Para Alexandre
Slivnik, especialista em excelência de serviços no Brasil, ao entender esse
conceito, as empresas estão se aproximando dos consumidores e pavimentando o
caminho para o sucesso
No mundo dos negócios, a arte de encantar clientes
revela-se crucial para o êxito de qualquer empreendimento. Em meio à
complexidade desse desafio, surge a “Estratégia da Magia”, uma abordagem que
coloca o coração dos negócios nas relações humanas, destacando-se ao elevar o
foco não apenas nos produtos e serviços, mas na criação de experiências
memoráveis.
De acordo com Alexandre Slivnik, vice-presidente
da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e um dos
maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil, a mágica acontece
quando empreendedores passam a compreender que estão lidando com pessoas.
“Todos os clientes e funcionários são seres humanos, e a estratégia da magia
surge, justamente, como uma abordagem centrada em reconhecer a singularidade de
cada indivíduo, entendendo a importância de estabelecer conexões verdadeiras”,
revela.
Propósito e cultura são a base
para resultados de longo prazo
Para o especialista, o propósito e a cultura são as
fundações sobre a qual toda a estratégia da magia se sustenta. “Não se trata
apenas do que uma empresa faz, mas sim do impacto que suas ações têm na vida
das pessoas. O propósito vai além do empreendedor e sua marca, envolvendo a
transformação gerada pelos produtos, o legado deixado e o impacto positivo na
sociedade”, pontua.
Gestão de pessoas
Slivnik acredita que a gestão de pessoas é a
estrutura que protege a organização, proporcionando um ambiente propício ao
desenvolvimento humano. “Contratar bem, treinar adequadamente e tratar com
respeito são pilares fundamentais dessa gestão”, declara o especialista.
Para o vice-presidente da ABTD, contratar atitudes
em vez de apenas competências técnicas é o primeiro passo. “Observar
comportamentos alinhados à cultura estabelecida, além de buscar colaboradores
com brilho nos olhos e sede de aprendizado são movimentos essenciais. No mundo
dos negócios, muitas vezes, a disposição para aprender supera o conhecimento
prévio”, relata.
O treinamento, por sua vez, vai além da transmissão
de habilidades técnicas. “É uma oportunidade de integrar os colaboradores à
cultura da empresa, proporcionando compreensão sobre o DNA organizacional. No
entanto, esse processo contínuo deve incluir tanto abordagens formais, quanto
informais, tornando o momento de aprendizado mais descontraído em alguns
casos”, pontua.
Transformando processos em
experiências memoráveis
De acordo com o especialista, o encantamento vai
além do simples atendimento. “Fidelizar clientes é importante, mas gerar
lealdade é ainda mais significativo. Avaliar constantemente, investir em
engajamento, transformar problemas em oportunidades, praticar a empatia e
estabelecer uma conexão emocional são os pilares fundamentais do processo de
encantamento”, revela.
Slivnik vê a Estratégia da Magia como um convite para que as empresas transcendam o ordinário e se destaquem na criação de experiências excepcionais. “Ao entender e valorizar as pessoas, estabelecer propósitos e cultivar uma cultura positiva, as organizações estão se aproximando dos clientes e pavimentando o caminho para o sucesso”, finaliza.
Alexandre Slivnik - reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando-FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA/USP. Palestrante e profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, Europa, África e Ásia, tendo feito especialização na Universidade de Harvard (Graduate School of Education - Boston/EUA).
Para mais informações, acesse o site oficial.
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