Estudo da Kantar aponta que categoria de maquiagem é principal responsável pela alta e que 79% dos usuários dessa categoria fazem algum procedimento estético ao longo do ano.
Cada vez mais empresas e colaboradores brasileiros de diversos mercados fazem o movimento de retornar às atividades presenciais – uma mudança que impacta o comércio como um todo. A cesta de Higiene e Beleza, por exemplo, saiu de 28% para 29,2% em ocasiões de uso fora de casa. A comparação é entre os últimos 12 meses terminados em junho de 2024 e o mesmo período do ano anterior.
O levantamento Consumer Insights Q2 2024, produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria, também aponta que a categoria que mais cresce neste contexto é maquiagem. Os brasileiros apresentam uma frequência média de 11 usos na semana (alta de 6,7% no período estudado). Os principais momentos para o cuidado são ao ir à escola ou ao trabalho (+143%) e ao sair para socializar (+123%).
“Os
dados mostram um uso intensificado de maquiagem pelas pessoas, o que nos leva a
crer que a categoria seguirá com alto crescimento de penetração de compra no
próximo ano”, comenta Juliana Kohler, Gerente de Contas da Divisão Worldpanel
da Kantar.
Ainda vale destacar que 79% dos usuários de maquiagem afirmam que fazem algum tipo de procedimento estético ao longo do ano. As opções vão desde tratamentos mais simples, a exemplo de limpeza facial, massagem, manicure e pedicure, até processos mais complexos, como bronzeamento artificial e botox.
O movimento de retorno ao presencial também influencia nos cuidados pessoais dentro dos domicílios. Nesse contexto, a cesta de Higiene e Beleza cresceu 3,5% em unidades no primeiro semestre de 2024 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Aqui, mais do que maquiagem, o consumidor prioriza os gastos com sabonetes. A categoria apresentou ascensão de 2,9% em unidades.
Uma dinâmica interessante relacionada ao consumo de sabonetes é vista nas Classes D e E. O grupo está balanceando e até reduzindo o gasto em algumas cestas, como perecíveis e commodities, para investir mais na cesta de higiene e beleza. No segundo trimestre de 2024, a preferência por marcas premium por esta classe cresceu 11%, com a busca por exemplo de banhos mais sofisticados que impulsionam a categoria de sabonetes mais premium.
Independentemente do público, é possível ver um aumento de 4,9% em categorias presentes na rotina semanal de personal care dos brasileiros e um acréscimo de 5,8% nos minutos dedicados a estes preparos. Em números, há uma média de consumo de nove categorias e de sete minutos de cuidados para cada produto no período estudado.
“Ainda é importante ressaltar que os brasileiros estão usando mais produtos de Higiene e Beleza do que adquirindo itens. Enquanto a cesta apresentou alta de 12% na penetração de compra entre o segundo trimestre de 2024 e o mesmo período do ano anterior, a repetição de uso saltou 17%”, conclui a executiva da Kantar.
Os
dados acima são do Painel de Uso e Consumo da Kantar, que acompanha o
comportamento de consumo dos brasileiros em bens de consumo massivo –
alimentos, bebidas, artigos de limpeza do lar e itens de higiene e beleza
pessoal, de maneira contínua. O estudo reúne 11.300 domicílios de todas as
regiões e classes sociais do País, representando 60 milhões de lares.
Kantar
www.kantar.com/brazil
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