Datas comemorativas e eventos esportivos trazem novas oportunidades para melhorar a experiência dos negócios
Com a proximidade da Olimpíada de Paris, que têm sua abertura marcada
para 26 de julho, empresas têm buscado novas oportunidades de negócios e de
divulgação de suas marcas. Os Jogos Olímpicos de 2024 são um dos eventos
mais aguardados do ano. Como datas comemorativas e eventos esportivos costumam
atrair mais público, é esperado que as vendas no comércio também sejam
influenciadas neste período.
Segundo o gerente de relacionamento do Sebrae, Enio Pinto, é importante
ter planejamento prévio para que “o sonho de vender mais não se torne na
verdade um pesadelo”. O valor de um produto se dá quando o benefício vem
acompanhado da experiência. “Hoje, nós vivemos na Era da Experiência, então
tudo que o cliente quer é adquirir o benefício/produto específico que ele for comprar,
mas isso precisa se dar por meio de uma experiência memorável de compra”,
explica.
Confira as dicas do especialista para melhorar a experiência dos
negócios durante o período da Olimpíada!
1- Caracterize o ambiente
Pense no ambiente de negócio, tanto presencial, quanto virtual, de tal
maneira que a empresa fique caracterizada com a temática da Olimpíada. Isso,
caso a atividade ou segmento empresarial tenha atuação direta com a temática.
2- Explore os cinco sentidos
O indivíduo se relaciona com os cinco sentidos. Então, coloque a sua
grade de produtos em degradê para que ele tenha uma visão agradável; facilite o
toque junto às mercadorias; coloque um aroma próprio na loja; uma trilha sonora
pertinente e agradável, além de bombonieres com quitutes, como jujubas e bala,
para ele degustar enquanto circula no ambiente. Ou seja, explore os cinco
sentidos, tornando o ambiente festivo correlato à temática comemorativa.
3- Brindes promocionais temáticos
Adquira junto a lojas especializadas brindes promocionais para
distribuir e presentear o seu cliente no momento da interação. Inclua no mix de
produto uma linha identificada com o evento esportivo. Por exemplo, se você
vende roupas, pense em modelos que tenham o símbolo da Olimpíada ou as cores do
Brasil.
4- Organize a estrutura do negócio
É importante organizar aspectos práticos dos produtos, como numeração,
cores e estoque em quantidade adequada. O fornecedor deve estar de prontidão
caso haja necessidade de fazer uma entrega adicional durante o período. Além
disso, a equipe deve receber treinamento. Se tiver um volume de vendas
extraordinário é necessário ter um time competente para atender simultaneamente
mais de um cliente.
5 - Ganha-ganha
Ganha você vendendo bem, em qualidade e quantidade, ganha o cliente
adquirindo um produto de valor e ganha também o fornecedor. Para isso, é
fundamental que o fornecedor esteja sensibilizado de que ele também é um elo
relevante dentro dessa cadeia.
Só será possível fazer promoções de venda se você puder contar com
promoções nas compras. Só vende bem quem compra bem. Então, é importante
negociar com o fornecedor preços promocionais neste momento específico para ter
condições de escalonar as vendas e repor em maior quantidade e qualidade os
estoques adquiridos.
6 - Combos promocionais
Monte combos promocionais que favoreçam o cross selling para o período,
ou seja, combos de produtos complementares. Se o segmento de atuação não está
diretamente relacionado à Olimpíada, também é possível montar combos
promocionais envolvendo parceiros de segmentos diretamente ligados ao evento.
Por exemplo, fechar uma parceria com uma loja que venda material
esportivo para fornecer um desconto ao cliente que consumir os produtos da
loja, caso o valor de uma compra no parceiro atinja determinada meta.
7- Casquinha tecnológica
Pense em uma “casquinha tecnológica” para o empreendimento, ou seja,
como você pode, junto a uma startup parceira, ter o seu produto ou serviços
acionados na palma da mão. Com a uberização da economia todo mundo quer
serviços acessíveis. Então, se você tem algum produto que poderia ser
comercializado durante o período do evento, sem que o cliente se desloque ao
estabelecimento, monte um aplicativo simples e disponibilize essa compra
remota.
8- Transmissão de jogos
Avalie a natureza do segmento de atuação do seu negócio e veja a
possibilidade de fazer transmissão dos jogos dentro do seu estabelecimento.
Convide o cliente para assistir aos jogos e ganhar benefícios no consumo.
9- Experiência presencial + digital
Lembre-se que tudo que você fizer no ambiente presencial tem que ter
continuidade e coerência com os ambientes digitais, como as redes sociais e
lojas de e-commerce. A experiência do cliente tem que ser a mesma nos dois
ambientes.
10 - Gere engajamento
Procure gerar engajamento entre
o público e o negócio. É interessante criar alguma promoção temporária durante
os jogos, como um balão ou sorteios das disputas. Outra possibilidade é
oferecer um desconto evolutivo à medida que o Brasil for avançando no quadro de
medalhas.
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