Você faz todos os seus exames de saúde periodicamente, ou apenas os procuram quando estão com alguma dor ou sintoma preocupante? Com rotinas corridas e agitadas, é difícil que muitos mantenham esse acompanhamento em dia e acabem se descuidando deste aspecto – o que exige das instituições do setor um olhar mais atento sobre este aspecto.
Muito além de questões financeiras, investir no
marketing para a área da saúde é uma estratégia fundamental para relembrar seus
pacientes das consultas a serem feitas, medicações a serem tomadas,
conscientizando sobre importância de manterem essa investigação no tempo devido
e, com isso, não só criar uma imagem positiva sobre sua marca, como também
fortalecer um relacionamento mais humano entre as partes, atraindo e retendo
cada vez mais pessoas.
A verdade sobre esta realidade no país, até hoje, é
preocupante. Dados do IBGE constataram que mais de 70% dos brasileiros não
procuram médicos para realizar exames preventivos de rotina, além de 55% que
ignoram os sintomas antes de procurar a orientação destes profissionais. Mesmo
diante de campanhas
de saúde mensais contra doenças severas e a importância de realizarem essas
avaliações, essa tamanha resistência ainda é fortemente vista na população, o
que pode gerar danos graves para sua qualidade de vida.
Existem diversas maneiras de reverter este cenário,
as quais devem focar, indiscutivelmente, em estratégias pautadas em assegurar
um contato recorrente com os pacientes com base em seu histórico de
atendimento. É dever das clínicas e demais instituições de saúde criar um fluxo
conversacional antecipadamente com seus usuários, não apenas reforçando a
importância de manterem seus exames em dia, como sempre os relembrando de seu
vencimento para que possam agendá-los previamente.
Esta busca proativa por parte das empresas do setor
ainda é um tema trivial de ser observado no mercado, onde muitas ainda
demonstram uma postura mais reativa sobre este tema. Por isso, aquelas que já
compreenderem essa importância e adotarem um comportamento mais ativo neste
contato irão adquirir uma imagem muito mais positiva no mercado, assim como
elevar as chances de atraírem e reterem cada vez mais pacientes graças à essa
demonstração de cuidado com suas saúdes.
Com as informações dos pacientes reunidas nos
sistemas internos, é possível verificar o histórico de cada um no que diz
respeito a tratamentos realizados, doenças existentes ou qualquer outro
problema de saúde diagnosticado que precise de uma maior atenção. Assim, a
comunicação adotada deve ser a mais empática e humanizada possível,
relembrando-o destes exames precisos e, até mesmo, já dispondo de opções de
agendamento.
Mesmo aqueles que não apresentem qualquer sintoma
preocupante, a mesma rotina de lembrete precisa ser assegurada, entrando em
contato antecipadamente informando da importância de agendarem seus exames de
rotina como precaução para qualquer problema de saúde que possa afetá-los.
Existem muitos canais robustos e completos para que
haja esse fluxo conversacional com êxito – desde os de texto como SMS, RCS,
WhatsApp ou e-mail, até os mecanismos de voz, os quais costumam ser mais
aceitos entre o público mais sênior. A escolha do meio dependerá de uma análise
sobre o perfil de seus pacientes e, acima de tudo, o mesmo estudo de histórico
de comunicação, identificando por quais lugares sua marca já se comunicou com a
pessoa e em qual deles houve uma maior preferência e satisfação.
Lidar com possíveis problemas de saúde é um assunto
extremamente delicado de ser tratado. Por isso, muito além de possibilitar uma
relação entre médico e paciente, uma boa estratégia de marketing cria um laço
mais humanizado entre diferentes CPFs, desde que a instituição não peque na
excessividade ou em um tom de cobrança nas mensagens.
Com este olhar mais atencioso sobre o marketing na
saúde, podemos ter cada vez mais pacientes em dia com seus exames e conscientes
sobre esse monitoramento frequente. Uma atitude mais proativa e preocupada com
o próximo que, com certeza, dará maior credibilidade à instituição e destaque
para seu crescimento no ramo.
Pedro Leonel - Customer Success Manager na Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.
Pontaltech
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