Detran-SP lança campanha de conscientização para o feriado; nos últimos cinco carnavais, 979 motoristas foram autuados por alcoolemia
“Por um Carnaval melhor na rua, na avenida e na estrada”, esse é o mote da nova campanha de conscientização do Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran-SP), que começou a ser divulgada ontem (8). O feriado foi palco de 433 óbitos nos últimos cinco anos (de 2019 a 2023, contando da sexta-feira até a quarta-feira de Cinzas). Além disso, 1.354 multas por alcoolemia (incluindo recusas ao teste do bafômetro e apresentação pelos condutores de diferentes níveis de álcool no sangue) foram aplicadas no período, sendo que 979 para motoristas do sexo masculino. Por isso, o público é o principal alvo da campanha.
“Uma das
principais responsabilidades da nossa gestão é conscientizar a população de que
toda vida importa e temos tolerância zero para o consumo de álcool associado à
direção. As campanhas e fiscalizações são essenciais para sensibilizar o
comportamento dos cidadãos para uma mudança efetiva de comportamento”, comenta
o diretor-presidente do Detran-SP, Eduardo Aggio.
Segundo dados do Infosiga SP, as autuações tiveram como alvo predominante motoristas com idade entre 31 e 40 anos, seguido pelo público mais jovem - entre 18 e 21 anos. A maioria nos municípios de São Paulo, Franca, Marília, Guarulhos e Jundiaí. Além disso, o número de óbitos durante os cinco últimos carnavais também apontou os motoristas do sexo masculino como as principais vítimas. Das 433 mortes, 349 foram de homens de 0 a 80 anos, sendo que a maioria estava na faixa dos 18 a 24 anos (65) O Infosiga-SP é um sistema de inteligência de dados do Governo de São Paulo, coordenado pelo Detran-SP e gerenciado pelo programa Respeito à Vida.
Por isso, além da campanha, a Operação de Direção Segura Integrada (ODSI) neste ano terá o dobro de fiscalizações, em comparação com o mesmo período de 2023 em todo o Estado de São Paulo. O objetivo é conscientizar e alertar sobre a tolerância zero ao álcool no trânsito e respeito às leis, mostrando que toda vida importa.
Campanha
O conceito para a nova campanha surgiu a partir do princípio de que o Carnaval de São Paulo está cada vez maior e multicultural. São muitas as opções para os foliões, que comemoram em blocos nas ruas, acompanham os desfiles no Sambódromo ou usam as estradas para viajar. Então, para este ano, o Detran-SP traz o seu samba enredo para a avenida onde o respeito à vida vem em primeiro lugar. A campanha será veiculada em rádios, emissoras de televisão aberta e por assinatura, peças de mobiliário urbano e internet. É composta por filme, spot, banners eletrônicos para redes sociais, além de peças para relógios de rua e pontos de ônibus.
Além disso, o
Detran-SP, em parceria com o Metrô de São Paulo, fará distribuição de
ventarolas com mensagens de conscientização, de sábado a terça-feira, em
algumas estações do Metrô das linhas Azul, Vermelha e Verde, como: República,
Palmeiras-Barra Funda, Sé, Paraíso, Vila Mariana e Vila Madalena.
Outra parceria
que será retomada durante a campanha é com a Artesp (Agência de Transporte do
Estado de São Paulo), também para distribuição dos leques em diversas praças de
pedágio, como ABColinas, AutoBan, EixoSP, Renovias, Rodoanel, Tamoios e
Ecovias. Esses objetos também serão recebidos pelos condutores que forem
abordados durante as operações de fiscalização. Como a conscientização é ponto
de atenção, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, entrou na ala
do cuidado e também fará ações contra a dengue aos motoristas e
pedestres.
Conscientização
constante
A tendência de
redução nos óbitos no trânsito no Estado de São Paulo, em paralelo ao aumento
constante dos sinistros não fatais, confirma a importância das ações e
campanhas frequentes de conscientização sobre a necessidade de respeito às leis
de trânsito, com vistas à preservação da vida. Toda vida importa; nenhuma morte
no trânsito é aceitável. Na última campanha do Detran-SP, que começou a ser
veiculada em dezembro, com o início do período de férias escolares, a atual
gestão da autarquia sugere de forma bem humorada que, além de seguir as leis de
trânsito, os condutores se planejem antes de sair de casa e mantenham seus
smartphones guardados, mantendo a tranquilidade, para que “a morte também possa
tirar férias”.
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