Pesquisar no Blog

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Dia dos Avós: 8 dicas de práticas sustentáveis para aproveitar a data de forma especial

Lista montada pela CHEP incentiva a reciclagem e a economia circular, que ainda se mantém devagar no Brasil

 

No dia 26 de julho, comemoramos o Dia dos Avós, uma data para homenagearmos algumas das pessoas mais importantes em nossas vidas. Nesta ocasião especial, como em todas as outras, compramos presentes como forma de expressar carinho e amor pelos avós, porém, dependendo da compra, ela pode prejudicar o planeta, principalmente se for descartada incorretamente. Por isso, a CHEP, empresa global de logística sustentável e soluções para transformar a cadeia de abastecimento, listou dicas para celebrar o Dia dos Avós de forma sustentável.

De acordo com o Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil de 2020, o País produz 79 milhões de toneladas de lixo anualmente, sendo que cada pessoa descarta, em média, cerca de 380 quilos. Deste valor, 40% do lixo vai parar em lixões, a maioria sem controles ambientais e sanitários. Deste montante, a média de reciclagem é de assustadores 4%. 


8 dicas para ensinar sua avó a ser mais sustentável e praticar a economia circular

  1. Reutilizar e reciclar juntos: mostre à sua avó como separar corretamente os materiais recicláveis e ensine a importância de reutilizar itens, como potes de vidro e sacolas plásticas. A reciclagem no Brasil ainda está longe do ideal, por isso a importância de promover a economia circular e práticas sustentáveis.
  2. Economizar energia: explique a ela como pequenas mudanças, como desligar luzes e eletrodomésticos quando não estão em uso, podem fazer uma grande diferença na conta de energia e no meio ambiente.
  3. Optar por produtos sustentáveis: leve sua avó para fazer compras e mostre como escolher produtos com embalagens recicláveis ou feitos de materiais sustentáveis.
  4. Plantar um jardim: ajude sua avó a plantar um jardim em casa, mesmo que seja pequeno. Isso pode ser uma atividade divertida e educativa, além de fornecer alimentos frescos e reduzir a pegada de carbono.
  5. Reduzir o desperdício de alimentos: ensine a sua avó a planejar as refeições e a armazenar corretamente os alimentos para evitar o desperdício. Dicas simples de como aproveitar sobras de comida também são úteis.
  6. Promover a compra de segunda mão: leve sua avó para visitar brechós e mercados de pulgas. Mostre a ela como comprar itens de segunda mão pode ser sustentável e econômico.
  7. DIY e artesanato: encoraje sua avó a fazer artesanatos e projetos de "faça você mesmo" (DIY) usando materiais reciclados. Isso não só é sustentável, mas também pode ser uma ótima atividade para fazerem juntas.
  8. Compostagem: se sua avó tem um jardim, ensine-a sobre compostagem. Mostre como restos de alimentos e resíduos orgânicos podem ser transformados em adubo natural.

Um dos focos da CHEP é reforçar a importância da adoção de práticas sustentáveis para equilibrar o avanço da sociedade e a necessidade de proteção dos recursos naturais, fazendo com que o ser humano coexista em harmonia com a natureza. Para isso, é necessário adotar medidas que promovam a sustentabilidade e contribuam positivamente com o ambiente como um todo.

 


CHEP
www.chep.com
#CircularEconomy #RegenerativeSupplyChains


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados