Pesquisar no Blog

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Carnaval e varizes: veja como proteger as pernas durante a folia

Se tem uma festa que é esperada é o Carnaval! O período de folia atrai milhões de foliões que lotam as ruas de várias cidades do país para curtir a folia. 

A festa é realizada na estação mais quente do ano, o verão. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para não ter nenhum contratempo com a saúde enquanto se diverte.

O cirurgião vascular Fábio Rocha explica que o calor contribui para o surgimento ou agravamento de problemas vasculares. As mulheres são as que mais sofrem com dores nas pernas nesse período, já que muitas usam salto alto e costumam dançar por várias horas. 

“No caso do salto alto, é preciso ter atenção, pois o uso prolongado anula a necessidade de contração da panturrilha, dificultando a circulação do sangue nos membros inferiores. Por isso, esse tipo de calçado deve ser usado com moderação”, explica. 

Ter um condicionamento físico, como o das passistas de escola de samba, ajuda para o uso do salto alto enquanto samba. Mas o exagero nunca é saudável. Sendo assim, evite ficar muitas horas em pé, pois isso contribui para que os sintomas apareçam, principalmente, nas pessoas que não têm um bom condicionamento físico. 

“A forma como nos vestimos também provoca impactos na saúde vascular. Roupas apertadas podem dificultar a circulação sanguínea, por isso, dê preferência para peças mais largas”, explica o médico.

 

Então, qual o calçado mais indicado? 

O tênis é o calçado mais indicado para curtir os blocos de carnaval, diz o médico. “Caso opte por usar salto alto, dê preferência para calçados que não tenham bico fino”, explica Fábio Rocha. 

Outro ponto importante é manter a hidratação. “Beba muita água e tenha uma dieta mais leve nos dias de folia. Reponha sais minerais bebendo água de coco ou comendo banana, por exemplo. Eles ajudam a prevenir cãibras, dores nas pernas e inchaço. ”, orienta o médico. 

Alguns alimentos têm propriedades vasodilatadoras. Alguns exemplos são: pimenta, gengibre, beterraba, nozes e castanhas, abacaxi e açafrão. Procure incluí-los nas suas refeições, diz Fábio Rocha. 

Ingerir muita bebida alcoólica também prejudica a circulação. Sendo assim, beba com moderação. 

Por fim, durma bem e descanse entre um dia e outro de festa. Procure elevar as pernas quando estiver deitado. A prática ajuda o sangue a voltar de maneira adequada ao coração e fortalece a circulação.

 

Dr. Fábio Rocha - angiologista e cirurgião vascular.Formado em medicina, em 2002, na USP (Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto), posteriormente, fez a residência médica em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Em 2005, ingressou na especialidade que exerce até hoje: angiologia e cirurgia vascular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados