Cada criança deve atingir marcos específicos de desenvolvimento, como começar a engatinhar, andar e falar, em idades mais ou menos previsíveis. Mas e quando essas etapas são alcançadas mais tarde do que o esperado, pode ser um sinal de que algo está errado?
“Já era para ele estar falando?” “A filha da minha prima tem 9 meses e já está andando.” Quem nunca ouviu essas comparações? Acompanhar o desenvolvimento de um bebê envolve observar uma série de marcos que indicam seu progresso em áreas como movimento, fala e interação social. Cada nova habilidade — desde o primeiro sorriso até o balbuciar das primeiras palavras e os primeiros passos trêmulos — são sinais importantes do crescimento da criança. No entanto, quando uma criança demora mais para atingir esses marcos, é natural que os pais se preocupem e se perguntem se há algo errado
Segundo o
neurocirurgião André Ceballos, embora cada criança tenha seu próprio ritmo, é
importante considerar os marcos de desenvolvimento. “Os marcos do
desenvolvimento são guias que nos mostram o que a maioria das crianças consegue
fazer em determinadas idades, como sentar sem apoio, engatinhar ou começar a
formar frases simples. A forma como uma criança se movimenta e interage pode
nos ajudar a identificar se há algo realmente preocupante,” explica o especialista.
Mas quando o
atraso deve ser observado?
De acordo com o Dr. André Ceballos, pequenas variações no desenvolvimento das crianças são normais e geralmente não são motivo de preocupação. No entanto, é importante prestar mais atenção se os atrasos persistirem após os 3 anos e forem acompanhados de dificuldades nas habilidades motoras, na fala, na compreensão e na interação social. Um sinal de alerta pode ser a dificuldade contínua com habilidades motoras, como engatinhar, andar ou coordenar movimentos. Se uma criança enfrenta problemas persistentes nessas áreas, isso pode indicar questões mais sérias.
Além disso, é
essencial observar o desenvolvimento da linguagem. Atrasos na fala ou na
compreensão podem sinalizar problemas de comunicação ou auditivos. Como a
comunicação é fundamental para o desenvolvimento social e escolar, a falta de
progresso nessa área deve levar à busca de uma avaliação especializada. “Mas é
importante que os pais não apenas verifiquem se a criança está andando ou
falando na idade certa. É importante observar como ela está se desenvolvendo em
outras áreas, como interação social e habilidades cognitivas e emocionais. Essa
visão mais ampla e completa, ajuda a identificar se há algo que realmente
precisa de atenção,” explica o Dr. Ceballos.
Diagnósticos
precoces são capazes de reverter atrasos por completo, diz especialista
A intervenção
rápida pode, em muitos casos, não só mitigar os efeitos desses atrasos, mas até
revertê-los por completo, permitindo que a criança se desenvolva em paridade
com as demais crianças.
“Cada criança é única e precisa de uma abordagem que se encaixe nas suas necessidades. Quando identificamos atrasos cedo, podemos iniciar terapias específicas que ajudam a resolver os problemas. Por exemplo, se uma criança está com dificuldade para falar, a terapia da fala pode ajudar a melhorar essa habilidade. Da mesma forma, atrasos nos movimentos podem ser tratados com fisioterapia, que melhora a coordenação e a força muscular,” explica o Dr. Ceballos.
Além disso, detectar
e tratar os problemas cedo também faz uma grande diferença na vida emocional e
social da criança. “Receber ajuda desde cedo pode evitar problemas que afetam a
autoestima e as habilidades de interação da criança. Isso ajuda a garantir que
ela tenha um desenvolvimento mais equilibrado e saudável,” conclui o
especialista.
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