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quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Volta às aulas: cinco dicas para adaptação das crianças na Educação Infantil

Nos primeiros anos da vida escolar é importante a integração e participação da família em todo o processo


As aulas estão voltando e, com isso, é preciso um cuidado ainda maior dos pais com a adaptação das crianças na educação infantil. O período que compreende os pequenos de 0 a 5 anos é repleto de descobertas, vivências e experiências que contribuem para a aprendizagem e desenvolvimento.

 

Neste período, a integração da família é essencial. “A entrada na educação infantil é o primeiro contato da criança ou bebê em espaço coletivo ou escolar. Um espaço que não é familiar, com horários diferentes dos habituais. Devemos acolher e respeitar esses momentos, passando pelas situações onde a tristeza é evidenciada pela linguagem do choro, por exemplo. Toda a rotina acaba sendo uma novidade para as crianças””, revela Josué Artigas Machado Junior, coordenador pedagógico do Marista Escola Social Curitiba.

 

A adaptação é feita de acordo com cada idade, período e em pequenos grupos e envolve todos os colaboradores, respeitando o espaço e o tempo de cada criança. “A escuta é fundamental, com ela os educadores vão descobrir como as crianças se comportam e como é a relação familiar”, reforça Josué.

Confira 5 dicas do especialista em educação infantil que podem auxiliar na volta às aulas:

 

Pais e professores

1-Estabelecer parcerias

Os pais e responsáveis também sofrem muito com o processo de separação, por isso é preciso pensar em estratégias de acolhimento para a família. 

Buscar um diálogo claro e transparente com os professores é fundamental para que o processo vivido flua de forma natural e tranquila, contribuindo com a adaptação da criança.

 

Pais

2-Não mentir para a criança

É preciso explicar, dialogar, mostrar os benefícios da escola e manter uma conversa sincera com as crianças.

 

3-Presença dos pais

É imprescindível a presença da família neste momento. Apresentar a criança para a professora e adultos da escola e contar com a presença de alguém em que ela confie é fundamental, pois trata-se de um espaço ainda estranho para ela.

 

4-Segurança

No primeiro dia, a orientação é deixar a criança levar um objeto de sua preferência, que represente uma conexão entre ela e a sua casa. Além disso, é importante que as famílias construam uma rotina em casa para que os filhos consigam compreender os tempos em casa e na escola e a importância de cada um deles.

 

5-Choro

Não banalizar o choro e agir com serenidade são passos fundamentais. O choro será natural e fará parte de todo o processo. É preciso lidar com essa linguagem buscando acalentar e tranquilizar as crianças e as famílias. 


Se a criança chorar, siga com tranquilidade e transparência, buscando fortalecer a confiança e evidenciando que estará tudo bem e no final do período escolar, ela irá para casa novamente.


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