Pesquisar no Blog

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Chegou a hora: o seu filho - e você! - está preparado para o retorno às aulas?

 

A participação das crianças na organização do material
escolar fortalece o senso de responsabilidade
(Foto: Gabriel Schmidt/Electro Photo)

Confira dicas que podem ajudá-los no processo de retomada à rotina escolar


Se nós, adultos, demoramos um pouco para voltar à rotina após as férias, imagina uma criança ou um adolescente, que precisa lidar com a expectativa de reencontrar os amigos, conhecer os colegas e professores novos, mudar de escola, se adaptar ao novo horário, ao novo conteúdo…? O momento de transição requer atenção, principalmente para que seja leve, tranquilo e evite sobrecarga emocional aos estudantes.

A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Ipanema, de Porto Alegre/RS, Juliana Saldanha, ressalta que o papel dos pais no processo de retomada da rotina escolar é importantíssimo e que o diálogo entre a família e a escola é fundamental para que o estudante se sinta seguro durante a adaptação.

“Quando acontece uma troca de escola, a atenção precisa ser maior ainda. Uma dica que ajuda as crianças e os adolescentes na ambientação no novo colégio é visitar os espaços antes do início das aulas. Outra sugestão é de que os estudantes novos tenham um momento em grupo, em separado, na escola com a professora, antes de se juntarem aos colegas que já fazem parte do grupo”, pontua Juliana. Ela sugere ainda a promoção de encontros entre as famílias dos novos alunos, gerando uma rede de acolhimento e trocas.

E se os estudantes que estão chegando precisam se preparar para o novo, os que já fazem parte da instituição, também. Trabalhar a empatia e a generosidade para com os recém-chegados são valores que podem - e devem - ser ensinados em casa.


Organização: do material escolar às emoções

Um movimento importante na preparação para a volta às aulas é deixar as crianças participarem da organização do material escolar. “Esse momento pode ser rico em interação e troca entre pais e filhos e pode auxiliar no diálogo entre eles. O adulto pode questionar sobre os medos da criança para o próximo ano letivo, as expectativas que o filho tem sobre os colegas, professores ou escola”, destaca a coordenadora pedagógica Juliana Saldanha, lembrando que os adultos precisam sempre acolher os sentimentos, nunca julgá-los.

A criança também pode ser incentivada a desenhar suas expectativas e medos, e a família pode criar estratégias, com base nos desenhos, para que o momento do retorno à escola seja tranquilo e sem pressão.

Quanto à organização da mochila, Juliana salienta que a participação do estudante nesse processo pode acontecer em qualquer faixa etária e durante o ano inteiro, “pois é ele quem irá entregar as tarefas de casa, o caderno ou qualquer outro material para os professores, e o envolvimento do aluno fortalece o seu senso de responsabilidade”.

No caso dos estudantes com mais autonomia, a coordenadora pedagógica do Colégio Marista Ipanema chama a atenção sobre a importância dos adultos continuarem participando da rotina de organização do material escolar durante todo o ano, para que as crianças e adolescentes se sintam apoiadas e entendam que a família é parte do seu processo de aprendizagem.


Foque no positivo!

A orientadora educacional da Educação Infantil e dos Anos Finais no Colégio Marista Rosário, Sílvia Crestani, reforça o compromisso dos pais, juntamente com a comunidade escolar, de propiciar um ambiente tranquilo para o retorno às aulas, sempre focando no positivo. “Todos precisam transmitir confiança aos estudantes, escutando sobre seus sentimentos e buscando falar de forma positiva sobre as mudanças que estão acontecendo em sua etapa escolar”, avalia ela.

Acreditar na potência das crianças e dos jovens, estar gentilmente ao lado deles, apoiá-los, fortalecer seus passos e acolher as diferentes emoções que surgem ao longo da caminhada são comportamentos igualmente importantes durante essa transição, destaca a educadora.

Estabelecer uma rotina de equilíbrio para o estudante, desde o início do ano escolar, também contribui para o seu desenvolvimento e sua saúde física e mental. “Embora estejamos retornando das férias, é o momento de fazermos acordos com as crianças e jovens sobre o tempo de lazer e de estudo, sobre a organização da rotina ao chegar da aula, o melhor momento de realizar as tarefas e temas. Manter essa rotina ao longo do ano dá segurança ao estudante, auxilia na qualidade de suas aprendizagens e no comprometimento do seu ofício de estudante, que vem sendo constituído ao longo de sua trajetória escolar”, explica a orientadora educacional.

Uma última dica de Sílvia Crestani é: divirta-se com os seus filhos! Em conjunto, vocês construirão uma linda trajetória escolar e uma parceria para a vida, reunindo excelentes lembranças.



Marista Brasil 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados