxo sanguíneo na área pélvica.
Como tornar o sexo na menstruação uma experiência mais confortável
A ginecologista elenca uma série de ações que ajudam a afastar o senso comum que nega a apropriação do sexo durante a menstruação e curtir mais esse momento:
- Converse
com seu parceiro(a), diga como você se sente ao fazer sexo durante a
menstruação e pergunte como a pessoa se sente. Algumas mulheres ou alguns
homens podem não se sentir confortáveis e está tudo bem;
- Remova
absorventes internos antes das relações;
- Coloque
uma toalha escura na cama para evitar manchas no lençol ou faça sexo no
chuveiro para evitar totalmente a bagunça;
- Peça
ao seu parceiro para usar preservativo para prevenir gravidez e DSTs;
Cuide da segurança
"É crucial praticar sexo seguro enquanto você está menstruada porque você ainda pode contrair ou transmitir uma IST, como o HIV. O vírus e outros patógenos podem estar presentes no sangue menstrual, portanto, use preservativo", recomenda a médica.
Ela diz ainda que as mulheres podem ficar mais propensas a algumas infecções em geral neste momento, conforme o pH da vagina se altera, podendo abrir espaço para vaginites e/ou cervicites como infecção fúngica.
Dra. Karina Tafner - CRM:118066. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Santa Casa de São Paulo. Especialização em Ginecologia Endocrinológica e Reprodução Assistida pela Santa Casa de São Paulo. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Febrasgo. Título de Especialista em Reprodução Assistida pela Febrasgo. Livre docente da Pós graduação de reprodução assistida da Sociedade paulista de medicina reprodutiva e da Santa Casa de SP. Sócia Fundadora da Clínica FIVSP
Há 15 anos atuando na área de ginecologia e reprodução assistida.
@drakarinatafner
Nenhum comentário:
Postar um comentário