Latino-americanos visitam, em média, seis canais de compras
Relatório da Kantar visa entender hábitos omnichannel dos consumidores da região
Diante da instabilidade econômica da América Latina, 131 milhões de famílias tornaram-se especialistas em encontrar as melhores ofertas, pesquisando em diferentes lojas para esticar ainda mais o orçamento. Para entender como e onde são realizadas 25 bilhões de escolhas dos consumidores, a Kantar, empresa líder em dados, insights e consultoria, acaba de lançar o relatório Omnichannel Latam 2024.
De acordo com as informações, 21% dos compradores usam, em média, seis canais diferentes. “Como este é o grupo que reúne mais latino-americanos, sugere que a maioria dos consumidores ainda prefere um número diversificado, mas gerenciável, de lojas para suprir suas necessidades”, diz Marcela Botana, Market Development Director Latam da Kantar. Os meios escolhidos dentro desse contexto são: feiras, supermercados, atacadistas, farmácias, minimercados e lojas tradicionais.
Em relação ao crescimento em valor entre 2022 e 2023, se destacam os canais que apresentam uma relação melhor de custo-benefício – hábito que é consequência da inflação. São eles: mercados de bairro e lojas de conveniência (+28%), atacadistas (+24%) e lojas de descontos (+23%).
Ainda assim, as lojas tradicionais, juntamente com os supermercados, ainda desempenham um papel importante na rotina dos latino-americanos. Um comprador usa o canal tradicional, em média, 75 vezes por ano (uma vez a cada cinco dias). Os supermercados, por sua vez, são visitados cerca de 29 vezes por ano (duas vezes por mês).
O comércio eletrônico, que já alcança 30% de penetração na América Latina, também vem registrando crescimento significativo, com quase 2 milhões de novos compradores em toda a região e aumento de 20% no valor médio das transações. Na hora da compra, os latino-americanos preferem o e-commerce não puro (site ou aplicativos de redes físicas) e o WhatsApp. Cada um contempla 12% de penetração.
É importante notar que cada escolha de ponto de venda tem um propósito. Hipermercados, supermercados e lojas de descontos são principalmente para compras de reposição, enquanto os atacadistas são mais concentrados em compras para estocar. Minimercados e pontos de venda do comércio tradicional são para necessidades diárias ou urgentes. No entanto, esses papéis dos canais estão em constante evolução, junto com as preferências dos consumidores.
O estudo também mostra qual categoria de produto se encaixa em qual canal. Alimentos são mais consumidos em hipermercados, saúde e beleza em farmácias, produtos de limpeza em lojas de descontos – o que representa oportunidades para a indústria.
“É válido
destacar que, nos últimos dois anos, assistimos a uma fase de consolidação multicanal
no ecossistema varejista latino-americano. Isto é, os compradores diminuíram o
hábito de explorar novos canais e as escolhas dos meios preferenciais atingiram
um ponto de estagnação – tendência que se estende até 2024”, conclui Lenita
Vargas, Shopper & Retail Director da Kantar.
Kantar
www.kantar.com/brazil
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