Procura por
material escolar movimenta o comércio e impacta diversos nichos de empresas
Os donos de pequenos negócios devem ficar atentos
às oportunidades neste começo de ano. O período que antecede a volta às aulas
movimenta o comércio e impacta diretamente o segmento da educação, mas também
nichos de diferentes setores, como micro e pequenas empresas do ramo de
livrarias, papelarias, malharias, calçados, vestuários e acessórios, bem como
lojas de artigos esportivos e de informática.
Quem já empreende ou tem interesse em ser dono do
próprio negócio precisa entender o cenário, conhecer o comportamento do
consumidor e não se limitar em apenas aumentar as vendas. O momento também é
favorável para abertura ou expansão dos negócios, criação de novos canais de
atendimento e relacionamento com os clientes, fechamento de parcerias, entre
outras possibilidades.
No caso da procura pelo material escolar, não há
dúvida de que a expectativa dos pais e dos responsáveis é economizar. Para
isso, eles gostam de “pechinchar”, fazer pesquisa de preços em lojas físicas e
on-line para encontrar o melhor custo/benefício. Também é muito comum a procura
por livros usados em boas condições de uso em lojas especializadas.
Em Brasília, o Sebinho é o maior estabelecimento de
livros usados da capital federal, com 38 anos no mercado. A proprietária Cida
Caldas conta que nesta época do ano o movimento no local começa a crescer
devido à demanda da volta às aulas. Para se preparar, ela contrata mais
funcionários para ajudar no atendimento que segue alto até fevereiro.
“Muitos pais já nos procuram quando os filhos
entram de férias no final de novembro. Alguns querem vender os livros que não
serão mais usados e outros já fazem pedidos e reservas de exemplares literários
bem concorridos,” explica.
Com um acervo com mais 90 mil livros, o Sebinho é
referência na capital federal e atende pedidos do Brasil inteiro. Segundo Cida,
além de oferecer economia para o bolso dos apaixonados pela leitura, o local
também oferece uma cafeteria e bistrô que agregam valor ao estabelecimento. “No
Brasil, o preço de livros ainda é muito alto e esse período favorece nosso
negócio. Temos um aumento significativo nas vendas que chegam a aumentar até
70%”, frisa.
Confira abaixo cinco dicas para ter maior vantagem
competitiva e aumentar seu faturamento no período:
1. Avalie seu estoque
Em qualquer segmento, as tendências ditam as
regras. Todo ano são apresentadas novidades de artigos com temas de filmes,
séries, desenhos, jogos de computador que influenciam o desejo de compra de
crianças e adolescentes. São mochilas, lancheiras, garrafas térmicas, cadernos,
entre outros itens que serão comercializados nas lojas. Por isso, é fundamental
avaliar se o estoque atende às necessidades básicas dos consumidores, mas
também se traz novas opções para quem pode gastar um pouquinho mais.
2. Compras compartilhadas
As compras coletivas atraem muitos pais e
responsáveis na volta às aulas. Oferecer descontos e promover promoções
especiais para grupos de pais nas redes sociais pode gerar novos clientes e
resultados melhores nas vendas.
3. Treine seus vendedores
Um atendimento adequado pode gerar até 40% a mais
na lucratividade nas vendas, além de gerar impacto positivo na reputação do seu
negócio. Prepare seu time para atender à demanda, sensibilizando-os para a
importância de auxiliar o cliente no encontro dos produtos do seu interesse,
indicando opções favoritas, substitutos e marcas secundárias.
4. Ofereça diferentes opções
de pagamento
Com a alta dos artigos escolares e os gastos do
início do ano, os pais e responsáveis querem bom preço e facilidade de
pagamento. É fundamental oferecer variedade de produtos e preços, bem como
pagamento facilitado, com parcelamentos, inclusive com descontos para pagamento
no PIX ou até mesmo opções de cashback.
5. Invista em kits escolares
Preparar kits escolares é uma boa ideia para
agradar diferentes perfis de clientes. Montar kits mais básicos ou mais
elaborados, de acordo ao perfil da instituição de ensino, idade da criança ou
adolescente, facilitará a compra, seja na rapidez em encontrar todos os produtos
de uma única vez, como também em encontrar preços acessíveis.
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