Panorama da
ferramenta no Brasil foi apresentado em um evento presencial no dia 18 de abril
Mais de 1 bilhão de usuários no mundo utilizam,
mensalmente, o Google Messages RCS. Este ano, a aposta está ainda maior em sua
modalidade conversacional, com grandes cases de sucesso já sendo construídos no
Brasil. A expectativa foi compartilhada pelo Google e pela Pontaltech, empresa
de tecnologia especializada em comunicação omnichannel, em um evento presencial
organizado na sede da multinacional no Brasil nesta última quinta-feira (18) –
o qual contou com a presença de grandes empresas nacionais e a exposição de
resultados obtidos por aquelas que já investiram nessa solução.
O encontro teve uma série de palestras imersivas
trazendo o panorama do RCS nos últimos anos, evidenciando quanto o mercado vem
amadurecendo sobre este tema e fazendo com que cada vez mais empresas
implementem essa tecnologia internamente. “Há um ano, tínhamos cerca de 400
milhões de usuários ativos por mês e, em 12 meses, esse número saltou para 1
bilhão. Isso reforça o nosso compromisso em levar o RCS para cada vez mais
pessoas no mundo todo e, inclusive, para empresas que podem aproveitar de mais
um canal em suas estratégias de comunicação”, ressalta Kaio Marin, head do RCS
Business Messages para a América Latina.
Ninguém melhor para falar sobre esse mar de
oportunidades, do que quem já comprou sua passagem para este destino. Nadja
Bagdanavicius e Otávio Augusto Santa Barbara, consultores do departamento de
crédito digital do Grupo Casas Bahia e clientes da Pontaltech, marcaram
presença na agenda do evento trazendo os resultados que obtiveram em um teste
A/B utilizando o RCS e o WhatsApp em uma campanha com foco no Carnê Digital na
Black Friday feita em 2023.
A taxa de mensagens entregues teve uma diferença
significativa entre eles – com 60,37% no primeiro e 88,97% no segundo – mas, o
ROI obtido foi completamente diferente entre as ações, com 397% no RCS contra
56% no WhatsApp. “Tivemos uma interação surpreendente em torno de 40% apenas
com o RCS. Os resultados nos animaram ainda mais a aplicar mais testes nesta
ferramenta, para que possamos compreender qual público é mais aderente a se
comunicar por ele e, com isso, estabelecer estratégias mais assertivas que
coloquem os desejos dos clientes no centro das nossas ações”, pontua Nadja.
A mesma expectativa é compartilhada pela
Pontaltech, principalmente, em vista da evolução do reconhecimento da
importância do marketing conversacional pelo mercado. “O Brasil domina esta
comunicação em resposta à forte imersão tecnológica que vivemos. As pessoas
estão cada vez mais conectadas diariamente e, neste cenário, cabe às empresas a
missão de acompanharem esse movimento, possibilitando um relacionamento fluído
através da oferta de múltiplos canais. Assim, cada usuário poderá escolher por
onde desejam conversar, transacionando uma relação muito mais assertiva entre
as partes”, defende Thiago Gomes, diretor de Customer Success da empresa.
É nesse cenário que o RCS vem se mostrando um
importante auxiliador, capaz de enriquecer a comunicação entre as marcas e seus
clientes por meio de um carrossel de recursos possíveis de serem enviados nas
mensagens. Em 2023, a Pontaltech registrou um crescimento de 20% neste recurso,
e a meta para este ano é de que cresçam cinco vezes mais no volume do
conversacional. “Dedicaremos nossos esforços em disseminar ainda mais este
canal no país a fim de construir mais cases de sucesso, nos tornando referência
no mercado e ajudando a desmistificar o RCS como uma ferramenta de sucesso para
nossos clientes”, afirma Carlos Secron, CEO da empresa.
Hoje, apenas os aparelhos Android estão aptos a
utilizar este sistema de mensageria. Porém, a Apple já anunciou que irá
implementá-lo em seus recursos este ano, o que eleva ainda mais as expectativas
de crescimento e propagação deste canal no mercado. “Esta inclusão deverá
aumentar em 90% a quantidade de usuários elegíveis a utilizar o RCS. Estamos
diante de um boom enorme a ser explorado pelas empresas, trazendo a seus
clientes mais um meio de comunicação robusto e seguro para se relacionarem”,
complementa Gomes.
E, por parte do Google, não faltarão iniciativas
destinadas a incentivar essa participação nacional. “Este ano, estamos trazendo
um beta para estimular as empresas a testar o sistema, chamado Click to RCS. É
uma URL que facilita a interação com empresa pelo usuário, o que abre espaço
para sua incorporação em outras finalidades de atendimento e marketing. Estamos
confiantes de que 2024 será um ano de ainda mais conquistas para o RCS, o que
será fortemente favorecido com o apoio dos nossos parceiros, como a
Pontaltech”, finaliza Marin.
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