Pesquisar no Blog

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Levantamento da Serasa Experian revela que 4 em cada 10 candidatos ao programa de estágio estudam tecnologia


• Estudo feito pela datatech considerou 116 mil cadastros recebidos em seu programa de estágio entre 2023 e 2024;

• Mulheres representam 55,3% do público e o levantamento traz ainda visão por faixa etária, orientação sexual e localização dos profissionais;

• Recentemente, a Serasa Experian foi reconhecida como uma das melhores empresas para se estagiar pelo prêmio Best Internship Experiences.

 


Para entender o perfil dos estagiários, a Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, desenvolveu um estudo a partir de uma base composta de 116 mil candidatos. A análise identificou que 42,1% fazem cursos relacionados a tecnologia, enquanto 24,2% estão dedicados às áreas relacionada a negócios, como Economia, Administração e Contabilidade. Veja, na tabela abaixo, todos as áreas registradas: 

 


 

Dados demográficos: 6 em cada 10 têm entre 18 e 24 anos e maioria está no Sudeste

 

Ainda segundo o levantamento, 67,3% dos candidatos a estágio da base (6 em cada 10) estão na faixa etária entre 18 e 24 anos e aqueles com 35 a 44 anos representam 4,5%. Candidatos 45 a 54 anos compõem 0,8%, enquanto os que estão na faixa entre 55 e 64 anos e abaixo de 18 anos constituem 0,1%. 

 

A região que mais concentra estudantes é o Sudeste (58,9%), seguida pelo Nordeste (18,8%), Sul (11%), Centro-Oeste (7,1%) e Norte (4,2%). Na análise das Unidades Federativas (UFs) é em São Paulo (24,2%) que estão a maior parte dos estagiários, depois vem Rio de Janeiro (5,2%), Minas Gerais (3,7%) e Santa Catarina (2,7%). Veja no gráfico abaixo o ranking completo:




 

Diversidade em números

 

No cenário atual, o levantamento da Serasa Experian identificou que as mulheres estão à frente, representando 55,3% das candidaturas. Os homens compõem 43,6%, enquanto as pessoas que se declaram não binárias representam 0,6%. “Os números destacam a presença significativa das mulheres que estão moldando o mercado de trabalho em formação. Independentemente da região, há um esforço contínuo para garantir oportunidades iguais de desenvolvimento profissional para todos. No nosso programa de estágio, entre 2023 e 2024, contratamos mais de 60% de mulheres, refletindo positivamente nosso compromisso com a igualdade de gênero e a capacitação de todas as pessoas em sua jornada profissional", avalia a Gerente de Recursos Humanos da Serasa Experian, Camila Souza.   

No que diz respeito à diversidade racial, a pesquisa da Serasa Experian revelou um panorama interessante. Os dados mostraram que 50,3% deles se identificam como brancos e, 46,8%, como Pretos/Pardos. Confira os dados completos por etnia na tabela abaixo: 

 


 

Em relação à orientação sexual, a pesquisa indicou que 18,8% das pessoas estagiárias se identificaram como parte da comunidade LGBTQIAPN+. Além disso, 0,7% se reconheceram como Pessoa Trans. 

 

Prêmio Best Internship Experiences

 

Em julho deste ano, a Serasa Experian foi reconhecida como uma das melhores empresas para se estagiar no Brasil, conquistando o 4º lugar do Best Internship Experiences (BIE), segundo a FirstJob. Com este resultado, a companhia subiu cinco posições em relação à classificação de 2023. 

 

A análise se baseou em cinco dimensões que têm relevância em toda experiência de estágio: ambiente de trabalho, aprendizagem e desenvolvimento, benefícios, liderança e talento. "Estamos orgulhosos deste reconhecimento. Como primeira e maior datatech do Brasil, somos impulsionados pela busca constante em oferecer aos nossos estagiários uma experiência de trabalho enriquecedora e gratificante, à medida em que continuamos a atrair os melhores talentos para a nossa equipe”, comenta Camila Souza.  

 

Com mais de 4,6 mil funcionários no Brasil, a Serasa Experian é reconhecida como um excelente lugar para se trabalhar. Em 2022, recebeu o prêmio de “Melhor Empresa para se Estagiar” e também foi eleita uma das 25 Top Companies para desenvolvimento de carreira pelo LinkedIn. Em 2023, foi reconhecida pelo segundo ano consecutivo como “Melhor Empresa para Jovens Profissionais do Brasil” e, em 2024, como “Melhores Empresas para o Talento Feminino” ambos da plataforma FirstJob. Em 2024, foi eleita a melhor “Ativação para Jovens Talentos” no Prêmio Employer Branding Brasil e, pelo quarto ano consecutivo, a companhia foi certificada no prêmio “Great Place to Work” e, pelo terceiro ano consecutivo, como uma das mais inovadoras do país pelo Valor Econômico, sendo a primeira colocada em sua categoria.

 

 

Experian

experianplc.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados