A expressão “tri-uno”, três em um, foi criada por Paul MacLean, neurocientista da década de 1970, referindo-se ao cérebro trino na evolução do sistema nervoso central humano: AGIR, SENTIR E PENSAR são verbos interdependentes. A finalidade do autor foi dividir o cérebro didaticamente para compreender melhor seu funcionamento. Assim, AGIR de acordo com o SENTIR e o PENSAR na PRÁTICA DO BEM constitui-se em sublime comportamento ético.
Semelhantemente ao princípio “tri-uno” de MacLean, também encontra-se na
realidade tal conceito para que, de forma didática, o mundo seja melhor
compreendido. Portanto, TRÊS são as partes do átomo: ELÉTRON, PRÓTON E NÊUTRON,
como TRÊS também são as dimensões geométricas do espaço: COMPRIMENTO, LARGURA E
ALTURA. Além disso, observa-se que a sobrevivência humana depende de TRÊS
fatores principais: CASA, ROUPA e ALIMENTAÇÃO e, de forma “Tri-una”, concebe-se
ainda a Santíssima Trindade: PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO. Contemple-se a
natureza da matéria e verificar-se-á que os seus estados físicos são SÓLIDO,
LÍQUIDO e GASOSO; identicamente à divisão do tempo: PASSADO, PRESENTE e FUTURO.
E a trina de Paul MacLean também se faz presente na EDUCAÇÃO, pois a
aprendizagem humana acontece na relação ESCOLA, PROFESSOR E ALUNO; e, ainda,
pode-se dividir a MÚSICA em TRÊS elementos básicos: MELODIA, RITMO E HARMONIA.
A trilogia também contribui para direcionar o comportamento humano na
sua peregrinação pelos caminhos da vida. A ética é uma postura diante do outro
e de si mesmo. É pela conduta individual que se manifesta a personalidade, a
forma de ser de cada um. E também aqui, na atitude humana, os conceitos
“tri-unos” de MacLean aparecem: PODER, DEVER e QUERER.
Seja o imperativo: “Assistir a todas as aulas em sintonia plena com a
voz do professor”. Se os TRÊS verbos forem conjugados na primeira pessoa do
presente do indicativo: EU POSSO, EU DEVO, EU QUERO, estaremos diante de um
princípio ético, uma sublime virtude humana. Se, no entanto, a atenção do aluno
estiver em outro campo que não a aula (conversas paralelas, celular...), foge
aos princípios éticos e se instala a indiferença do aluno diante do professor.
Atente-se, ainda, que pelo CONHECIMENTO, pelas MÃOS e pela PALAVRA os
humanos elaboram ARTE, criam CIÊNCIA e produzem TECNOLOGIA. Desenvolvem
inteligências para organizarem uma nova sociedade. Evoluem para fazer surgir um
mundo novo onde se poderá viver melhor. Rubem Alves (1933-2014), psicanalista e
educador, lembrava que a ESCUTA precede a FALA. É da natureza humana ESCUTAR
para APRENDER e depois FALAR sobre o que aprendeu. Aprende-se pela palavra da
mãe, do pai, do professor...
O professor só deseja que o aluno escute a sua palavra. A aprendizagem
acontece depois de uma longa e silenciosa escuta. Quando a escuta for serena, a
fala será bonita porque se vai falar daquilo que se sabe. Com segurança.
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