A Novo Nordisk, empresa líder global em saúde,
esclarece que Ozempic® foi aprovado pelas autoridades sanitárias para
tratamento de adultos com diabetes tipo 2 insuficientemente controlado, sendo
que não foi aprovado em nenhum lugar do mundo o uso do medicamento para
tratamento de obesidade. Além disso, a farmacêutica não endossa ou apoia a
promoção de informações de caráter off-label de seus medicamentos, ou seja, em
desacordo com a bula.
Em relação à escassez, como fornecedora
responsável e sempre preocupada com a saúde e segurança de seus pacientes, a
Novo Nordisk comunica que a apresentação de Ozempic® 0,25m e 0,5mg está com a
disponibilização normalizada no mercado brasileiro desde 28 de setembro de
2023.
A apresentação de Ozempic® 1mg seguirá
com disponibilidade intermitente durante o primeiro semestre de 2024 devido à
demanda maior que a prevista. Importante ressaltar que não há problemas de
qualidade ou regulatórios com nenhuma das apresentações do produto. Mais
informações, como pontos de venda com disponibilidade de Ozempic®, podem ser
obtidas com o SAC da Novo Nordisk pelo telefone 0800 014 44 88 ou pelo e-mail sac܂br@novonordisk܂com.
Quanto à
falsificação de Ozempic® no Brasil, até o momento não foram detectados casos de
novos lotes falsificados em 2024, somente os previamente reportados.
A Novo Nordisk segue investigando e
denunciando todos os casos de falsificação de que tem conhecimento às
autoridades, de acordo com as legislações aplicáveis. A instituição trabalha
com empresas terceiras especializadas no monitoramento e eliminação da oferta
ilegal de produtos falsificados, tanto no mundo virtual quanto no “mundo real”.
A segurança do paciente está sempre em primeiro lugar para a Novo Nordisk, que
seguirá combatendo ativamente todo e qualquer produto falsificado.
A recomendação é que pacientes sempre comprem
seus medicamentos apenas em farmácias devidamente licenciadas e que cumpram com
todos os requerimentos sanitários exigidos pela Anvisa.
Na hora da compra, desconfie:
- sites e canais não licenciados pela Anvisa para
comercialização de medicamentos e que usam os nomes das marcas e/ou adotam
aplicativos de vendas e redes sociais para ofertar os produtos;
- embalagem do medicamento visivelmente alterada, em idioma
estrangeiro, com aparência farmacêutica (apresentação) diferente da
registrada e com informações incorretas sobre o produto – Ozempic® é
vendido apenas em canetas pré-preenchidas injetáveis;
- preços muito abaixo dos aprovados pelo governo (todos os
produtos Novo Nordisk seguem a tabela da CMED, órgão federal que
regulamenta o preço dos medicamentos no país).
Em caso de dúvidas sobre os pontos de vendas ou mesmo sobre o medicamento adquirido, os pacientes podem acessar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Novo Nordisk Brasil, disponível no website na seção Fale Conosco.
Novo Nordisk
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