Pesquisar no Blog

terça-feira, 23 de julho de 2024

Profilaxia: A importância do check-up para prevenção de doenças

Segundo a OMS, doenças bucais afetam mais de 3,5 bilhões de pessoas no mundo, causando desconforto, perda da autoconfiança e problemas de saúde em quase metade da população mundial


Um dos maiores desafios enfrentados pela odontologia é garantir que a sociedade compreenda a importância fundamental do check-up bucal. Assim como na medicina, fazer uma avaliação odotonlogica completa e periodicamente ajuda a prevenir e diagnoticar de maneira precoce diversas doenças. A Organização mundial da saúde (OMS), aponta que 45% da população mundial sofre com doenças bucais e considera este como um forte indicador da saúde geral. 

A doença bucal que mais afeta a população é a cárie, que soma 2,5 bilhões de casos no mundo, enquanto a principal causa de perda dentária, a doença periodontal, aparece como a segunda maior ocorrência, totalizando um bilhão de pacientes com esta condição, e em terceiro lugar está o câncer, com 380 mil registros por ano, de acordo com a OMS. Contudo, se engana quem acredita que o check-up odontologico pode prevenir apenas casos como estes, pois a saúde da boca está diretamente ligada à saúde geral do indivíduo, e pode precaver até doenças sistêmicas, como diabetes, doenças cardíacas, que tem o início pela permeabilidade vascular, por exemplo. 

A Odontopediatra e sócia-fundadora da Carbon Smile Clinic, Dra.Gabriela Schneider, que possui mais de 20 anos de experiência no setor, explica que a profilaxia se trata de um dos mais importantes procedimentos realizados em consultório, que são aglumas medidas utilizadas de maneira preventivas. “Por meio de um atendimento personalizado, é possível compreender hábitos de higiene, alimentação, microbiota oral, tipo de gengiva e até mesmo fases da vida que influenciam diretamente no comportamento de doenças bucais. Situações como desgastes ou anomalias dentárias, cáries de raiz, mudanças na mucosa oral, problemas de articulação temporomandibular (ATM), erosões dentárias ou que envolvam estresse do paciente, ou uso de medicamentos que alteram a condição bucal, proporcionam um desgaste mais rápido dos dentes. Este tipo de atendimento é importante pois cada paciente possui singularidades e necessecidadesdiferentes”.

 

Tratamentos

O avanço da tecnologia na odontologia trouxe ferramentas inovadoras para o tratamento e prevenção de problemas dentários, entre eles estão os exames de imagem como radiografias digitais, que permitem uma análise mais detalhada da estrutura dos dentes, ultrassom piezelétrico, que é capaz de remover o tártaro de maneira minimamente invasiva e indolor, preservando a estrutura dos dentes, esmalte e gengiva, entre outros. 

“A profilaxia é executada de maneira a mostrar ao paciente a condição de higiene que chegou ao consultório e onde estão as falhas na rotina de limpeza. Orientamos o correto uso do fio e creme dental, de prescrição individualizada. Todo o processo tem a duração de 90 a 120 minutos e incluí, além da etapa de avaliação da condição bucal, um escaneamento intra oral, que é um arquivo digital imprescindível para sobrepor a imagens anteriores, e qualquer mudança na condição bucal do paciente aparecerá na comparação dos arquivos, tornando esse acompanhamento o mais fidedigno e completo que a odontologia pode oferecer hoje”, explica a Dra. Gabriela. 

A frequência recomendada para realizar um check-up geralmente é de uma vez a cada seis meses, mas isto pode variar dependendo da saúde bucal e das necessidades específicas de cada indivíduo. Aos pacientes que fazem uso de aparelho ortodôntico fixo, por exemplo, é preciso visitas mais regulares. “Para os que usam placas miorrelaxantes noturnas, sempre eorientamos a levá-las nas consultas de manutenção preventiva”, finaliza a especialista, salientando que fases diferentes da vida influenciam diretamente no comportamento de doenças dentais e gengivais. 



Carbon Smile 
Para mais informações, acesse o Site.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados